O Que Você Procura ?

gengiva inflamada

Gengiva inflamada, tudo o que você precisa saber sobre ela!

dentista2

Gengiva inflamada ou Gengivite pode parecer algo que você não conhecia, porém, é mais comum do que você imagina e talvez nem sabia. Por isso, neste texto trouxemos algumas informações para eliminar de vez suas dúvidas sobre este assunto.

Para ajudar na compreensão e entendimento desse tema, estaremos utilizando os termos gengiva inflamada ou Gengivite. Uma ótima leitura e vamos lá!

Causas da inflamação da gengiva

Você pode não saber, mas a gengivite é mais comum entre a população do que você pode imaginar.

Ela pode ocorrer pela acumulação da placa bacteriana (aqueles restos de alimentos que podem ficar nos dentes após as refeições), e bactérias, originando assim as gengivas inflamadas, criando o incômodo sangramento das gengivas.

Além desses fatores, estão ligados a gengiva inflamada causas como:

  • Ferimento por algum alimento (casca de pão, espinho de peixe, casca de pipoca);
  • Queimaduras por alimentos muito quentes;
  • Atrito de próteses mal adaptadas, aparelho ortodôntico;
  • Excesso de ‘’carga’’ na mordida de determinado dente;
  • Cigarro e
  • Diminuição do fluxo de saliva.

Principais sintomas da gengiva inflamada

Por ser comum entre a população, seus sintomas podem passar desapercebidos, porém, alguns sinais te ajudam a perceber o problema de forma mais rápida, por exemplo:

  • Gengiva avermelhada inchada e/ou dolorida;
  • Sangramento na gengiva ao escovar os dentes ou ao passar o fio dental;
  • Mau hálito e,
  • Tecido gengival que não adere ao dente e que pode estar sofrendo retração.

Ao identificar quaisquer um desses sintomas, procure um profissional para te diagnosticar da melhor forma possível e saber qual caso é o seu, ok?!

Os estágios da gengivite:

A gengiva inflamada faz parte das doenças periodontais, que são doenças que afetam desde a gengiva até o osso que envolve e suporta o seu dente.

Elas possuem três estágios que variam do menos ao mais grave, sendo elas: a gengivite, a periodontite e a periodontite avançada.

Em alguns casos, a gengivite pode chegar a um estado crônico (que pode levar mais tempo), que chamamos de gengivite crônica.

dentista1

Nela temos sintomas como o endurecimento das gengivas, edema (gengiva inchada), sangramento, halitose, mudanças ou deformações no contorno do tecido gengival, e ainda aumento de fluido gengival (líquido proveniente das gengivas).

Diferente da inflamação na gengiva, a gengivite crônica afeta a gengiva papilar e marginal.

Esse tipo de gengiva inflamada é frequentemente em crianças em idade escolar (gengivite infantil), por cauda de não saberem escovar os dentes de maneira correta, entre outros cuidados que precisa ter com a higiene bucal.

Mas não pense que ela fica só nos pequenos, muitos adultos podem ter gengivite crônica, resultante de fatores como uso de tabaco e o estresse.

É importante lembrar que quando não se trata a gengivite, ela pode ocasionar também a perda dos dentes.

Tem remédio para a gengiva inflamada?

Hoje em dia é comum acharmos na internet soluções práticas que trarão resultados mais fáceis, porém, é preciso ter atenção nestes casos.

Como é o caso da indicação do bochecho com a água oxigenada, famosa por suas propriedades antissépticas.

Ela pode causar alívio na gengivite. Porém, feito de forma incorreta, com dosagens desadequadas podem agravar ainda mais o problema.

Por isso, busque evitar soluções que “caem do céu” na internet. Opte por procurar um profissional especializado que irá fazer o devido diagnóstico.

Diagnóstico e tratamento da gengivite

O profissional responsável pela sua saúde bucal, vai procurar por acúmulos de placas e depósitos de tártaro nos dentes, a partir disso, vai avaliar a situação das suas gengivas.

A partir do diagnóstico preciso, vamos para o tratamento de gengivite, que tem como objetivo, eliminar as causas da inflamação, revertendo os sintomas da inflamação e impedindo que ela progrida para algum problema mais grave.

É aconselhado que o melhor tratamento é ter uma união de forças entre os profissionais da saúde e os cuidados de cada paciente, de modo que juntos consigam acabar com os sintomas da gengivite.

gengiva inflamada

Pode ficar tranquilo que geralmente o tratamento para esses casos é eficaz. Lembrando que tratado desde o início, o problema da gengivite, pode ser resolvido no próprio consultório médico.

Mas lembre-se, para melhor resultado do tratamento, é preciso que você também mantenha boas práticas de higiene bucal em sua casa, para evitar que a inflamação retorne.

Dentre as especificações para o tratamento da gengiva inflamada, caso você queira fazer sua parte da melhor forma possível, pode se fazer as seguintes perguntas para o profissional responsável, como:

  • Qual o melhor tratamento para gengivite;
  • Quais cuidados deve ter em casa para manter seus dentes e gengivas saudáveis;
  • Qual tipo de escova de dente que ele recomenda e
  • Entre outros.

Tudo isso, irá te ajudar a seguir uma higiene apropriada e claro, seus dentes agradecem.

Como prevenir a inflamação da gengiva?

Agora que já sabe o suficiente sobre a gengivite, você pode preveni-la com alguns cuidados básicos, como escovar bem os dentes três vezes ao dia e passar fio dental todos os dias antes de dormir.

Além disso, escolher um enxaguante bucal antimicrobiano que também ajuda a ter uma boa higiene bucal e a eliminar a placa bacteriana (que origina a gengiva inflamada) antes dela endurecer e formar o tártaro

Calma que ainda não acabou, mas saia que falamos isso tudo porque nos importamos com você. Por isso, além de manter os dentes limpos, é aconselhável evitar o tabaco e buscar seguir uma dieta saudável.

E por último, mas não menos importante, consultar o dentista a cada seis meses ou quando sentir algum tipo sintoma.

Agora que já sabe sobre as causas, sintomas e tratamentos a respeito da gengiva inflamada, por que você não aproveita para manter sua boca saudável?

Agende sua avaliação gratuita conosco aqui!

E claro, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!