Feridinha no canto da boca: o que pode ser?
A feridinha no canto da boca, se caracteriza por um machucado localizado no canto da boca e pode ter diversas razões.
Ela pode surgir nos dois lados da boca simultaneamente, causando sintomas como vermelhidão, dor e até mesmo descamação.
Aqui você vai encontrar:
O que é a feridinha no canto da boca?
Geralmente, as feridinhas no canto da boca são provocadas pela famosa boqueira, que possui o nome técnico de queilite angular, podendo causar bastante dor.
Esse problema costuma ser mais frequente durante o inverno, pois é uma época em que o ar fica muito seco, com pouca umidade. Com sintomas de inflamação, podendo agravar com o contato e proliferação de fungos e bactérias, caso não seja cuidado rapidamente.
É uma condição muito comum e facilmente identificável, por causa da ferida e a inflamação nos lábios. Se não for tratada de forma correta, pode se tornar uma condição crônica.
A boqueira pode atingir qualquer faixa etária, mas é mais comum em crianças e idosos.
O que causa a feridinha no canto da boca?
Muitas situações podem provocar o surgimento das feridinhas no canto da boca, as mais comuns estão relacionadas ao uso de aparelhos odontológicos ou a dentaduras.
Isso ocorre porque esses objetos provocam o acúmulo de saliva no canto da boca, o que é um fator que facilita as lesões na pele, a formação de rachaduras e consequentemente, a contaminação por microrganismos.
Algumas das situações que facilitam o acúmulo de saliva no canto da boca, são os traumas ou infecções da pele ao redor da boca.
Os principais motivos para o surgimento da queilite angular são:
- Consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar, que favorece o crescimento do fungo cândida;
- Lábios ressecados, que favorecem o aparecimento de feridas;
- Processo natural do envelhecimento, favorecendo o acúmulo de saliva nesta região;
- Uso de dentaduras mal adaptadas;
- Uso de corticoides inalatórios, que favorece o crescimento de germes na cavidade oral;
- Ausência de dentes, provocando efeito semelhante ao envelhecimento;
- Uso de aparelhos odontológicos;
- Candidíase na boca;
- Alergia à pasta de dente ou a outros produtos dentários;
- Problemas de pele que causem lesão ao redor da boca, como dermatite atópica, psoríase ou dermatite seborreica;
- Uso de drogas que ressecam a boca, como isotretinoína;
- Compulsão por lamber os lábios, mantendo-os sempre úmidos e expostos a germes da boca;
- Má higiene oral.
Pessoas que por algum motivo estão com o sistema imune comprometido, seja pelo uso de drogas ou por alguma doença imunossupressoras, possuem um risco maior de desenvolverem a boqueira.
Não é muito comum, mas a boqueira pode surgir também em pessoas que estão com ausências de vitaminas no corpo, como ferritina baixa, pouca vitamina B e a diminuição do ácido fólico.
Sintomas
Os principais sintomas da boqueira, além da feridinha no canto da boca, são:
- Aumento da sensibilidade nos cantos da boca;
- Vermelhidão no canto da boca, presença de uma crosta dura e pequenas rachaduras no canto da boca;
- Ardência;
- Dor para abrir a boca, especialmente na hora de falar e comer;
- Pele seca;
- Presença de desconforto e sensibilidade ao ingerir alimentos condimentados, ácidos ou muito doces.
A boqueira pode aparecer como uma ferida, mas pode surgir também como uma irritação, uma crostinha no canto da boca ou como uma rachadura. Além do mais, a boqueira não se estende para dentro da boca, ficando somente ao redor dos lábios.
Como tratar a feridinha no canto da boca?
Para tratar a boqueira, é necessário acabar totalmente com a causa do seu surgimento, porque tratar só os sintomas não será efetivo a longo prazo. E normalmente, cuidando da causa, a boqueira para de surgir e já fica resolvido.
Quando se trata de pessoas idosas, que fazem o uso de dentaduras, é necessário checar se a prótese que está sendo utilizada é realmente adequada para ele, pois somente checando isso, já consegue resolver a condição.
Porém, existem alguns casos em que é necessário o uso de pomadas para resolver o problema, por isso é importante ter consultas regulares com o dentista, pois ele saberá passar o tratamento adequado para cada caso.
Caso o dentista não detecte a presença de microrganismos no local, o tratamento geralmente é realizado com a utilização de pomadas anti-inflamatórias com óxido de zinco.
Já em caso de presença de microrganismos, as pomadas passadas são pomadas com antibióticos em sua composição, para acabarem com as bactérias presentes no local.
Durante o tratamento é recomendado que se evite alimentos muito ácidos e com muito condimento.
Normalmente essa condição costuma ser curada em até três semanas.
Como tratar a feridinha no canto da boca de bebês?
Muitos bebês desenvolvem essa condição, para trata é importante evitar o uso de chupetas e sempre secar a boquinha do bebê, evitando o acúmulo de salivas.
E para evitar que o bebê se contamine, os cuidadores não devem utilizar os mesmos talheres que o bebê, nem os mesmos recipientes de líquidos, pois como o sistema imunológico do bebê é mais frágil, ele é mais facilmente contaminável por esse tipo de problema.
Como prevenir a ferida na boca?
Como já citado anteriormente, a boqueira é causada pelo acúmulo de saliva nos cantos da boca, criando um ambiente bem favorável para a proliferação de microrganismos como fungos e bactérias.
Por isso, para evitar que isso aconteça, você pode beber bastante líquido, deixando assim sua boca e seu corpo bem hidratados. Pode também manter uma alimentação saudável, além de claro, manter os cantos da boca secos e higienizados.
A melhor maneira de tratar qualquer problema, é prevenindo. Porém, quando somente prevenir não é o suficiente, é importante procurar um profissional o quanto antes.
Pois somente com ajuda profissional, você terá acesso aos melhores cuidados e aos melhores tratamentos, curando a condição o mais rápido possível, de forma saudável e ainda evitando recorrências.
Visitas regulares ao dentista
É pelas visitas regulares ao dentista que é possível identificar e tratar qualquer tipo dor de dente e ser indicado para o melhor tratamento possível.
Além disso, em caso de tártaro, cáries e doenças periodontais, é somente em consultório odontológico que se é possível tratar essas e outras causas.
É por meio das visitas periódicas ao dentista que procedimentos como a profilaxia (limpeza profissional) podem ser feitos, mantendo a zona bucal limpa e livre de complicações.
Por fim, pela avaliação do dentista podem ser feitas observações e indicações para que a saburra não venha ser mais um problema.
O indicado é que as visitas regulares ao dentista ocorram ao menos 2 vezes ao ano (de 6 em 6 meses).
A visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(0 comentário)