O Que Você Procura ?

fita de clareamento dental

Fita de clareamento dental: como funciona e como utilizar

dentista2

A fita de clareamento dental é uma variação do tratamento de clareamento dental que pode ser realizado em casa e não exige acompanhamento nem indicação de um dentista para ser adquirida.

O clareamento dos dentes é procurado com o objetivo de se obter o sorriso perfeito, visto que um sorriso perfeito é composto por dentes alinhados e brancos.

Portanto, esse é o motivo pelo qual este é um tratamento tão procurado. Além disso, ele também garante um aumento na autoestima do paciente, por clarear os dentes e dessa maneira oferecer mais segurança ao sorrir.

Desse modo, no post abaixo vamos esclarecer suas dúvidas a respeito desse método de clareamento e se ele realmente funciona:

O que é clareamento dental?

Tendo em vista o objetivo de oferecer às pessoas a oportunidade de clarear seus dentes, foram desenvolvidos tratamentos que conseguem oferecer o branqueamento dentário.

Dessa forma, a partir desses procedimentos, os pacientes conseguem resolver problemas estéticos relacionados aos dentes escurecidos ou manchados.

Geralmente, os procedimentos de clareamento dental são realizados a partir da utilização de produtos abrasivos. Essas substâncias são responsáveis por quebrar as moléculas escurecidas nos dentes em partes menores promovendo o clareamento dental.

Ele pode ser feito de maneira externa para limpar as manchas e remover o escurecimento do esmalte dentário, ou de maneira interna para limpar manchas no interior do dente que passaram por procedimentos endodônticos.

Para que serve?

Assim como foi dito acima, o clareamento dental é uma forma de promover a brancura dos dentes. Dessa maneira, ele consegue garantir um aumento na autoestima do paciente.

dentista1

Esse ganho na autoestima é originado da remoção de manchas e clareamento promovido por este procedimento, pois dessa maneira, o paciente reganha a confiança de sorrir. 

Com isso é possível concluir que o clareamento de dente é um tratamento que possui fins puramente estéticos, visto que não oferece nenhum benefício além do branqueamento dos dentes.

O que é a fita de clareamento dental?

É uma das possíveis maneiras de se realizar o clareamento dental de forma caseira, o que significa que pode ser feito sem que o paciente precise sair do conforto de sua casa.

Além disso, esse tratamento pode ser realizado sem a necessidade de ser indicado ou acompanhado por um dentista, o que o torna ainda mais confortável para o paciente.

Ela se trata de uma das formas de clareamento dental menos invasivas disponíveis no mercado atual. Além disso, a fita de clareamento pode ser encontrada em farmácias e também possui um preço bem acessível.

A fita de clareamento dental se trata de uma fita aderente que normalmente é vendida em conjunto, numa caixa onde vêm várias.

Essas fitas possuem uma certa porcentagem de peróxido de hidrogênio, que é um componente abrasivo, e é a substância responsável pelo clareamento.

fita clareadora dental

Como a fita dental clareadora funciona?

A fita de clareamento dental é confeccionada de maneira que ela se fixe nos dentes durante o período de uso enquanto age realizando o clareamento.

Elas vêm em uma embalagem com 14 unidades, sendo que utilizam-se duas por vez, uma na arcada superior e uma na inferior.

Sua aplicação é feita utilizando as próprias mãos, posicionando-as nos dentes frontais de modo que não entrem em contato nem com a gengiva nem com o palato.

Pois o peróxido é uma substância corrosiva, e caso entre em contato com os tecidos moles da boca podem causar queimaduras.

A fita de clareamento dental deve ser mantida sobre os dentes por um período de 30 minutos. Pois é o tempo necessário para que o peróxido de hidrogênio presente nela reaja completamente.

Desse modo, mantê-la sobre os dentes por um período maior que o recomendado não mudará nada, visto que as reações químicas do abrasante já ocorreram.

Como utilizar a fita clareadora dental?

A fita clareadora dental é utilizada nos dentes frontais, dessa maneira para usá-la, o paciente deve posicioná-la sobre os dentes de modo que não haja o contato dela com as gengivas ou o palato.

Após posicionadas, deve-se esperar um período de 30 minutos, que é o tempo necessário para que o peróxido aja. Durante esse tempo é importante que o paciente evite movimentar a língua para que a fita não se desloque a acabe tocando a gengiva.

Quais cuidados devemos tomar?

A fita de clareamento dental não deve ser utilizada quando o paciente apresenta sintomas de sensibilidade, pois eles podem ser agravados com seu uso.

Usuários de aparelho também não devem utilizá-las já que o aparelho impede que elas toquem os dentes. Portadores de doenças periodontais ou gengivite também impedem seu uso.

Além disso, é extremamente importante tomar cuidado com as gengivas e o palato durante seu uso, visto que ele pode provocar queimaduras nessas regiões. É recomendado evitar seu uso por conta própria, visto que o dentista pode orientar melhor quanto ao seu uso.

Caso após iniciar seu uso perceba qualquer tipo de queimadura ou ferida na boca, ou sinta sensibilidade extrema deve-se interromper o uso imediatamente e procurar ajuda profissional.

Outros métodos de clareamento

Além da fita de clareamento dental, existem outros métodos que promovem o clareamento dentário, sendo que alguns também são métodos caseiros.

Dessa maneira, os outros métodos de clareamento são:

Clareamento dental a laser

Também conhecido como clareamento dental em consultório, o clareamento dental a laser é uma das variações do procedimento que possui um preço mais elevado, pois conta com a utilização de uma luz UV para a ativação do produto clareador.

Assim como na fita clareadora, ele também utiliza o peróxido de hidrogênio como agente abrasante para realizar o clareamento, porém em maior quantidade.

Ele também é realizado em sessões semanais e normalmente é completo em até 4 sessões ou até que o paciente atinja a tonalidade desejada.

Por se tratar de um produto com alta concentração de peróxido de hidrogênio, é necessário proteger bem os tecidos moles da boca para evitar queimaduras neles.

Para atingir o objetivo de modo mais rápido, pode ser feito junto do tratamento com moldeira.

Clareamento dental caseiro com moldeira

Apesar de ser chamado de clareamento caseiro, ele deve ser indicado e acompanhado por um dentista, portanto seu nome se dá pelo fato de a aplicação do produto ser aplicado em casa.

Assim como os outros modos de clareamento, ele também possui uma concentração de peróxido de hidrogênio. Ela pode causar feridas quando em contato com as gengivas ou lábios. Portanto, é importante ter cuidado durante o processo.

Para a realização desse tratamento, o dentista dá ao paciente uma moldeira, juntamente com o produto e uma seringa que é utilizada para encher a moldeira com o produto.

Após encher a moldeira com a quantidade de produto recomendada pelo dentista, deve-se encaixá-la nos dentes e mantê-la pelo período de tempo indicado.

Esse processo é feito diariamente até o paciente atingir a tonalidade desejada. É importante ressaltar que não se deve deixar o produto por mais tempo que o indicado.

Visitas regulares ao dentista

As visitas periódicas ao consultório odontológico são determinantes para a manutenção da saúde bucal em dia. Assim como acompanhar e verificar os resultados da fita de clareamento dental.

É por meio da ida a clínica odontológica OralDents que se é capaz de detectar os problemas relacionados à zona bucal em sua fase inicial, fazendo com que seja maior a probabilidade de sucesso de tratamento.

Além disso, é por meio dessas idas que são realizados os procedimentos regulares, tal como a limpeza profissional, que deve ser feita de 6 meses a 6 meses.

Logo, é por meio das visitas regulares ao dentista, de uma boa alimentação e higiene bucal, que se consegue um sorriso mais bonito e uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!