Extração de dente: o que é, motivos de sua extração e cuidados
A extração de dente, também chamada de exodontia ou extração dentária, é um procedimento bastante comum no ramo da odontologia e pode ser realizado em pacientes de qualquer idade.
Esse procedimento consiste na remoção do dente que pode ser realizado através de um procedimento cirúrgico ou por meio da extração simples.
Sendo assim, confira mais a respeito da extração de dente no artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que é extração de dente?
A extração de dente, ou exodontia, consiste na remoção de um dente no consultório odontológico por um dentista.
A necessidade de remover os dentes no adulto geralmente ocorre devido ao avanço de algum tipo de complicação dentária.
Já na criança, a extração de dente em consultório costuma ser realizada quando há retenção prolongada dos dentes decíduos, ou seja, quando os dentes de leite não caem.
A exodontia pode ser realizada em qualquer um dos dentes do paciente, seja ele algum dos dentes da frente ou algum dente traseiro.
Geralmente o procedimento é realizado em um único dente, porém nada impede que ele seja realizado em mais de um dente no mesmo procedimento.
Quando é necessário fazer a extração de dente?
A extração de dente não é feita sem motivos, portanto é importante saber quando devemos procurar ajuda profissional para remover o dente.
Sendo assim, os principais motivos que levam a extração de dente são:
Complicações dentárias
As complicações dentárias, tais como cáries avançadas e infecções podem acabar comprometendo os ossos e consequentemente os dentes. Sendo assim, é importante tratá-las em seu início para que não seja necessário extrair os dentes futuramente.
Complicações gengivais, tais como gengivite e periodontite, também podem comprometer o periodonto, que é o conjunto de tecidos que fornecem sustentação aos dentes.
Desse modo, o comprometimento do periodonto pode resultar na necessidade de extração do dente cujo tecido em volta está comprometido.
Sendo assim, a extração de dente é recomendada quando não é mais possível controlar a complicação através de remédios e tratamentos.
Fraturas
Alguns impactos causados na região dos dentes podem resultar no fraturamento deles, o que faz com que consequentemente tenham que ser extraídos.
Em alguns casos, quando o impacto faz com que o dente caia por inteiro pode ser possível reimplantá-lo, só é necessário que o paciente o armazene com a devida higiene.
Dente do siso
O dente do siso é um dos motivos mais comuns da extração de dente é o dente do siso. Isso se faz necessário devido ao fato de que grande parte das vezes seu nascimento geralmente estar associado a uma série de problemas.
Desse modo, os problemas associados ao nascimento do siso geralmente são o apinhamento dos outros dentes, pericoronarite e cárie.
Sendo assim, na maior parte das vezes o dentista opta por remover o dente do siso antes mesmo que ele possa causar algum tipo de problema.
Retenção prolongada dos dentes decíduos
A retenção prolongada dos dentes de leite é a situação em que os dentes decíduos não caem e permanecem fixos. Essa condição leva à extração de dente devido ao fato de que o dente que não caiu pode causar problemas.
O dente retido pode interferir no nascimento da dentição permanente, fazendo com que os dentes nasçam apinhados ou fora do lugar devido.
Como é feita a extração de dente?
Para realizar a extração de dente o dentista fará uma avaliação prévia no histórico odontológico do paciente e solicitará o raio-X odontológico necessário.
A partir do raio-X o dentista pode avaliar todas as informações necessárias para a exodontia, tais como tamanho, formato e localização do dente.
Para iniciar o procedimento de extração de dente, o profissional aplica uma anestesia local para evitar que o paciente sinta dor durante o processo.
Durante a extração simples, assim que a anestesia faz efeito, o dentista começa a exercer a pressão necessária para extrair o dente até que saia.
Já na extração cirúrgica o dentista também é aplicada uma anestesia local, porém nesse caso é necessário realizar uma incisão para retirar o dente.
Cuidados pós extração de dente
Após a extração de dente é necessário que o paciente tome alguns cuidados para evitar o surgimento de complicações e acelerar o processo de cicatrização.
Sendo assim, confira quais os principais cuidados que devemos ter após a exodontia:
Repouso
Após o procedimento de extração de dente, é recomendado que o paciente mantenha repouso durante os dois primeiros dias.
Sendo recomendado evitar ingerir alimentos sólidos e quentes, movimentar o maxilar, exposição ao sol e esforços físicos.
Tenha cuidado com a alimentação
Após a exodontia, é recomendado que o paciente evite alimentos quentes e rígidos, especialmente durante os primeiros dias.
Desse modo, é recomendado que ele dê preferência aos alimentos líquidos, pastosos e frios, tais como sorvete, gelatina, sopas frias e iogurte.
Após os primeiros dias o paciente já pode retornar a comer alimentos um pouco mais sólidos, como macarrão e ovos.
Também é importante que o paciente evite mastigar os alimentos do lado da boca onde o dente foi removido. Dessa maneira ele consegue evitar possíveis infecções e inflamações.
Cuide bem da higiene bucal
Nos primeiros dias, não é recomendado tocar a região da exodontia, por isso deve-se tomar cuidado na hora de escovar os dentes.
Portanto, na hora de escovar os dentes é recomendado utilizar uma escova de dentes macia e evitar utilizar muito creme dental.
Além disso, é importante utilizar o fio dental, e caso o paciente decida utilizar algum enxaguante bucal, é recomendado que ele opte por uma marca que não possua álcool em sua composição.
Visitas regulares ao dentista
Através das visitas regulares ao dentista é possível identificar e tratar possíveis complicações antes que elas cheguem a exigir a extração de dente.
Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.
Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.
Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.
Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Deixe um Comentário
(0 comentário)