O Que Você Procura ?

Escovar a língua é preciso? Saiba como higienizar!

dentista2

Com certeza não é novidade para você que, para uma higienização completa da boca, além de passar fio dental e escovar dentes e gengivas, a língua também deve ser incluída na limpeza. Afinal, vamos entender sua importância e como fazer? Leia o post de hoje até o final e confira.

Língua

escovar a língua

É um órgão muscular relacionado à fala, deglutição e paladar.

Sua superfície é áspera por conta das papilas e tonsilas, e por ser uma área extensa por onde alimentos e bebidas passam e escorregam, se torna um local de grande retenção de resíduos e de acúmulo de bactéria. Portanto, se não higienizada corretamente, forma-se uma saburra.

Saburra, o que é?

É uma substância esbranquiçada composta por restos de alimentos e por células mortas que descamam da mucosa bucal. Este conjunto se transforma em um banquete para bactérias, que liberam odores resultando principalmente em mau hálito.

Então, como higienizar a língua?

Existem no mercado diferentes tipos de aparatos voltados para a limpeza da língua, como os limpadores ou raspador lingual (geralmente de acrílico e plástico e em diferentes formatos), e escovas de dente com dispositivos que ajudam na tarefa.

No entanto, a maneira mais efetiva é aquela feita com a própria escova de dente (a comum que você usa para sua escovação diária) e realizada no momento que está sendo feita a higienização dos dentes.

Escovar a língua: passo a passo

  • Escove os dentes normalmente com fio dental, pasta de dente e escova;
  • Enxague a boca com água;
  • Coloque a língua o mais para fora possível;
  • Com a escova de dente, “varra” de dentro para fora toda a superfície da língua;
  • Repita o movimento anterior algumas vezes, até você se sentir confortável e com sensação de limpeza;
  • Enxague com água novamente, e pronto!

Ainda assim, se for de interesse seu, ou indicação do seu dentista, pode ainda usar um enxaguante bucal específico para higienização e dar um frescor a mais.

Benefícios de escovar a língua

Combate a Halitose

Ás vezes o cheiro ruim vindo da boca nem sempre é apenas um simples mau hálito. Entretanto, a halitose é um problema que requer atenção, e uma de suas causas é o acúmulo de saburra. Mas é possível reverter essa situação com o hábito de escovar a língua. Com a escovação favorecemos a redução do surgimento de novas lesões de cárie, além de diminuir o risco de infecções com fungos.

Diminuição do fluxo salivar

Escovar a língua de forma inadequada pode causar mais acúmulo de sujeira, e sendo assim, a diminuição do fluxo salivar. É importante lembrar que a saliva tem a função de manter os dentes  limpos e protegidos, quando o processo reduz, ai complicações podem dar início.

dentista1

Evita o surgimento de cárie

Se você não escovar a língua o acúmulo da saburra pode aumentar cada vez mais, e isso não é saudável para sua saúde bucal. Se a produção de saliva diminuir o surgimento da cárie se torna inevitável. Por isso, fique muito atento a essa escovação!

Língua Rosada

O ideal é que nossa língua tenha um aspecto rosado, com uma superfície lisa e homogênea, além de uma secreção fina que a torna constantemente úmida.  Por isso, lembre-se que a escovação dos dentes e da língua não deve ser ignorada, é assunto sério e está diretamente ligado à sua saúde bucal.

Cuidados

Limpador de língua

Se você preferir utilizar os limpadores de língua existentes no mercado, sem problemas, são excelentes ferramentas também, porém não se esqueça de, mesmo assim, escovar a língua com sua escova convencional antes de passar o limpador. Isso garante que os resíduos da saburra sejam desorganizados e mais facilmente removidos.

Ânsia de vômito

É comum em alguns casos sentir ânsia de vômito. Isto acontece quando, ao higienizar a língua, você aproxima sua escova na úvula (apêndice que serve como alarme de que algo está passando pela garganta, ativando válvulas a fecharem as vias respiratórias para não ocorrer engasgamentos).

Para escapar destas ânsias você deve abrir a boca e enxergá-la. Em seguida, feche a sua garganta. Dessa forma você estará “encolhendo” sua úvula, que na verdade acaba subindo e levantando, aumentando a área até onde você pode chegar com sua escova sem chegar perto deste apêndice, evitando as ânsias.

Escolhendo um bom dentista

Ao escolher um dentista para cuidar de sua saúde, lembre-se sempre de pesquisar e avaliar antes suas indicações. Por mais que você deseja mudar a aparência em pouco tempo, é importante entender que um bom tratamento precisa de tempo e acompanhamento. Dessa forma, tome cuidado com tratamentos de valores muito baixos ou resultados milagrosos em poucos dias.

Portanto, se você está em dúvida sobre qual profissional escolher, nós te ajudamos nessa escolha também. A Clínica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

O que você estar esperando para garantir seu novo sorriso???

Clique aqui e agende sua avaliação!

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!