O Que Você Procura ?

Dor de dente: compressa fria ou quente resolve?

dentista2

Ninguém gosta de sentir dor, certo? Dor de dente, então… Quem já passou sabe o quanto é insuportável. Na impossibilidade de ir ao dentista, é comum procurarmos maneiras, em casa mesmo, para aliviar o incômodo. Os remédios ajudam, mas o ideal é que o profissional prescreva, por isso, muitos partem para um segundo plano: compressa quente ou fria. E aí surge a dúvida, você saberia qual dos dois usar para acabar com sua dor? Acompanhe o post de hoje e confira!

Identifique a sua dor de dente

Para saber qual tipo de compressa usar, é preciso primeiramente entender sua dor. Ela é motivada por alguma infecção, como pus? Ou é de origem inflamatória, após extração de dente ou algum trauma, por exemplo?

Definindo isto, é possível saber qual das duas compressas usar.

Dor de dente: compressa fria

Traumas e recuperação pós-extração dentária causam dor e vêm acompanhadas de inchaço e manchas roxas. Isto ocorre, pois alguns vasos se rompem deixando vazar sangue (causando hematomas, as manchas roxas) e/ou linfa (líquidos que se acumulam e formam os edemas ou inchaços).

Neste caso, é recomendado nas primeiras 48 horas o uso da compressa fria, já que a baixa temperatura vai contrair os vasos, diminuindo o fluxo dos respectivos fluídos, e consequentemente do edema e hematoma, além de diminuir o processo inflamatório e a dor.

Dor de dente: compressa quente

Já a compressa quente vai ter um efeito contrário da fria. Enquanto está última contrai vasos, o calor tem como objetivo dilatá-los, estimulando a circulação. Ela é ideal para situações infecciosas, como aquelas em que há formação de pus, já que, com o calor, o pus será drenado. No caso da boca, esta infecção acontecerá em casos de abscessos que poderão aparecer na gengiva ou ter origem no canal de um dente.

Por dilatar vasos e aumentar o fluxo sanguíneo, a compressa quente também poderá ser utilizada em casos de recuperação de extração de dente, pois irá amenizar os edemas e hematomas, já que agora a grande quantidade de sangue correndo nos vasos acabará recolhendo e purificando os líquidos que vazaram e se acumularam na região lesionada.

“Ué? Mas não era compressa fria?” Você deve estar se perguntando. Pois bem, a compressa fria irá agir necessariamente apenas naquelas primeiras 48 horas já citadas. Passado esse período é que pode e deve usar a compressa quente para amolecer o líquido ainda presente.

Cuidados com as compressas

Embora ambas compressas proporcionem alívio, elas podem ferir a pele e, dependendo da temperatura e do tempo de aplicação, podem causar até mesmo queimaduras. Por isso, o ideal é deixá-las na região por no máximo 15 minutos e, em casos de bolsas, elas devem ser envoltas por um pano.

dentista1

Caso não se tenha as bolsas térmicas em gel, é possível fazer uma compressa fria de gelo enrolado em plástico ou dentro de copos descartáveis. Ou ainda, uma compressa quente feita com uma toalha aquecida com um ferro de passar roupa.

Independente da dor e da compressa indicada, atenção: a dor só será totalmente cessada quando se encontrar e tratar o principal causador. Portanto, procure o mais rápido seu dentista.

Escolhendo um bom dentista

Ao escolher um dentista para cuidar de sua saúde, lembre-se sempre de pesquisar e avaliar antes suas indicações. Por mais que você deseja mudar a aparência em pouco tempo, é importante entender que um bom tratamento precisa de tempo e acompanhamento. Dessa forma, tome cuidado com tratamentos de valores muito baixos ou resultados milagrosos em poucos dias.

Portanto, se você está em dúvida sobre qual profissional escolher, nós te ajudamos nessa escolha também. A Clínica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

O que você estar esperando para garantir seu novo sorriso???

Clique aqui e agende sua avaliação!

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

 

 

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!