O Que Você Procura ?

emergência odontológica

Emergência odontológica, saiba o que fazer quando acontecer!

dentista2

Imagine que você sofre um acidente e nele, perde um dente e ele pode dar uma complicação. Quando isso acontece, damos o nome de emergência odontológica.

O que você faria nesse caso? Porque nem todas as cidades oferecem serviço emergencial quando o assunto é odontologia.

Para ajudar aqueles que podem sofrer uma emergência odontológica, listamos aqui o que fazer quando isso acontecer e como resolvê-la.

O que é emergência odontológica?

Você conseguiu se imaginar no acidente acima? Se sim é sinal de que você está em uma emergência odontológica, talvez você nem saiba o que ela é, por isso este texto.

Quando você está ou acontece alguma situação que haja sofrimento, dor, ou desconforto e a origem desses problemas são: dores, sangramentos ou quebraduras nos ossos da região bucal, chamamos de emergência odontológica.

Você deve estar se perguntando por que é importante saber disso, e é bem simples a resposta. Situações como a de um traumatismo dentário assustam e quando não tratadas podem se transformar em algo muito pior.

Por isso, ao acontecer qualquer caso que considere como uma emergência odontológica, busque o profissional mais próximo de você.

Como saber se meu caso é uma emergência odontológica?

Assim como em qualquer parte do nosso corpo, quando machucamos ou algo diferente do comum acontece, podemos tomar um susto bem grande.

Quando se trata de crianças é ainda mais preocupante, afinal, elas são mais sensíveis e mais suscetíveis a quedas que podem haver quebra ou perda dos dentes.

E nesses casos, começa a dor e o desconforto, que podem ser difíceis de suportar, sendo necessário a presença de um serviço odontológico imediatamente é sinal que de você está necessitando de atendimento emergencial odontológico.

dentista1

Quanto mais rápido você ir ou levar a pessoa que está precisando de atendimento em um especialista, mais rápido ela irá se sentir confortável e também tem mais chances de resolver o problema e a partir disso achar a raiz do que causou o problema.

Existem certos tipos de emergências que precisam da devida atenção, para entender melhor quais são eles, te explicarei no próximo tópico.

Tipos de emergências odontológicas

Alguns fatores como sangramento ou dor crônica precisam de uma devida atenção quando acontecem. Por isso, situações como essa, o ideal é procurar um profissional de saúde que seja especializado dependendo do assunto.

Cabe dizer que apesar do susto e tensão do momento, nem todas as situações necessitam da ida imediata em um dentista, por isso, consideramos como emergências odontológicas, os seguintes casos:

  • dor intensa nos dentes;
  • descolamento da coroa de um dente;
  • fratura ou perda de um dente;
  • ferimentos na bochecha ou na língua;
  • dores e sangramento na gengiva;
  • abscessos dentários;
  • algum objeto preso entre os dentes;
  • trauma na região da boca.

Se a situação estiver dentro de um desses temas, procure imediatamente ajuda profissional para que não comprometa sua saúde bucal.

emergência odontológica sus

O que fazer numa situação de emergência odontológica?

Como em qualquer outra situação, sempre tem aquela pessoa que pode surgir com algum tipo de conselho para ajudar no momento urgência odontológica.

Apesar de haver casos que realmente podem amenizar a situação, há casos também que podem piorar o estado, por exemplo, se for trauma em algum dente, deixando manchas, desgaste do esmalte e até a perda definitiva dos dentes.

Para começarmos a pensar no que pode ser feito, a primeira coisa que tem que vir em mente é a de manter a calma, afinal, a pressa é inimiga da perfeição.

Dicas para se fazer em uma emergência odontológica

Antes de ir para o local onde fará o atendimento de urgência, você pode realizar alguns passos, como:

  • Enxaguar a boca com água morna;
  • Em casos de objeto preso entre os dentes, você pode tentar removê-lo com o fio dental, mas de forma delicada. Se não for possível retirá-lo, evite usar objetos pontiagudos ou de corte;
  • Se aconteceu algum tipo de fratura ou queda de dentes, enxague o dente com água morna para retirar sujeiras, lembrando de não o esfregar, para não comprometer a raiz do dente.
  • Criança que perdem o dente de leite, ele deve ser armazenado em um pote com leite, soro fisiológico ou até mesmo a saliva da pessoa. Ao fazer isso, as chances de o dente poder ser reimplantado são maiores, porém, não tente fazer isso sozinho, porque quando feito de forma errada pode danificar o dente permanentemente.
  • Quando for algum tipo de sangramento, aplique pressão direta sobre o foco do sangramento com um pano limpo;
  • Em casos de inchaço, é aconselhável fazer compressas frias na face, já que elas ajudam a reduzir a dor e o inchaço no local;
  • Não faça compressas quentes ou frias diretamente na gengiva ou nos dentes de modo algum;
  • Não utilize qualquer medicamento ou pomada nos dentes e gengivas;
  • Evite qualquer tipo de tratamento caseiro;
  • E por último, claramente, procure um atendimento odontológico o mais rápido possível.

Tais dicas não são regras, mas são soluções que ajudam caso seja necessário. Entretanto, a melhor opção é sempre ir em um profissional especializado.

O atendimento em casos de emergência odontológica

Apesar da urgência, o procedimento de atendimento, primeiramente é feito uma consulta rápida, para examinar o local onde aconteceu a lesão, e a partir disso, avaliar a situação e encaminhando para os devidos procedimentos.

Certas situações podem precisar de exames, como radiografia para entender melhor o que aconteceu na parte lesionada.

A partir disso, é possível identificar o que será feito, como se será necessário extrair o dente, ou algum tipo de reimplante dentário, drenagem de infecções, controle de sangramentos, sutura de cortes, retirada de objetos presos entre os dentes, etc.

Onde encontrar emergência odontológica?

Mais uma vez destaco a importância de se procurar um especialista em um serviço de emergência, afinal ele é quem saberá tratar do caso da melhor forma possível.

Como em emergências o normal é procurarmos por hospitais e pronto-atendimentos, pode ter certeza que irá encontrar um profissional lá.

Além deles, os prontos-socorros especializados e consultórios com horário estendido de atendimento, também são uma boa opção. Nesse caso, consulte o horário no site ou redes sociais desses lugares.

O SUS (Sistema Único de Saúde), também oferece atendimento 24h para situações como essa, por isso, pode ser uma opção também caso você precise em uma situação de emergência odontológica, até mesmo se estiver em uma viagem.

Apesar de não podermos controlar as emergências odontológicas, podemos manter a saúde bucal em dia, sabe como? Agendando sua  avaliação aqui!

Mais saúde para seu sorriso e mais motivos para sorrir. Agora, lembre-se, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão?

Deixe seu comentário aqui que será um prazer em responde-lo!

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!