Dor no maxilar o que pode ser? Confira aqui as principais causas
A dor no maxilar não é uma complicação em si, mas sim um sintoma que indica que há algo de errado no seu maxilar.
Sendo assim, ela pode significar que há alguma doença ou transtorno afetando a região do maxilar. Desse modo, ao sentir qualquer tipo de dor no maxilar é recomendado procurar um dentista para que ele possa avaliar e descobrir qual a causa da dor.
Além disso, a visita ao dentista também é responsável por garantir que o profissional possa iniciar o tratamento adequado para a condição.
Portanto, confira as principais causas de dor no maxilar:
Aqui você vai encontrar:
Bruxismo
O bruxismo é uma disfunção que faz o paciente ranger e/ou apertar os dentes. Além do desgaste causado nos dentes por esses hábitos, também há uma grande pressão exercida na ATM.
Desse modo, essa condição pode acabar causando dor no maxilar, na ATM, nos dentes, de cabeça, ao abrir a boca e ao mastigar.
O bruxismo pode ocorrer tanto durante a noite quanto durante o dia, porém quando ocorre durante o dia, recebe o nome de briquismo.
Apesar de possuírem nomes diferentes, eles são a mesma condição, com os mesmos sintomas, sendo a única diferença o fato de um ocorrer durante o sono enquanto o outro ocorre durante o dia, enquanto o paciente está acordado.
Essa condição não possui uma causa definida, porém sua origem é associada à alguns fatores psicológicos, como ansiedade e estresse, mas também pode ser uma condição herdada dos pais ou causada por problemas respiratórios.
Sendo assim, caso perceba algum desses sintomas, é importante consultar-se com um profissional para que a causa dessa condição possa ser descoberta e inicie-se o tratamento.
Geralmente o tratamento é feito através da utilização da placa de bruxismo em conjunto com outros tipos de tratamento para aliviar o estresse.
Em alguns casos também pode ser indicado a utilização de remédios relaxantes musculares para aliviar a tensão no maxilar.
Má-oclusão
Alguns tipos de má-oclusão podem fazer com que haja uma tensão a mais no maxilar, o que pode pode acabar causando dor no maxilar.
Além da dor no maxilar, alguns tipos de má-oclusão podem dificultar a higienização dos dentes, além de causar dor e desgaste neles.
Essa condição pode ser herdada dos pais ou desenvolvida devido a hábitos parafuncionais, como uso prolongado de chupetas, roer unhas ou sucção do polegar.
O tratamento pode variar de acordo com a idade do paciente, visto que durante a infância e adolescência esses problemas podem ser tratados através do uso de aparelhos ortodônticos.
Já durante a fase adulta, devido ao fato de a arcada dentária e a formação óssea estar completa, sendo assim, ela não permite movimentações ortodônticas, tornando necessário a realização de uma cirurgia ortognática, que é a cirurgia responsável por corrigir os problemas relacionados ao posicionamento dos dentes e do maxilar.
Impactos
Os impactos no rosto também são responsáveis por causar dor no maxilar, especialmente em caso de fratura ou deslocamento do maxilar.
Os possíveis sintomas são dor no maxilar, inchaço da região, surgimento de hematomas e possíveis sangramentos dependendo da intensidade do impacto.
Quando o impacto é muito forte, é importante consultar-se com um profissional para uma melhor avaliação do impacto.
Desse modo é possível verificar se não houve nenhuma fratura ou deslocamento do maxilar. E caso tenha ocorrido alguma das duas situações, o profissional é capaz de iniciar o tratamento mais adequado para o caso.
Disfunção temporomandibular (DTM)
Disfunção temporomandibular é o nome dado a qualquer distúrbio que afete a articulação temporomandibular (ATM), que é a articulação entre o crânio e o maxilar.
Esse problema é responsável por causar dor no maxilar, de cabeça, de ouvido, estalos e zumbidos ao movimentar a articulação.
Geralmente sua causa está associada a hábitos parafuncionais, possíveis impactos na região do maxilar ou ao bruxismo.
O tratamento dessa condição pode variar de acordo com sua causa, podendo ser a utilização de uma placa rígida entre os dentes, no caso de ser causado por bruxismo, fisioterapia, analgésicos e anti-inflamatórios.
Problemas odontológicos
Alguns problemas odontológicos, como gengivites, periodontites, abscessos e cáries podem causar dor que com o passar do tempo também pode afetar o maxilar.
Geralmente esse problemas são causados por uma higienização bucal falha, portanto a principal maneira de prevenção é cuidar bem da higiene bucal, desse modo é possível manter a boca livre de complicações oriundas da má higienização.
O tratamento dessas condições varia de acordo com o problema que está afetando o paciente, visto que cada uma dessas condições exige um tratamento diferente.
Portanto, o indicado é ir a um dentista para que ele possa avaliar qual a causa e iniciar o tratamento adequado para a condição em questão.
Sinusite
A sinusite é uma condição que consiste em uma inflamação da mucosa das cavidades internas do rosto, que recebe o nome de seios da face.
Essa condição é responsável por causar uma dor forte na região entre os olhos e nas maçãs do rosto, além de secreções escorrendo do nariz.
O tratamento dessa condição é feito através de antibióticos, analgésicos e corticoides de via oral. Além disso, é importante lembrar que apenas um médico pode indicar o tratamento correto e receitar os devidos remédios.
Sendo assim, é extremamente importante consultar-se com um profissional ao sentir os sintomas dessa condição.
Visitas regulares ao dentista
Através das visitas regulares ao dentista o paciente pode alertar ao profissional quaisquer tipos de sintomas que ele esteja sentindo, como por exemplo a dor no maxilar.
Dessa forma o profissional é capaz de avaliar a causa da dor e iniciar o tratamento adequado para cada caso.
Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.
Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.
Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.
Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Deixe um Comentário
(0 comentário)