Espinha na boca: saiba como tratar e prevenir?
As espinhas causam incômodo tanto no físico, quanto no emocional. Quem nunca acordou com uma espinha inconveniente, no dia de um evento muito importante? Quase todo mundo se recordou de um momento em que isso aconteceu. As acnes surgem com mais frequência na testa, costas, laterais do rosto e nos lábios.
Dependendo do seu tamanho e das reações que causa na boca, a espinha na boca pode ser confundida com a herpes labial. Mas afinal, qual a diferença entre elas?
Aqui você vai encontrar:
Diferença entre espinha na boca e herpes labial
A espinha normalmente é uma pequena lesão única, com a ponta amarela e endurecida. Geralmente, só dói quando toca. A herpes labial surge como pequenas bolhas, com líquido claro dentro e a dor pode ser sentida mesmo sem o toque.
Afinal, o que são as espinhas?
As espinhas são lesões causadas pelo aumento da produção de sebo que são produzidos nas glândulas sebáceas, causando um excesso de oleosidade. Esse excesso causa uma obstrução dos poros e provoca um aumento de proliferação das bactérias, resultando em cravos. As acnes surgem após a inflamação desses cravos.
O que causa a acne?
O surgimento das espinhas são facilitadas pelos seguintes fatores:
- Colonização das bactérias: a bactéria propionibacterium acnes se alimenta do sebo que é produzido pelas glândulas sebáceas;
- Resposta inflamatória e imunológica: a proliferação das bactérias causa uma resposta imunológica, liberando os mediadores inflamatórios.
- Hiperaquenatização folicular: contaminação em grande quantidade de queratinócitos (que são células da pele), favorecendo o surgimento de cravos.
Além desses fatores naturais, temos outros fatores que podem causar o surgimento de cravos e espinhas como, por exemplo, medicamentos, dormir com maquiagem, má alimentação, estresse, entre outros fatores.
E quais são as causas do surgimento de espinhas na boca?
Pode ser uma combinação de fatores, não existe uma causa específica para o surgimento de cravos e espinhas, cada caso é um caso. Porém, espinhas que surgem na área externa da boca, normalmente estão relacionadas à alimentação. Restos alimentícios ácidos podem inflamar e irritar o local, entretanto, comidas gordurosas também bloqueiam poros e provoca o surgimento de espinhas.
Espinhas podem nascer dentro da boca?
Não é possível o surgimento de espinhas na gengiva. Se você encontrar uma bolinha branca dentro da boca, pode se tratar de uma fístula dental ou uma afta.
Quais cuidados ter ao se deparar com uma espinha nos lábios
Assim como acnes em qualquer outro lugar do corpo, o primeiro passo é não ficar tocando o local da espinha, para não contaminar mais o local e causar um problema maior e não espremer, pois além dos fatores agravantes, podem causar cicatrizes e manchas.
Não utilizar também, pomadas e cremes com corticoide, sem orientação médica, pois o uso desse tipo de pomada sem supervisão, podem desencadear quadros de dermatite, aparecimento de vasinhos e sua pele pode afinar.
Qual o tratamento para acabar com as espinhas na boca e ao seu redor?
O tratamento varia de acordo com as características e grau da espinha na boca. Caso sejam acnes comuns, sabonetes que controlam a oleosidade e não agridem a pele e produtos como ácido glicólico, são indicados. Já os casos mais graves podem precisar de outros tipos de tratamento, como a prescrição médica de antibióticos. E em casos de dermatite, também com prescrição médica, cremes e pomadas anti-inflamatórias podem auxiliar.
Como prevenir as acnes?
Hábitos de cuidados com a pele, como esfoliação, limpezas com sabonetes que não agridam a pele e controlem a oleosidade, alimentação correta e cuidado com situações estressantes.
Visitas regulares ao dentista
Através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.
Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.
Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.
Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Deixe um Comentário
(0 comentário)