O Que Você Procura ?

fio dental sai com mau cheiro

Por que o fio dental sai com mau cheiro após o uso?

dentista2

O fio dental é um acessório utilizado para complementar a higiene bucal, portanto não é normal quando o fio dental sai com mau cheiro.

Por ser utilizado para a limpeza dos dentes é de se esperar que ele saia sujo e com um cheiro não muito bom.

Porém, esse odor após utilizá-lo, apesar de comum, pode significar que há algo de errado com sua higiene e saúde bucal.

Então confira aqui para que serve, como utilizar e porque o fio dental sai com mau cheiro.

Para que serve fio dental?

O fio dental é um acessório utilizado durante a higienização bucal para limpar os locais onde a escova não alcança.

É bastante natural que ele saia sujo, o que acaba fazendo que ele também saia com mau cheiro.

Portanto, o fio dental é fundamental para a manutenção de uma boa higiene bucal, visto que ele consegue complementar a limpeza feita pela escova de dentes convencional.

Desse modo, sua principal função é remover placas e resíduos presos entre os dentes e próximo à gengiva.

Assim, o fio dental juntamente com a escova, ele é capaz de promover uma higienização bucal ideal, visto que os dois se complementam.

dentista1

Como utilizar fio dental?

Assim como o nome sugere, o fio dental é uma espécie de fio higiênico que serve para limpar o espaço entre os dentes.

Para utilizá-lo corretamente é necessário utilizar mais ou menos 40 centímetros, na qual grande parte fica enrolada nos dedos.

O movimento consiste em utilizar os dedos indicadores para inserir o fio entre os dentes, após inserí-lo é necessário realizar movimentos para cima e para baixo para realizar a limpeza.

Após retirá-lo, enrole o pedaço utilizado no dedo com menos fio e desenrole mais um pedaço inutilizado e repita o processo.

É recomendado atentar-se ao fato de que o fio dental deve ser utilizado antes da escovação, para que a escova remova qualquer partícula que possa ter se desprendido e agarrado do dente.

Cuidados ao utilizar o fio dental

O uso do fio dental é bastante importante para completar a limpeza bucal, porém seu uso quando feito de mau jeito pode gerar problemas, como:

  • Retração gengival e feridas na gengiva quando utilizamos força em excesso durante seu uso;
  • Empurrar as bactérias mais para dentro da gengiva a partir do movimento para trás e para frente feito durante seu uso;
  • Danos causados aos dentes, o que acontece quando tentamos substituir o fio por outro objetos como palito dental e afins;
  • Deixar resíduos soltos sobre os dentes por utilizar o fio dental após a escovação.

Fio dental para quem usa aparelho

O aparelho fixo, assim como a contenção fixa, são aparelhos que muitas vezes podem acabar interferindo na utilização do fio dental.

Por isso foram feitos acessórios que visam auxiliar a passagem do fio dental como o passa fio em formato de agulha e em formato de forquilha.

Portanto, para utilizar o fio dental enquanto usa-se o aparelho ortodôntico é recomendado utilizar um dos dois modelos de passa fio.

Isso é recomendado pois eles servem para facilitar o uso, o que acontece de maneira diferente nos dois modelos. Eles auxiliam como:

  • Agulha passa fio, elas possuem o formato de uma agulha e auxiliam a inserir o fio entre os dentes e o fio ortodôntico;
  • Modelo forquilha, esse modelo possui duas pontas e um espaço no meio, no qual as pontas prendem o fio dental e o meio é um espaço feito para não atrapalhar o uso.

dente com mau cheiro ao passar fio dental

Dente com mau cheiro ao passar fio dental

Utilizamos o fio dental para limpar o espaço entre os dentes onde a escova não alcança, portanto é comum que ele saia sujo.

Porém, quando o fio dental sai com mau cheiro pode significar que há algo errado com a saúde bucal.

Apesar de a placa dental e as partículas contribuírem para o mau cheiro, não é comum que ele seja muito forte.

Caso o fio dental saia com o cheiro muito forte, é recomendado procurar um dentista, visto que geralmente esse mau cheiro está associado ao tártaro e a placa.

É bastante comum esses problemas causarem, além do fio dental sair com mau cheiro, o mau hálito da boca no geral.

Além disso, se sua gengiva sangra com facilidade ao utilizar o fio dental, pode significar a presença de algum tipo de gengivite, portanto deve ser tratada o mais rápido possível.

Em qualquer uma das situações é recomendado buscar ajuda de um dentista para que ele possa tratar esses problemas e evitar complicações.

Como evitar que o fio dental saia com mau cheiro?

Geralmente as causas desse problemas estão associadas a halitose, portanto seus cuidados são os mesmos que os cuidados para o mau hálito, que são:

  • Evite ficar muito tempo sem comer;
  • Escove bem os dentes e a língua regularmente;
  • Utilize o fio dental da maneira correta;
  • Beba bastante água.

Com esses cuidados é possível evitar o fio dental que sai com mau cheiro, visto que não haverá mais espaço para a halitose.

Porém, caso o mau cheiro tanto da boca quanto do fio dental persista, é recomendado procurar ajuda profissional para corrigí-la.

Visitas regulares ao dentista

A partir das visitas regulares ao dentista o paciente pode obter orientações a respeito do uso do fio dental, além de poder acompanhar porque o fio dental sai com mau cheiro.

Além disso, ao notar o mau cheiro muito forte, ele pode iniciar o tratamento de acordo com a necessidade do paciente, livrando-o desse problema.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas de saúde bucal e alinhamento dentário em seu início.

Dessa maneira é possível resolvê-los antes que se tornem problemas graves e complicados de se tratar.

Também é por meio delas que é possível realizar procedimentos como a profilaxia, que é a limpeza profissional e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!