Dor de dente insuportável: o que fazer?
Todo mundo alguma vez na vida, já se deparou com uma dor de dente insuportável, mas não sabia o motivo. As dores de dente não costumam começar já de forma tão abrupta, a dor costuma ir aumentando gradualmente, de acordo com o problema que está causando a dor.
Geralmente, não é sempre que a dor de dente é realmente um sintoma de um problema grave. Pode se tratar de uma sensibilidade breve e passageira.
Porém, quando a dor de dente afeta a polpa do dente, a dor se torna mais intensa e caso não seja investigada a razão, pode se tornar algo bem grave.
A polpa do dente é a parte interna, que compõe o dente. A polpa é formada por um tecido macio e é quem mantém a vida útil do dente.
Ela também faz parte do tecido conjuntivo, contendo fibras, vasos sanguíneos e nervos. Por isso a polpa dentária é a parte mais sensível do dente.
As causas da dor de dente insuportável, podem variar, sendo desde problemas da saúde bucal ou algum impacto que o dente tenha sofrido.
Por causa disso, é importante que você saiba quais as possíveis causas para a sua dor de dente, o que fazer e como tratar.
Aqui você vai encontrar:
Quais complicações podem provocar uma dor de dente insuportável?
Cáries
O acúmulo de bactérias na superfície do dente, pode provocar o surgimento de cáries, que corroem a estrutura do dente, causando dores e incômodos.
As cáries geralmente surgem por uma má higiene bucal, onde restos alimentícios ficam por muito tempo nos dentes. Esse acúmulo de restos alimentícios, criam uma colônia de bactérias, elas agem e danificam o dente de fora para dentro, através da placa bacteriana.
A placa bacteriana também age modificando a cor dos dentes, deixando-os amarelados e caso não sejam tratados corretamente e rapidamente, podem fazê-los escurecerem.
A cárie não é contagiosa, afetando somente a pessoa que está com a higiene bucal defasada.
Os sintomas de que você está desenvolvendo cáries nos dentes são:
- Dor de dente que aumenta ao tentar ingerir alimentos doces, frios ou quentes;
- Sensibilidade ao tocar o dente comprometido;
- Presença de pequenos furos na estrutura do dente;
- Inchaço e sensibilidade da gengiva;
- Formação de pontos pretos no dente.
É importante ao notar os sintomas, procurar um dentista o quanto antes, para que a estrutura do dente não seja comprometida e o tratamento adequado seja realizado.
O tratamento da cárie é realizado em consultório, com um dentista. Estando no início, geralmente é realizada uma raspagem no dente, sendo restaurado em seguida.
Entretanto, caso já se encontre em estágio avançado, tendo atingido a polpa do dente, pode ser necessário um tratamento de canal ou até mesmo a extração do dente.
Para evitar a ocorrência de cáries, é necessário que a higiene bucal seja mantida, com escovações pelo menos três vezes ao dia, passar fio dental para retirada de restos alimentícios, além de manter visitas periódicas ao dentista. Alguns remédios caseiros podem aliviar as dores no dente.
Mesmo realizando todo o processo de prevenção contra cáries, existem pessoas que possuem predisposição genética a desenvolvê-las. Sendo assim, as cáries podem surgir mesmo com todos os cuidados. Por isso as visitas frequentes ao dentista são tão importantes.
Sinusite
Nem toda condição que surge nos dentes, tem sua causa atrelada a ela também. Doenças como sinusite podem provocar dores nos dentes e desconforto.
Isso acontece devido à proximidade do local da inflamação da sinusite, com os dentes. É uma relação direta com os nervos e a dor que a sinusite causa neles.
Sensibilidade nos dentes
Quando o esmalte do dente se desgasta, causando a exposição da dentina, que é a camada interior mais vulnerável do dente, pode surgir a sensibilidade nos dentes.
A sensibilidade causa bastante desconforto, atrapalhando a consumir alguns alimentos e até água em alguns casos.
O desgaste pode acontecer por inúmeras razões, pode ser por má alimentação, consumir muitos alimentos ácidos, desgaste natural do esmalte dentário ou por bruxismo, que é o ranger constante dos dentes, enquanto dorme.
O bruxismo é uma condição grave e precisa ser tratada com apoio odontológico, para minimizar os efeitos. O bruxismo pode estar relacionado também a estresse e ansiedade.
Fraturas nos dentes
Quando ocorre algum impacto na região da boca, os dentes podem se fraturar, sendo quebrados ou trincados.
Esses impactos podem acontecer de diversas maneiras, traumas, bruxismo ou até mesmo cáries podem provocar essas fraturas.
Além disso, normalmente é bem fácil de identificar quando a fratura ocorre em algum dente da frente, porém nos dentes molares e pré-molares é mais difícil de identificar.
Geralmente, o tratamento da fratura dentária pode ser feito através do polimento, colagem ou, em casos mais severos, pode ser necessário fazer a extração do dente.
Doenças relacionadas à gengiva
Por causa da proximidade entre a gengiva e os dentes, as inflamações que acontecem na gengiva podem provocar dores no dente, ou podem ser confundidas como uma dor no dente.
Por isso, doenças como a gengivite podem ser apresentar esse tipo de dor forte.
Como aliviar a dor insuportável nos dentes?
Algumas formas de aliviar as dores no dente são:
- Bochechar água com sal;
- Bochechar chá de gengibre e própolis;
- Usar cravo-da-índia;
- Passar o fio dental e escovar os dentes.
Essas dicas podem te ajudar a aliviar as dores, eliminando bactérias extras que podem prejudicar mais ainda o que esteja causando a dor, porém é importante ressaltar que somente um profissional pode de fato dizer o que está acontecendo e como deve ocorrer o tratamento.
Em caso de qualquer sintoma semelhante ao que foi citado nesse artigo, procure imediatamente um dentista!
Visitas regulares ao dentista
É pelas visitas regulares ao dentista que é possível identificar e tratar qualquer tipo dor de dente e ser indicado para o melhor tratamento possível.
Além disso, em caso de tártaro, cáries e doenças periodontais, é somente em consultório odontológico que se é possível tratar essas e outras causas.
É por meio das visitas periódicas ao dentista que procedimentos como a profilaxia (limpeza profissional) podem ser feitos, mantendo a zona bucal limpa e livre de complicações.
Por fim, pela avaliação do dentista podem ser feitas observações e indicações para que a saburra não venha ser mais um problema.
O indicado é que as visitas regulares ao dentista ocorram ao menos 2 vezes ao ano (de 6 em 6 meses).
A visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(0 comentário)