Você pode agendar a qualquer momento

Escova de dentes e fio dental: qual o melhor de usar?

Quando se fala de higiene bucal, reforçar a necessidade de usar escova de dentes e fio dental parece não ser nenhuma novidade. A questão é que muitas pessoas ainda se esquecem da importância dessa dupla, o que pode comprometer seriamente a saúde da boca.

E para quem usa diariamente, o que precisa ser lembrado é a forma correta de fazer isso para potencializar os resultados e evitar lesões na gengiva, por exemplo.

Neste post, você vai descobrir a forma certa de usar esses dois itens fundamentais na hora da escovação e o que acontece quando eles são deixados de lado. Continue a leitura e descubra agora!

A importância da limpeza bucal

Mais que ter um sorriso bonito, cuidar bem dos dentes é essencial para a sua saúde de modo geral. Isso porque muitas doenças que começam na boca podem atingir outros órgãos e levar a sérias consequências.

Além disso, dentes bem cuidados elevam a autoestima, contribuindo para que você se sinta bem em diversos campos da sua vida, tanto no que diz respeito às relações pessoais, quanto às profissionais.

Por tudo isso, manter uma rotina de higiene bucal é muito importante, e usar a escova de dentes e fio dental diariamente faz parte dela. Além disso, as visitas ao dentista a cada seis meses, pelo menos, são imprescindíveis para verificar se está tudo bem, mesmo que não esteja sentindo nenhum incômodo.

Função da escova de dentes e fio dental

A dupla escova de dentes e fio dental é o ponto de partida para ter uma boca saudável. Juntos, eles ajudam a eliminar restos de alimentos que ficam presos ao final das refeições e a placa bacteriana, responsável pela formação de cárie.

A escova de dentes é o item básico na hora da higienização, mas mesmo com um bom creme dental, não é o suficiente para uma limpeza completa. Isso porque ela ajuda a eliminar a placa presente na superfície dos dentes, mas não a remove inteiramente.

Já o fio dental é fundamental para retirar essa placa e resíduos de locais onde a escova não alcança, tais como os espaços entre um dente e outro. Por esses motivos, a utilização da escova de dentes e fio dental nas escovações é tão indicada.

fio dental

Como usar corretamente a escova de dentes e fio dental

Por mais que usar escova de dentes e fio dental seja algo que não tenha tantos segredos, sabia que existe uma forma correta de fazer isso?

Saber como usar esses dois itens não apenas garantem a limpeza da sua boca, mas também evita que você machuque o tecido gengival, por exemplo, que pode inflamar e causar incômodo.

Escova de dentes

Para não errar, comece pela escolha da escova de dentes certa para você. Existem inúmeras opções disponíveis, de variadas marcas e modelos. Opte por uma que seja confortável para as mãos, que ajude a mantê-la firma e que não seja grande demais para a sua boca — se tiver dúvidas quanto o melhor modelo, peça orientações ao seu dentista.

Com a escova de dentes certa, atente-se para as seguintes orientações:

  • use a escova inclinada em um ângulo de 45° em direção à sua gengiva;
  • faça movimentos curtos e delicados circulares, abrangendo a superfície interna e externa dos dentes;
  • faça movimentos para frente e para trás na parte oclusal dos dentes;
  • repita o processo nos dentes superiores e inferiores.

A escova de dentes também pode ser utilizada para limpar a língua, que também precisa ser higienizada em todas as escovações. O mais indicado para esse procedimento é o raspador de língua, mas caso não tenha um no momento, a escova pode lhe ajudar.

A limpeza da língua é importante para remover restos de alimentos que ficam acumulados. Muitas vezes, é possível ver até uma camada branca denominada saburra lingual — ou pátina branca — que é formada por uma placa composta por bactérias, muco de saliva, restos alimentares e de células descamadas da boca.

Assim, é preciso removê-la para evitar a proliferação dessas bactérias que podem levar a outros transtornos, por exemplo, o mau hálito.

Na escovação da língua, faça movimentos em um único sentido da parte mais posterior, para frente, repetidas vezes.

Fio dental

Esse item acaba sendo o mais negligenciado na hora da higiene bucal. Muitas pessoas alegam falta de tempo para não utilizá-lo em todas as escovações.

A verdade é que ele também precisa fazer parte da rotina de limpeza da boca, mesmo porque em todas as refeições que fazemos restos de alimentos tendem a ficar presos entre os dentes. Assim, além de causar incômodo, ficar com ele o dia todo pode levar a formação de bactérias e, através delas, as cáries.

Lembre-se que ele é utilizado não apenas para remover resíduos presos entre os dentes, mas também ajuda na retirada da placa bacteriana (biofilme dental). Por isso, quanto mais for utilizado, melhor para a sua boca.

Por outro lado, muitas pessoas têm dificuldades em manusear o fio dental. Se esse também for o seu caso, você pode optar por outro tipo de limpador interdental, como a escova própria para esse fim. No entanto, vale consultar seu dentista sobre essa troca e a forma de uso correta deste produto.

Quanto a utilizar o fio dental, a maneira mais indicada é essa:

  • retire, aproximadamente, 40 centímetros de fio dental da embalagem;
  • enrola cada ponta ao redor do dedo médio da mão esquerda e da mão direita, deixando uns 10 centímetros entre elas;
  • segure o fio entre o polegar e o indicador de ambas as mãos e posicione no vão dos dentes;
  • deslize delicadamente para cima e para baixo, para frente e para trás;
  • retire o fio com cuidado e utilize um novo pedaço para o próximo espaço a ser limpo;
  • repita o processo em toda a boca, tanto nos dentes superiores, quanto nos inferiores;
  • evite usar muita força, principalmente contra a gengiva, para evitar lesões nesta região.

Entre a escova de dentes e fio dental, qual deve ser usado primeiro

Uma questão que gera muitas dúvidas é: entre a escova de dentes e o fio dental, qual utilizar primeiro?

Na verdade, não existe nenhuma comprovação de qual ordem traz mais resultados. No entanto, é aconselhável começar pelo fio dental e só depois fazer a escovação habitual.

Essa ordem é indicada para evitar esquecimento, afinal, a prática de escovar os dentes após usar o fio tende a ser mais “normal” e mais fácil de ser seguida. O contrário pode fazer com que você deixe de lado uma das etapas.

Outro fato que colabora para seguir a ordem escova de dentes e fio dental é que após o uso deste último os restos de alimentos retirados podem ficar livres na boca levando, automaticamente, à necessidade de escovação.

Vale lembrar que independentemente da sequência a utilização dos dois itens é fundamental, pois cada um é responsável por 50% da limpeza: a escova pela parte de dentro e de fora dos dentes, o fio dental pelas laterais e vãos.

fio dental

A rotina de higiene ideal além da escova de dentes e fio dental

Agora que você sabe como utilizar a escova de dentes e o fio dental, aprender quando fazer isso deixa seu cuidado bucal ainda mais completo.

A indicação mínima que todos devem seguir é de escovar os dentes, pelo menos, três vezes ao dia, ou seja, logo após as principais refeições. No entanto, alguns outros horários podem ser incluídos, tais como:

  • ao acordar: antes mesmo de tomar o café da manhã é importante realizar uma escovação, especialmente para retirada da película que se forma ao redor dos dentes e sobre a língua durante o sono;
  • após consumir alguns tipos de alimentos: especialmente os açucarados, sejam eles comidas ou bebidas. Álcool e café também devem fazer parte, o primeiro por diminuir a produção de saliva (o que contribui para formação de bactérias), o segundo por provocar manchas nos dentes.

Mas outros pontos precisam fazer parte da rotina de higiene bucal ideal, entre eles:

  • trocar a escova de dentes a cada três meses, ou quando perceber desgaste nas cerdas;
  • ter um kit de higiene sempre por perto, especialmente se você passa longos períodos fora de casa;
  • cuidar da alimentação, dando preferência a comidas e bebidas naturais e mais saudáveis;
  • ter atenção redobrada à escovação noturna, ou seja, antes de dormir;
  • não abusar dos antissépticos bucais, evitando que eles removam as bactérias boas da boca;
  • visitar o dentista a cada seis meses e não apenas quando estiver com dor ou algum desconforto.

fio dental

Doenças bucais que podem surgir pela má higienização

Na odontologia prevenir é a melhor indicação para evitar os problemas bucais, já que a má higienização é a responsável por grande parte desses transtornos. Por isso, o uso da escova de dentes e fio dental é tão importante.

Entre os mais conhecidos está a cárie, que consiste na deterioração dos dentes, formando pequenos buracos que podem causar dor, infecções e até a perda.

As causas mais comuns da formação da cárie — além de, claro, limpeza incorreta dos dentes — estão os hábitos alimentares não saudáveis, incluindo o consumo excessivo de açúcar seja em comidas, seja em bebidas, ou mesmo fatores hereditários.

Bactérias pela falta de higiene bucal e doenças não bucais que levam à alteração do pH da boca também podem contribuir para a formação das cáries.

Vale lembrar que uma cárie não tratada pode levar a doenças graves. Isso porque as bactérias presentes nos dentes podem chegar à corrente sanguínea e atingir órgãos importantes como pulmão, coração e até o cérebro. Com consequências importantes, essas patologias podem levar até a morte.

Além da cárie, outros problemas podem surgir quando a escova de dentes e fio dental não são utilizados corretamente e a rotina de higiene bucal não é realizada, tais como:

  • gengivite;
  • periodontite;
  • endocardite bacteriana;
  • retração gengival;
  • placa bacteriana;
  • tártaro;
  • mau hálito;
  • lesões malignas;
  • comprometimento da raiz dentária;
  • necessidade de tratamento de canal.

Ou seja, muito pode ser evitado simplesmente utilizando a escova de dentes e fio dental diariamente.

Porque orientar as crianças quanto ao uso da escova de dentes e fio dental

Como dito anteriormente, a prevenção ainda é o melhor tratamento para quem se preocupa em manter a boca saudável. Também por isso, orientar as crianças desde muito cedo quanto ao uso da escova de dentes e fio dental ajuda a evitar que elas tenham problemas bucais, ainda mais os relacionados à falta de higiene.

O cuidado com a saúde da boca deve começar quanto antes. Logo após as mamadas — seja leite materno, seja mamadeira — fazer a higienização das gengivas com um lenço umedecido ajuda bastante.

Conforme os dentes de leite forem surgindo, o uso de escovas infantis apropriadas, somadas às primeiras visitas ao odontopediatra é o melhor caminho para ensinar os pequenos a como cuidar corretamente da boca como um todo.

Com o tempo, o fio dental passa a ser incluído nessa rotina, garantido que eles levem esses hábitos saudáveis pela vida toda.

 

fio dental

Como saber se está usando a escova de dentes e fio dental corretamente?

Se mesmo com todas as orientações sobre o uso correto da escova de dentes e fio dental você ainda tiver dúvidas se está fazendo tudo certo, há formas de verificar isso.

Na consulta ao seu dentista, solicite que ele lhe oriente quanto ao uso das pastilhas evidenciadora de placa. Esse produto é facilmente encontrado em farmácias ou comércios que trabalham com itens de cuidados pessoais.

A proposta é que você mastigue essas pastilhas após a escovação. Ela vai liberar um pigmento vermelho que indica os lugares onde a placa não foi devidamente removida. Assim, você identifica pontualmente quais partes dos seus dentes precisam de mais atenção.

Saber usar a escova de dentes e fio dental corretamente é uma maneira de cuidar corretamente da sua higiene bucal. Além dos demais cuidados citados, contar com bons profissionais também é fundamental para a sua saúde de maneira geral.

A OralDents conta com uma equipe altamente qualificada em variadas especialidades da odontologia. Do clareamento dentário aos implantes e próteses, a OralDents pode lhe ajudar.

Entre em contato conosco agora mesmo e agende sua consulta. Venha conhecer nossa estrutura e se surpreender com os tratamentos que temos para deixar seu sorriso ainda mais bonito e saudável!

 

 

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!