O Que Você Procura ?

Escovar os dentes: saiba como escovar corretamente!

dentista2

Afinal, existe uma forma correta de escovar os dentes? Sim, e escovar os dentes corretamente é a melhor forma de prevenir o aparecimento e desenvolvimento de cáries e da placa bacteriana nos dentes. O recomendado é escovar os dentes pelos menos duas vezes ao dia, sendo uma delas sempre antes de dormir, pois é durante a noite que existe maior chance das bactérias acumularem na boca.

A escovação de forma eficaz deve ser feita com o uso de pasta com flúor, desde o nascimento dos primeiros dentes, e deve ser mantida ao longo da vida. Para que assim, os dentes permaneçam resistentes, evitando o desenvolvimento de cáries e outras doenças bucais como a gengivite, que causam dor e dificuldade para comer.

Como escovar os dentes?

Confira algumas instruções para fazer uma boa higiene bucal.

  1. Coloque a pasta de dente na escova
  2. Inicie encostando as cerdas da escova na região entre a gengiva e os dentes, fazendo movimentos circulares ou verticais, da gengiva para fora, e repita esse movimento por cerca de 10 vezes, a cada dois dentes. O mesmo procedimento deve ser feito na parte de dentro dos dentes. Para limpar a parte de cima deles, deve-se fazer o movimento de vai-e-vem.
  3. Escove a língua fazendo movimentos para trás e para frente.
  4. Retire à pasta de dente e enxágue a boca.

É interessante bochechar com um pouco de enxaguante bucal, para finalizar.

Sendo assim, o recomendado é que a pasta tenha flúor em sua composição, em quantidade entre 1000 e 1500 ppm, informação que vem registrada no rótulo da embalagem da pasta de dentes, com o nome fluoreto de sódio e pode ser comprada em supermercados, farmácias e drogarias.

A quantidade ideal de pasta de dente é colocar cerca de 1cm para adultos, e o equivalente ao tamanho da unha do dedo mindinho ou ao tamanho de uma ervilha, para o uso em crianças.

Além de uma boa escovação, é muito importante também evitar o consumo de alimentos com muito açúcar, principalmente antes de dormir. Outros alimentos também podem danificar os dentes provocando sensibilidade e manchas, como frutas ácidas ou o café, por exemplo.

Sendo assim, é muito importante também beber água ao longo do dia para manter a saliva na boca, o que contribui pra eliminar bactérias de forma natural e evitar fumar.

 

dentista1

Como escovar os dentes com aparelho ortodôntico?

O tipo de escovação ideal é aquela que reduz todas as possíveis formas de acúmulo de sujeiras da boca. Por isso, quem utiliza o aparelho ortodôntico, recomenda-se que se faça uma limpeza mais precisa do que a que é feita normalmente. Geralmente, pessoas que utilizam o aparelho necessitam do auxilio de um passa fio no na hora de passar o fio dental, habitualmente esse passa fio é disponibilizado pelo dentista. Recomenda-se também o uso do enxaguante bucal para finalizar a higienização. Com todos esses cuidados, você se protege de passar por tratamentos como restauração de lesões cariosas.

 

Como manter a higiene da escova de dentes

Para manter sua escova de dente sempre higienizada, primeiramente ela não deve ser compartilhada com outras pessoas, isso diminui o risco de desenvolver cáries e outras infecções na boca. O ideal é que ela seja guardada em um local seco, com as cerdas viradas para cima e protegidas. É importante trocar as escovas a cada 3 meses de uso.

 

Escolhendo um dentista

Ao escolher um dentista para cuidar de seu sorriso, lembre-se sempre de pesquisar e avaliar antes suas indicações. Por mais que você deseja mudar o sorriso em pouco tempo, é importante entender que um bom tratamento ortodôntico precisa de tempo e acompanhamento. Dessa forma, tome cuidado com tratamentos de valores muito baixos ou resultados milagrosos em poucos dias.

Portanto, se você está em dúvida sobre qual dentista escolher, nós te ajudamos nessa escolha também. A Clínica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

O que você estar esperando para garantir seu novo sorriso???

Clique aqui e agende sua avaliação!

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

Escovar os dentes: saiba como escovar corretamente!

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!