Exodontia: o que é, para que serve e cuidados pós-procedimento
A exodontia é um dos tipos de procedimentos odontológicos mais comuns que provavelmente quase todas as pessoas já passaram por ele.
Apesar de ser uma palavra que pode ser pouco conhecida e utilizada, o procedimento que ela diz respeito é bastante comum.
Sendo assim, confira mais a respeito da exodontia nesse artigo:
Aqui você vai encontrar:
Exodontia o que é?
Exodontia é o nome dado ao procedimento de extração dentária realizado no consultório. Apesar de não ser uma palavra muito utilizada no dia a dia, o procedimento é muito realizado.
A realização da exodontia ocorre quando há algum tipo de problema no dente do paciente. Esse problema pode ser um dente que demora a cair ou complicações que comprometem a saúde dos dentes, como a cárie.
O procedimento pode ser realizado em qualquer um dos dentes do paciente, porém é comum de ser realizado nos sisos exceto em casos de complicações.
Geralmente, a exodontia é realizada em um único dente de cada vez, porém, também há casos da extração de 2 ou mais. Portanto, o número de dentes a ser extraído por procedimento fica a critério do profissional.
A exodontia normalmente é realizada devido a permanência prolongada dos dentes decíduos ou para extração de dentes que estão com algum comprometimento.
Além disso, outros fatores que podem levar a necessidade da extração dos dentes é:
- Dente do siso;
- Periodontite;
- Fraturas;
- Necrose da polpa dentária;
- Cáries avançadas.
Para que serve a exodontia?
A exodontia é um procedimento odontológico que serve para realizar a extração dentária, sendo assim ela pode ser utilizada para extrair os dentes em diversos estados.
Desse modo, confira os principais estados dos dentes para a realização da exodontia:
- Exodontia para remoção da raiz, esse tipo de exodontia é realizado para remover restos de raízes que ficam presas na gengiva;
- Exodontia convencional, é a exodontia realizada para remover o dente por completo. Geralmente ela é realizada quando há algum comprometimento do dente ou se trata de um dente decíduo que não caiu;
- Exodontia de dente incluso, se trata do procedimento realizado para realizar a extração de dentes que ainda não nasceram ou que não nasceram por completo.
Apesar de esse procedimento ser utilizado para extrair dentes comprometidos, esse não é o principal motivo de sua realização.
Normalmente ela é utilizada para remover dentes cujo nascimento irá interferir no posicionamento dos outros dentes, como por exemplo o siso inclusivo.
Quando não devemos fazer a exodontia?
Esse procedimento não possui muitas contraindicações, porém existem casos onde é recomendado não realizá-lo mesmo que o dente esteja completamente comprometido.
Isso se deve ao fato de a extração se tratar de um procedimento cirúrgico, e como tal está sujeito a riscos durante o procedimento.
Dessa forma, confira quais são as contraindicações da exodontia:
- Coagulopatias, que são doenças que atrapalham a coagulação do sangue;
- Leucemia;
- Casos de anemia grave;
- Pacientes que estão sob o tratamento de quimio ou radioterapia.
Do mesmo modo, pacientes que estejam sob tratamento a base de corticoides, imunossupressores e bisfosfonatos também não devem realizar o procedimento.
Cuidados após o procedimento
Por se tratar de um procedimento cirúrgico, existem alguns cuidados que devem ser tomados após sua realização para garantir que todo o processo de cicatrização ocorra bem.
Sendo assim, confira os principais cuidados relacionados a exodontia:
- Manter uma alimentação saudável optando por alimentos frios e macios, e também evitando frituras e alimentos remosos;
- Evite ficar exposto ao sol por muito tempo;
- Na hora de dormir, posicione a cabeça de forma que ela fique mais alta que o corpo, dessa maneira é possível evitar sangramentos desnecessários;
- Tome os medicamentos receitados pelo dentista da forma correta e nos horários indicados, pois desta forma você irá contribuir para a cicatrização;
- Realize a higienização bucal adequada, tomando cuidado para acabar não ferindo a região onde ocorreu o procedimento, dessa forma você evita possíveis contaminações por microrganismos.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir ao paciente a possibilidade de tratar os dentes para que não seja necessário extraí-los.
Elas também garantem que o paciente possa realizar a exodontia quando necessário, evitando assim problemas derivados da permanência prolongada desses dentes.
Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.
Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.
Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.
Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Deixe um Comentário
(0 comentário)