feridas no céu da boca

Feridas no céu da boca: causas, sintomas e tratamento!

Diferentes situações podem nos deixar com incômodo, entre elas podemos destacar as feridas no céu da boca, que podem gerar dor e desconforto ao se alimentar.

Há diferentes tipos de feridas, de modo que algumas podem ter um período de cicatrização mais rápido, enquanto outras podem demorar.

Neste texto, trouxemos aqui as principais informações sobre feridas no céu da boca e quando elas precisam de mais atenção. Tenha uma boa leitura e vamos lá!

Como é o céu da boca?

Palato é o nome que damos ao “céu da boca”, que basicamente é o “teto” da nossa cavidade oral.

Dividido em duas partes: palato duro (parte óssea anterior) e palato mole (parte mole posterior) é o que separa cavidade oral da cavidade nasal.

Além de fazer essa divisão, o céu da boca tem como principal função a de proteger a cavidade oral.

Desse jeito, ele auxilia também na hora de engolir os alimentos e fala, participando assim de outros sistemas do corpo humano.

Problemas no palato

Por contribuir e fazer parte do processo de deglutição, pode ocorrer de aparecer algumas feridas no céu da boca, que dificultam na hora de se alimentar.

Essas feridas são um dos diversos problemas que podem impactar o sorriso de uma pessoa, de modo que ela sinta extremo desconforto.

Afinal, o mínimo contato com as lesões podem ser o suficiente para causar dor. E quando essas feridas no céu da boca aparecem, é preciso ter atenção, porque elas podem significar vários problemas e ter diferentes origens.

O que causa feridas no céu da boca?

Além da dor e do incômodo, é possível que outros problemas venham com eles, por exemplo, vermelhidão, inchaço e dor, principalmente quando algo a região é tocada.

Em outros casos, é possível que essas feridas que original no céu da boca gerem uma sensação de queimação ou formigamento. Dependendo da gravidade do problema é possível que haja também dificuldade para conversar e respirar.

Agora, se as feridas apresentarem aspectos como os que listarei abaixo, requer atenção, cuidado e principalmente diagnóstico de alguém especializado.

Entre os aspectos, temos:

• Bolhas;
  • Manchas;
  • Sangramentos;
  • Lesões com mais de 1 centímetro de diâmetro;
  • Surtos frequentes de feridas na boca;
  • Erupções cutâneas;
  • Dores nas articulações;
  • Febre.

Ao notar sintomas como os descritos acima nas feridas no céu da boca, não deixe de consultar um profissional, elas podem indicar que tem algo de errado com sua saúde.

Feridas no céu da boca o que pode ser?

Existe diferentes tipos de condições que pode fazer com que sua boca fique ferida, ainda mais no palato. Podendo ser desde machucados por causa do aparelho fixo até possíveis doenças, que irei listar aqui para facilitar a compreensão de todos.

São elas:

Aftas

Conhecida por muitos, as aftas são pequenas úlceras dolorosas, que possuem o formato oval e costumam aparecer na parte interna da boca, tendo uma aparência avermelhada, branca ou amarelada.

Comuns de aparecerem, elas geralmente são inofensivas e se curam sozinhas em algumas semanas.

Porém, quando essas úlceras se tornam recorrentes pode ser um sinal de há outras possíveis enfermidades, como a deficiência de vitaminas, HIV, entre outras.

Herpes

É uma doença que surge com a aparição de uma bolha avermelhada, dolorosa e cheia de líquido próximo aos lábios.

Geralmente, a parte que é afetada por ela costuma causar formigamento e queimações, isso antes das feridas ficarem visíveis.

Juntamente das feridas, quem a desenvolve, possa ter sintomas leves, mas semelhantes aos de uma gripe, como febre baixa, dores no corpo.

Doença de mão, pé e boca

Considerada como uma doença contagiosa que em grandes partes, afetam crianças menores de 5 anos.

Apresentam sintomas como bolhas dolorosas e vermelhas na boca, língua e gengivas. Recebe este nome por também apresentar manchas vermelhas nas palmas das mãos e nas solas dos pés, podendo aparecer até mesmo nas nádegas ou na área genital.

Gengivite

Ou gengiva inflamada acontece quando há acúmulo da placa bacteriana (restos de alimentos que podem ficar nos dentes após as refeições) e bactérias.

A gengivite é uma das principais doenças periodontais. Seus sintomas incluem vermelhidão, inchaço e sangramento e em casos mais graves, lesões na boca.

Estomatite herpética

É uma infecção considerada comum e que ocorre com mais frequência em crianças. Similar a afta, ela apresenta feridas nas gengivas ou no interior das bochechas e no céu da boca.

Assim também como a herpes, é possível sentir sintomas leves aos da gripe, e além deles, pode acontecer de excesso de saliva, mau hálito e dor ao mastigar.

Candidíase oral

Também conhecida como sapinho, é responsável pelo surgimento de uma série de sinais que podem afetar as mais variadas regiões de boca.

Dos sintomas, o surgimento de pequenas úlceras dolorosas, também de formato oval, na parte interna da boca, de cor vermelha, branca ou amarela.

Geralmente, afeta principalmente pessoas com o sistema imune debilitado ou com risco para o crescimento de fungos, como quem faz o uso de de prótese dentária ou tem má higiene bucal.

Câncer de boca

Esse tipo de câncer pode afetar qualquer parte da boca ou da cavidade oral, incluindo lábios, bochechas, dentes, gengivas, frente da língua, teto e assoalho da boca.

Os principais sinais são as feridas que não se cicatrizam. Além desses sintomas, tem também a perda de peso e o sangramento na gengiva, dor no ouvido, inchaços no pescoço, entre outros sintomas.

Tabagismo, excesso de álcool, superexposição ao sol e histórico familiar são as principais causas. Porém, outro fator que está sendo associado ao câncer é o papilomavírus humano, ou HPV.

feridas no ceu da boca como tratar

Feridas no céu da boca como tratar?

Apesar dessas feridas desaparecerem dentro de 10 a 14 dias, há possibilidade de durarem até 4 semanas.

Porém, existem soluções caseiras que podem ajudar a amenizar as férias que surgem tanto no céu da boca como no resto da cavidade oral, como o de sal com água morna.

Para quem não sabe, o sal, é um antisséptico natural e ótimo para tratar feridas no céu da boca, como outras também, como o caso da afta.

Para utilizá-lo como forma de remédio caseiro, é bem simples. Misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna e faça bochechos na sua boca, focando na área afetada pelas feridas, podendo ser tanto no céu da boca ou outras partes.

Depois que fizer isso, cuspa a água e repita o procedimento pelo menos três vezes ao dia para ajudar na cicatrização. Essa prática é aconselhável por muitos profissionais, porém, ao sentir que houve piora depois do processo, procure um profissional.

Quem procurar para tratar ferida no céu da boca?

Apesar de conseguirmos diagnosticar sozinhos as feridas que surgem tanto no céu da boca quanto em outras partes.

É preciso visitar um profissional especializado, afinal, é preciso que seja realizado uma análise detalhada para que seja indicado os medicamentos corretos.

Durante a visita, o profissional deverá realizar um exame completo da sua boca (por completo), língua e lábios.

É preciso se preocupar caso as lesões aconteçam por causa de alguma infecção viral, bacteriana ou fúgica, que a partir do diagnóstico específico, conseguirá tratar da melhor forma possível as feridas no céu da boca.

A partir disso, evitar que essas feridas se transformem em transtornos é necessário que a saúde bucal esteja em dia e você pode fazer isso, marcando sua avaliação aqui.

E é claro, se gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!