Elástico ortodôntico: como funciona, para que serve e tipos
O elástico ortodôntico possui a função de auxiliar no tratamento ortodôntico exercendo funções que o aparelho sozinho não conseguiria.
Existem diferentes modelos de elásticos e todos são feitos para exercerem funções específicas que só eles conseguem.
Neste blog falaremos mais a respeito desse recurso utilizado em alguns tratamentos odontológicos. Confira:
Aqui você vai encontrar:
Para que serve o elástico ortodôntico?
O elástico ortodôntico é um recurso que auxilia o dentista na correção de certos problemas odontológicos que só com o uso do aparelho não é possível.
Desse modo, ele é um recurso adicional que o profissional tem a sua disposição para auxiliá-lo durante os tratamentos.
Sendo assim, ele é utilizado de modo que exerça uma força entre eles para corrigir problemas de má-oclusão.
Geralmente ele é fixado nos braquetes que possuem ganchinhos de fixação, e no caso do aparelho externo, há o local correto para posicioná-lo.
Porém, em alguns casos, dependendo de onde for necessário exercer a força, é possível fazer novos ganchos utilizando um pequeno arame. Esse gancho feito desse modo é chamado kobayashi.
Utilizando-o em conjunto com o elástico ortodôntico, o dentista consegue exercer pressão onde desejar, de modo que ele consiga resolver vários tipos de má oclusão.
Além disso, com o avanço da odontologia surgiu-se o mini implante ortodôntico, que serve como um novo gancho que é posicionado na gengiva e firmado no osso periodontal.
Ele torna possível utilizar o elástico ortodôntico sem a necessidade de interferir no alinhamento dos outros dentes além dos necessários.
No caso do aparelho externo não há como fazer o uso do kobayashi, porém esse não é um problema, visto que ele consegue efetuar sua função sem o auxílio dele.
Desse modo, normalmente ele é utilizado para:
- Corrigir diastemas, apinhamentos e mordidas erradas;
- Movimentar os dentes;
- Refrear ou impulsionar o crescimento da maxila (aparelho externo);
- Correção de más-oclusões tipo 2 e 3.
Dessa maneira é possível perceber que o elástico ortodôntico é responsável por diversas funções, sendo que a principal delas é acelerar o tratamento.
Portanto ele acaba sendo indicado para quase todos os tipos de aparelho, com exceção dos modelos estéticos.
Como usar?
Caso o dentista julgue necessário fazer o uso desse tipo de utensílio, ele orientará o paciente a respeito de seu uso, como em que gancho deve ser utilizado e afins.
Geralmente seu uso pode ser feito a de modo intrabucal e extrabucal, no qual o extrabucal serve para movimentações esqueléticas enquanto interior realiza movimentações dentárias.
Sendo assim, os extrabucais servem para corrigir casos de prognatismo e retrognatismo, enquanto o intrabucal corrige problemas como apinhamento, diastemas e similares.
Além disso, ele orientará a respeito do tempo de uso, que geralmente é o tempo todo até que não seja mais necessário utilizá-lo.
Geralmente, quando há a colaboração por parte do paciente, o tempo de uso do elástico é bem curto.
Porém, visto que ele depende muito da cooperação do paciente, caso ele não utilize-o seu tempo de uso pode estender-se bastante, podendo chegar até a impossibilitar a correção.
Elástico ortodôntico dói?
Assim como qualquer tipo de tratamento em que é necessário exercer algum tipo de força sobre os dentes há um certo incômodo em especial no início.
Além disso, também é comum que os dentes pareçam um pouco moles, isso se deve a força adicional exercida pelo elástico.
Por isso é necessário utilizá-lo mesmo sentindo dor, pois o desconforto é passageiro e tende a persistir apenas nos primeiros dias.
Porém, caso a dor seja muito forte ou continue intensa mesmo após alguns dias de uso o dentista deve ser acionado e notificado a respeito da situação.
Elástico ortodôntico quanto tempo usar?
Assim como o nome sugere, ele é um elástico e como tal perde suas propriedades elásticas com o passar do tempo.
O que significa que nessa época ele deve ser trocado por outro igual. Para que isso seja possível, geralmente quando o dentista recomenda seu uso, ele oferece um pequeno saquinho que contém várias outras borrachinhas que servem como reservas.
Desse modo, é importante que o paciente realize as devidas trocas no momento correto para reduzir o tempo de uso desses elásticos ainda mais.
Tipos
Atualmente existem três tipos de elásticos ortodônticos disponíveis para uso odontológico, sendo que dois deles são classificados como intraorais e um como extraoral.
Desse modo, os intraorais são utilizados apenas internamente a boca e eles são:
- Intermaxilares, que afetam a mandíbula e a maxila, podem ter o formato triangular ou ligarem diretamente um dente ao outro ou ao mini implante;
- Intramaxilares, que afetam apenas a mandíbula ou maxila, e nunca as duas juntas.
Além desses dois modelos, ainda há o extrabucal que é utilizado em conjunto com o aparelho externo e pode executar ajustes tanto esqueléticos quanto dentários.
Desvantagens do elástico ortodôntico
Assim como qualquer tipo de tratamento onde há o uso de força para realizar ajustes ortodônticos, sendo assim, é possível que a força exercida possa causar problemas.
Além disso, quando os pontos de apoio são os dentes, é possível que ele acabe interferindo no alinhamento dos dentes que se encontram entre os pontos de apoio.
Porém esse problema pode ser resolvido com o uso de mini implantes ortodônticos. Esses mini implantes são pequenos pinos instalados na gengiva.
Eles servem como ponto de apoio para os elásticos, desse modo é possível evitar utilizar os dentes como ponto de apoio para o elástico ortodôntico.
Sendo assim, ele evita a necessidade de interferir nos dentes onde não é necessário e torna o tratamento com o elástico mais preciso.
Recomendações do elástico de aparelho ortodôntico
Para se ter a melhor experiência possível com o elástico ortodôntico é necessário tomar alguns cuidados, como:
- Retirá-los para se alimentar e higienizar a boca;
- Utilizá-los pelo tempo recomendado pelo dentista, podendo utilizá-las até mesmo durante o sono;
- Tenha cuidado ao retirá-lo;
- Sempre utilize-o da maneira recomendada pelo dentista.
A partir desses cuidados é possível ter a melhor experiência possível durante o uso dos elásticos.
Sendo assim, além dessas recomendações é extremamente importante seguir todas as orientações do dentista, pois ele é o responsável por todo o tratamento. Isso significa que ele sabe exatamente qual o objetivo do uso do elástico ortodôntico.
Visitas regulares ao dentista
Através das visitas regulares ao dentista devem ser feitas periodicamente para que seja possível realizar a manutenção do aparelho ortodôntico e para receber mais elásticos ortodônticos.
Além disso, quando elas começam cedo com a odontopediatria é possível descobrir problemas como cáries e afins antes que se tornem complicações graves.
Por meio delas também é possível realizar a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses, e no caso do uso de aparelhos de 3 em 3 meses.
Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(0 comentário)