Fístula na boca: conheça o que é e o que pode causar?
A fístula é um canal, entre duas estruturas que naturalmente não estão conectadas, por exemplo, um vaso sanguíneo que se liga a uma artéria ou um órgão se liga a outro órgão. Elas podem surgir em qualquer região do corpo, com diferentes nomes e podem ser consequências de uma lesão, como uma doença ou um abscesso, por exemplo.
A fístula dental, também conhecida como fístula odontogênica, pode aparecer na boca como uma tentativa do organismo de combater uma infecção, o que significa que se há a presença de fístulas na boca, é porque o seu organismo não conseguiu combater a infecção, fazendo com que surjam pequenas bolhas de pus no interior da boca ou na gengiva.
Para evitar maiores complicações, mesmo não causando sintomas, o que causou a fístula precisa ser identificada pelo especialista para que a melhor indicação de tratamento aconteça.
Aqui você vai encontrar:
O que são as fístulas dentárias?
Como dito anteriormente, quando há o surgimento de fístulas na gengiva, é porque seu corpo não conseguiu conter uma infecção, fazendo com que aconteça a aparição de bolas de pus na gengiva.
Quando isso acontece, costuma ocorrer um inchaço no local afetado pelas fístulas. Entretanto, em alguns casos esse inchaço provoca uma pressão e atinge outras áreas da boca, criando uma espécie de “caminho” entre a infecção e a gengiva.
A fístula odontogênica também varia de tamanho, intensidade e qual a proporção da dor. Procurar um especialista imediatamente, evita que o sofrimento se prolongue e também impede que ocorra complicações.
Quais são as causas?
Uma vez que acontece a entrada de bactérias na polpa dental, pode haver ocorrência de traumas e cáries que facilitem o processo de necrose da polpa, causando assim uma infecção, provocando a criação da fístula dental.
O aparecimento das fístulas não se restringem somente ao interior da boca, elas também podem surgir no rosto, que podem ter relação com a saliva contaminada.
Não é somente cáries e inflamações na boca que podem provocar o surgimento das fístulas dentárias, qualquer infecção no corpo, pode resultar em uma fístula odontogênica.
Alguns dos sintomas para se atentar e procurar um especialista o quanto antes são:
- Gengiva sensível e vermelha;
- Acumulação de pus;
- Por ser uma inflamação, o indivíduo pode ter febre.
Como o diagnóstico é realizado?
Assim que identificado os sintomas citados anteriormente, é importante procurar um dentista urgentemente, para que qualquer problema que tenha surgido, seja resolvido o mais rápido possível.
O dentista poderá identificar a causa das fístulas e indicar o melhor tratamento para eliminá-las.
O profissional pode solicitar um raio-x, para se certificar que se tratam de fístulas ou se é algum outro problema. Por ser uma infecção, com a imunidade comprometida, pode haver o surgimento de outras doenças, ao mesmo tempo que as fístulas estão presentes no seu organismo.
Qual o tratamento para a fístula dental?
O profissional irá indicar o tratamento adequado para cada situação. O tratamento pode ser realizado com o uso de antibióticos e anti-inflamatórios, a quantidade de dias de tratamento irá depender da intensidade da infecção e caso haja muita dor, o dentista pode prescrever algum analgésico para aliviar o desconforto.
Durante o tratamento, é de extrema importância continuar com a higienização bucal correta e em dia, escovando os dentes, utilizando enxaguante bucal e utilizando fio dental, prevenindo que novas infecções apareçam.
Utilize uma escova que te ajude a prevenir doenças
Ao escolher a sua escova de dentes, opte por aquelas que te auxiliem a alcançar áreas mais difíceis, que removem placas e manchas superficiais que atrapalham o sorriso.
Uma escovação feita com movimentos circulares e sem pressa, é uma boa escovação.
Ter boa higienização bucal é capaz de prevenir inúmeras doenças na boca.
Formas de prevenção
Como pudemos ver, a melhor maneira de evitar futuros problemas bucais é a prevenção. Sendo assim, temos algumas dicas para evitar futuras fístulas dentárias:
Enxágue com água e sal
É um tratamento bom e eficaz, que também é bem simples, utilizando somente a água e o sal. Esse tratamento está entre os mais indicados quando há algum problema na gengiva e ela se encontra avermelhada, por sua simplicidade e ausência de agentes químicos que possam ser ruins em excesso, que esta forma de prevenção pode ser feita mais vezes ao dia.
Basicamente, para realiza-lo, basta colocar meia colher (de chá) de sal em um recipiente com aproximadamente 230 ml de água. Enxaguar a boca esse líquido auxilia a drenar o pus, diminuindo e aliviando a pressão.
Higiene bucal
Como citado anteriormente, a higienização dos dentes deve ser sempre feita da forma mais cuidadosa e com bastante atenção. Entretanto, por causa da negligência de muita gente, a má higiene bucal se transforma na maior causadora de problemas dentários.
Por isso, sempre ao escovar os dentes, não se esqueça:
- Usar uma escova de dentes adequada;
- Escovar os dentes, no mínimo, três vezes ao dia;
- Higienizar e escovar a língua, você pode usar o limpador de língua para potencializar a higiene da sua boca;
- Usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia;
- Fazer o uso frequente de enxaguante bucal.
Entender que esse cuidado não serve apenas para combater ou prevenir a fístula dental, é o primeiro passo para uma vida bucal saudável. Precisa ser diário, afinal, também é uma forma de prevenir outros inúmeros problemas bucais.
Visitas regulares ao dentista
É pelas visitas regulares ao dentista que é possível identificar e tratar a fístula dental eficiência e sem complicações.
Além disso, em caso de tártaro, cáries e doenças periodontais, é somente em consultório odontológico que se é possível tratar essas e outras causas.
É por meio das visitas periódicas ao dentista que procedimentos como a profilaxia (limpeza profissional) podem ser feitos, mantendo a zona bucal limpa e livre de complicações.
Por fim, pela avaliação do dentista podem ser feitas observações e indicações para que a saburra não venha ser mais um problema.
O indicado é que as visitas regulares ao dentista ocorram ao menos 2 vezes ao ano (de 6 em 6 meses).
Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(0 comentário)