O Que Você Procura ?

escova de dente elétrica

Escova de dente elétrica: quanto custa e quais suas vantagens

dentista2

A tecnologia vem abrangendo toda a odontologia, sendo uma forte aliada à saúde bucal e ao trabalho dos dentistas. Dentre as inovações mais recentes está a escova de dente elétrica, que apresenta características que a manual não possui.

Com um custo maior que os demais tipos de escova, a escova elétrica promete uma escovação mais eficiente e precisa que as tradicionais. Com efeito, estão cada vez mais conhecidas e presentes em supermercados e farmácias.

Esse instrumento da higiene bucal funciona por bateria ou pilha tendo como sua principal particularidade as suas cerdas que possuem movimento próprio. Com isso, visa alcançar áreas da boca que a manual não atingiria, podendo conter funcionalidades adicionais, dependendo de sua escolha.

Apesar de todos esses diferenciais, vale a pena mesmo realizar a troca? Saiba mais sobre essa inovação neste texto e boa leitura!

Escova de dente elétrica ou manual?

Apesar de todas as características adicionais da escova de dente elétrica, a manual não deixa de ser eficiente. Uma escovação feita com paciência e buscando atingir todas as áreas da superfície bucal é suficiente para evitar danos e complicações nessa zona.

Além disso, é importante destacar a importância de a escovação ser feita com um creme dental com flúor. A proporção indicada do creme dental é a semelhante ao tamanho de uma ervilha, evitando exageros.

Contudo, as particularidades de cada uma que a faz vantajosa ou não dependendo do caso. E são as exigências e as necessidades de cada um que faz a escolha ideal.

Vantagens da escova de dente elétrica

Dentre as vantagens da escova de dente elétrica podemos citar a sua eficaz ação contra a gengivite e suas fases. Ao mesmo tempo, a escova elétrica também é capaz de adicionar maior potência e facilidade na remoção da placa bacteriana. Sendo possível perceber o efeito da escova elétrica após 3 meses de uso.

Outra necessidade que faz a escova elétrica ser mais indicada está nos casos de dificuldades quanto a mobilidade, que engloba principalmente crianças. Nessa situação esse tipo de escova é mais eficiente, já que exige menor destreza durante a escovação.

Pessoas que usam o aparelho ortodôntico também podem ver na escova de dentes elétrica uma solução, já que se facilita a limpeza dos bráquetes e outras peças.

dentista1

Acima de tudo, uma de suas principais características, além da movimentação das cerdas, é a precisão e a constância dos movimentos. Durante a escovação manual a força tende a se perder no processo, favorecendo a proliferação de bactérias e a formação da placa bacteriana e cáries.

Tendo isso em vista, a escova elétrica consegue combater melhor esses e demais danos à saúde bucal, deixando os dentes mais limpos para as próximas fases da higiene bucal.

Desvantagens 

Dependendo das orientações do dentista quanto ao caso, e demais circunstâncias, a escolha da escova elétrica pode não ser tão vantajosa. O preço dessas escovas, como dito, é superior as demais, o que faz o seu uso ser menos acessível.

Ademais, o uso desse utensílio requer troca de peças constantes, sendo indicada a troca das cerdas regularmente a cada três meses de uso.

Na escolha da escova ideal, deve se levar em conta a forma da cabeça da escova e a espessura de suas cerdas. Logo, mesmo que se opte pela escova elétrica, deve se ter em mente a sua variedade de modelos. O indicado é que as cerdas sejam uniformes e macias, e a cabeça circular e pequena; para atingir melhores resultados.

Por fim, esse tipo de escova não possui contraindicações, porém, a indicação é feita para pessoas que não apresentam algum tipo de debilidade motora. Contudo, deve se manter o cuidado necessário na escovação.

escova de dente elétrica infantil
Pai e filha realizando a escovação dos dentes.

Escova de dente elétrica infantil

A escova de dentes elétrica pode ser uma ótima opção para chamar a atenção das crianças quanto a higiene bucal. Por se tratar de uma inovação, é algo diferente e que desperta a curiosidade e a disposição nos pequenos.

É importante que desde a infância as crianças aprendam a cuidar de saúde bucal, uma maneira de realizar essa tarefa é deixando o momento mais agradável. Fora isso, na fase inicial da escovação o uso da escova elétrica pode ser crucial para uma melhor escovação e para o combate de problemas bucais.

As características desse tipo de escova deve ser de acordo com a faixa etária da criança, além de que a escovação deve ser sempre acompanhada por um adulto.

Escova de dente elétrica preço

O preço da escova de dente elétrica varia em torno de R$ 50,00 a R$ 600,00, possuindo vários modelos e funcionalidades adicionais diversas.

Escova de dente elétrica é melhor?

A tecnologia visa facilitar e tornar a saúde bucal ainda mais acessível, englobando bem-estar e conforto. Com isso, para as pessoas que buscam uma maior praticidade e que não possuem muito tempo disponível, se render as novas criações pode ser uma boa ideia.

Entretanto, isso não indica que as demais formas de aplicação não conseguem alcançar os mesmos resultados. Uma vez que se prioriza e se preza por uma higiene bucal completa, o efeito será o mesmo; a melhor saúde bucal.

Portanto, uma vez que se faz a escolha e o uso correto da escova, a passagem correta do fio dental,  fazendo o uso diário do enxaguante bucal, seu sorriso se manterá em sua melhor condição.

As visitas regulares ao consultório odontológico são de suma importância para que além da escovação, a higiene bucal em si seja avaliada. O acompanhamento e a análise de um profissional são essenciais para que através das orientações, se realize a higiene bucal de forma assertiva.

Higiene e saúde bucal

A higiene bucal, compreende todas as fases da escovação, sendo necessária não só para a saúde bucal, mas também para a saúde do nosso corpo em geral.

Com isso, para manter nossa higiene bucal sempre em dia, devemos sempre realizar a escovação logo após as refeições ou ao menos 3 vezes ao dia. O creme dental deve conter flúor em sua formula e não ser aplicado em exagero. A preocupação principal é que a escova atinja até mesmo as áreas mais escondidas.

A passagem do fio dental deve acompanhar as escovações, e é imprescindível para que seja feita a remoção dos resíduos entre a dentição. O indicado é realizar esse processo ao menos uma vez por dia. O uso do enxaguante bucal também deve ser diário e pode ser feito logo ao acordar ou prestes a se deitar.

Deve se acolher também visitas regulares ao consultório odontológico, já que são a base da ação preventiva aos problemas bucais. A consulta devida com um profissional é capaz de perceber o estágio inicial de doenças e de recorrer o paciente a tratamentos no tempo certo. Aliás, a limpeza dental deve manter a regularidade de seis meses.

É com base nessas atitudes simples do cotidiano que se percebe a diferença quanto a saúde do sorriso. Os bons hábitos vão além da higiene bucal e da visita regular ao dentista, também conservando a boa alimentação e a boa hidratação. É só com esse conjunto de cuidados e medidas preventivas que o sorriso ideal é alcançado.

Mantenha sua saúde bucal em dia, agende uma avalição agora e garanta o seu melhor sorriso. E se gostou do texto, tem alguma dúvida ou algum outro tipo de informação, deixe aqui um comentário!

 

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!