ferida na boca

Ferida na boca: o que pode ser e como curar rapidamente

O aparecimento de uma ferida na boca pode assustar no início, contudo, existem vários tipos de lesões que podem aparecer na zona bucal.

Veja aqui quais são as principais, como identificar e como tratar os seus sintomas mais rápido:

O que é ferida na boca?

As feridas na boca podem aparecer por diversos motivos, podendo ser devido a traumas, problemas quanto à saúde geral e processos inflamatórios.

Mesmo que muitas das feridas bucais não valham o seu desespero em primeiro momento, todas devem ser diagnosticadas o quanto antes, já que podem ser ser os primeiros sinais de uma complicação ainda mais grave. Além disso, podem ser o reflexo de que algo ruim já está prejudicando o organismo.

Comumente, as lesões que aparecem na zona bucal tendem a desaparecer naturalmente. Isso considerando casos de estomatite, que por sua vez podem ser causadas por uma série de motivações, sejam elas virais, fúngicas, deficiência de nutrientes, alterações hormonais e sensibilidade alimentar.

Ferida na boca, o que pode ser?

Uma vez que existem vários tipos de ferida na boca é importante considerar quais são as principais para uma mais fácil identificação, conheça:

1. Aftas

A afta é o tipo de ferida na boca mais recorrente, e se caracteriza pelo aparecimento de uma ou várias úlceras arredondadas, que podem chegar até 10 mm. As aftas podem aparecer em toda a extensão bucal, seja nos lábios, interior das bochechas, língua, palato (céu da boca) e até mesmo na garganta. Podem possuir coloração esbranquiçada, amarelada ou avermelhada.

Assim como a maioria das demais lesões bucais, a afta tende a causar um forte desconforto que pode comprometer na mastigação, deglutição e na fala. Trazendo prejuízos diretos à qualidade de vida.

O aparecimento da afta pode estar associado a uma série de motivos, o que pode justificar a sua recorrente. Entre as possíveis causas estão traumas, falta de vitaminas, alergia a certos medicamentos, irritação por alimentos cítricos e ácidos, estresse e alterações no pH da boca.

Casos de afta podem ser recorrentes (EAR) e devem ser diagnosticados e tratados assim que identificados, já que podem ser motivados por desequilíbrios do sistema imune. Em episódios normais, a afta tende a desaparecer naturalmente, após um período de 7 a 10 dias.

2. Herpes labial

A herpes labial também está entre as feridas mais comuns a serem identificadas. A identificação do vírus da herpes (herpes simplex) na boca pode ser identificada pelo aparecimento de bolhas que estouram e liberam líquido. Tal como as aftas, tendem a ser bem dolorosas, e comumente se localizam nos cantos dos lábios.

Uma vez que as bolhas estouram, causam um machucado na boca, fazendo com que o paciente sinta queimação ou coceira na região. A doença é contagiosa, devendo ser priorizada a sua prevenção, tal como o tratamento.

A herpes labial costuma começar por sintomas de formigamento e queimação, e uma vez que o vírus da herpes já está no organismo, permanece latente por anos e pode ser ativado com o enfraquecimento do sistema imunológico. As lesões desaparecem de 10 a 14 dias, mas deve-se estar atento a ação preventiva, evitando contato direto com a ferida e com pessoas, além de não compartilhar objetos e itens de higiene.

3. Candidíase oral

A candidíase oral, conhecida popularmente como sapinho, é uma infecção fúngica causada pelo candida albicans, que pode comprometer a mucosa da boca e a língua. É identificada por uma lesão aveludada de cor branca, amarela ou avermelhada capazes de gerar fortes dores.

As feridas causadas pela candidíase tendem a sangrar facilmente, devendo contar com cuidados na hora da higienização e alimentação. Vale ressaltar que essa complicação também pode ser causada por alta dosagem de antibióticos. Pessoas que possuem um sistema imunológico debilitado ou indivíduos que sofrem de boca seca são mais suscetíveis à doença.

Além do surgimento das manchas na boca, a candidíase pode ser acompanhada por sintomas como ardência e dificuldade de engolir. Deve-se levar em consideração que o aparecimento desses tipos de úlceras podem estar ligados a outros tipos de complicações, tais como a doença de Crohn ou celíaca, HIV e deficiência de vitaminas.

4. Leucoplasia

A leucoplasia se trata de uma alteração que pode afetar a língua, bochecha e gengiva. Por essa complicação há o aparecimento de placas esbranquiçadas e grossas, que podem ser rígidas e espessas.

As manchas brancas acinzentadas não saem com a escovação e devem ser diagnosticadas e tratadas, uma vez que podem estar associadas ao câncer bucal.

Comumente, a leucoplasia aparece em fumantes e consumidores de tabaco (tabaco de mascar), desaparecendo logo após se abandonar o uso. No entanto, também pode ter outros tipos de causas, como dentes rachados, infecção por vírus HIV ou Epstein-Barr, traumas na bochecha e próteses, coroas ou dentaduras mal ajustadas.

5. Câncer bucal

O câncer bucal é a enfermidade mais grave que pode comprometer a saúde bucal. O principal sintoma do câncer na boca é o aparecimento de placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, interior da bochecha e céu da boca.

Essas lesões tendem a não cicatrizar por mais de 15 dias, o que pode gerar espanto. As feridas na boca podem aumentar de tamanho com o tempo e com o passar das semanas.

Além disso, as lesões podem ser acompanhadas de nódulos (caroços) no pescoço, dificuldade na fala, mastigação e deglutição, sensação de algo preso na garganta e rouquidão constante.

como curar ferida na boca rapidamente

Como curar ferida na boca rapidamente?

É muito importante que depois da identificação se saiba qual o melhor tratamento de cada tipo de ferida, veja quais são:

Tratamento da afta: O tratamento da afta vai focar na amenização do desconforto, já que a afta tende a desaparecer com o tempo. Entre as abordagens indicadas estão o uso de pomadas anestésicas, uso de agentes cicatrizantes e uma alimentação de tendência pastosa e com alimentos e bebidas frias. Diante a episódios recorrentes deve ser feito o acompanhamento com um médico para que a causa principal seja identificada.

Tratamento da Herpes bucal: Após o diagnóstico, o médico ou dentista pode prescrever medicamentos antivirais para que haja uma cicatrização mais rápida da ferida. Para controlar as dores, também pode ser feito o uso de anestésicos. Evitar contato com a ferida, lavar bem as mãos caso houver o manuseio, evitar exposição ao sol, evitar estresse e boas noites de sono também fazem parte do tratamento.

Tratamento da Candidíase oral: O tratamento da candidíase, por sua vez, é baseado na aplicação de antifúngicos, seja em formato de gel, líquido ou enxaguante bucal. Evitar alimentos açucarados ou alimentos gordurosos e manter uma higiene bucal correta por uma escova bucal macia também é uma forma de evitar a proliferação dos fungos. Quando relacionada ao uso de antibiótico, uma nova prescrição deverá ser feita.

Tratamento da Leucoplasia: As manchas da leucoplasia também podem desaparecer com o tempo, contudo, o desaparecimento pode ser mais rápido com as restrições feitas como o corte do uso do tabaco e a troca do acessório protético.

Tratamento do Câncer bucal: Por fim, o câncer bucal deve ser tratado por meio de um tratamento específico por radioterapia, quimioterapia, terapia alvo, imunoterapia e tratamento paliativo. Esses tratamentos podem ser feitos separadamente ou serem associados, variando de acordo com o grau e em relação ao local do tumor.

As visitas regulares ao dentista são essenciais para que sejam mantidos os cuidados quanto à saúde bucal e a prevenção de problemas.

É pelas visitas ao consultório odontológico que se é possível identificar as complicações e o aparecimento das lesões em sua fase inicial, havendo assim o tratamento precoce.

O indicado é que as visitas ao dentista sejam feitas periodicamente, ao menos 2 vezes ao ano (de 6 em 6 meses).

A clínica odontológica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos e estéticos.

O seu sorriso é nossa prioridade! Agende uma avaliação gratuita aqui em uma clínica OralDents mais próxima de você.