O Que Você Procura ?

dentística

Dentística: entenda sua importância para a saúde bucal

dentista2

Ter um sorriso bonito pode ser o sonho de muitos por aí e para que esse sonho se torne realidade, contamos com a dentística, especialidade responsável por isso.

Dentro da área de odontologia, existem diferentes tipos de especialidades com funções específicas para cada tipo de objetivo, por exemplo, ortodontia, odontopediatria, botox, entre outras.

Neste texto iremos falar um pouco sobre a área da dentística e porque escolher um profissional especializado nela para que o sonho do sorriso ideal, se realize.

Dentística o que é?

Quando se trata de saúde bucal, tudo é possível! Com os avanços dentro da odontologia, existem inúmeras soluções quando se trata dela.

Sendo assim, consideramos como dentística, o ramo dentro da odontologia que trata da parte estética e restauração dos dentes.

Também conhecida como odontologia estética, é possível tratar de clareamento nos dentes, resinas, facetas, lentes de contato dental, entre outras.

A partir disso, podemos dizer que a dentística, por cuidar tanto da parte estética, quanto estrutural dos dentes é de extrema importância, porque a partir dela, é possível alinhar o sonho de ter um sorriso bonito e saudável.

Para que os objetivos sejam alinhados, ela se divide em: dentística estética e dentística restauradora.

Divisões dentro da dentística

Um dos objetivos dessa especialidade é o de se preocupar em preservar e devolver a integridade estrutural e funcional dos dentes.

Como isso, a dentística pode ser vista como um ramo que busca fazer o possível para que o resultado seja satisfatório esteticamente.

dentista1

Para que isso aconteça, entenda aqui como a área da dentística se divide:

Dentística restauradora

Neste ramo, é a mais indicada para tratar e cuidar de devidos procedimentos em dentes comprometidos pela cárie, por exemplo.

Quando não tratada da forma correta, a cárie pode se transformar numa doença infectocontagiosa, que além de atingir outros dentes, pode causar maiores danos à saúde bucal do paciente.

Após a remoção da cárie, o dentista deve restaurar o dente, trazendo de volta suas funções que mesclam entre estéticas e mastigatórias.

Hoje em dia, existem diversos tipos de materiais que podem ser utilizados no processo de restauração dos dentes, que juntos da dentística promovem um resultado incrível.

Dentística estética

Aqui temos a especialidade que é responsável por manter a beleza dos sorrisos. Por estar muito em alta, principalmente por causa das redes sociais.

A queridinha do momento de muitos famosos, a dentística estética está se tornando uma “febre”, em que o foco é atingir um sorriso bonito, seja por meio de lentes de contato ou por facetas de porcelana.

O fato de como o sorriso é reinventado pelas lentes de contato e facetas de porcelana contribui bastante pela procura por ambos os procedimentos dentro dos consultórios.

Por meio delas é possível dar uma reinventada no sorriso e perceber como a aparência é valorizada. Ter um sorriso bonito pode ser algo essencial para quem quer ter uma boa imagem.

Afinal, o resultado de uma boa estética bucal é bem visto tanto aos olhos dos outros quanto em relação a você mesmo.

É preciso ter atenção na escolha do profissional para cuidar da sua estética bucal, porque um erro pode custar muito caro, financeiramente e emocionalmente.

Avalie o histórico do profissional, tendo em mente que é preciso que tenha bastante habilidade estética e visual, para que a partir dessa especialidade, consiga construir um sorriso de acordo com o desejado pelos pacientes.

Por fim, é preciso saber que em ambos os tipos de dentística, existem cursos que ensinam os dentistas a reconstruir um dente, de modo que ele fique bem parecido com o original.

A partir disso, é observar o que foi feito, porque é preciso ter cuidado se o dente não perdeu sua parte funcional, pois ao ser restaurado deve cumprir corretamente com as funções mastigatórias que são esperadas após o procedimento.

Existem outros procedimentos na dentística além desses que irei falar a seguir.

dentistica restauradora

Procedimentos comuns da dentística:

Sendo da área estética, alguns pacientes buscam com maior frequência por certos tipos de procedimentos, que variam desde saúde bucal a estética.

Nesses casos, temos:

  1. RESTAURAÇÕES

Como já dito acima, é considerado como um dos procedimentos mais comuns a serem feitos na dentística, principalmente quando se trata de algum trauma causado por cárie ou trauma e que necessite de uma reconstrução da estrutura dentária.

Dessa forma, a restauração irá remover a parte afetada do dente e preencher essa área com materiais específicos para impedir a entrada de bactérias e deterioração do local.

Nesse período, caso não consiga ser finalizado no mesmo dia, é colocado um curativo para o que o paciente não tenha seu dente exposto.

As restaurações podem ser de dois tipos: diretas e indiretas:

  • Restauração direta: para esses tipos de caso, é realizado o procedimento quando o material pode ser aplicado de forma direta no dente a ser restaurado;
  • Restauração indireta: já neste caso, é indicado quando o desgaste é maior, desse modo, o material pode precisar de um preparo mais específico, de modo que haja a possibilidade de o dente seja encaixado futuramente.

comentário

  1. CLAREAMENTO DENTAL

Ter um sorriso branquinho pode ser o sonho de muitos. Para isso, o clareamento dental é uma ótima opção, afinal, eliminaria as manchas e o amarelo dos dentes.

Por meio desse procedimento, é possível recuperar a cor original dos dentes e até deixá-los mais branquinhos – como o dos artistas que você segue nas redes sociais.

Já conhecida por muitos, é nítido como resultados podem ser bastante satisfatórios para os pacientes, além de dar um “up” na autoestima.

Por se tratar de um procedimento bem tranquilo e pouco invasivo, possui pouquíssimas contraindicações para poder clarear os dentes, dentre os requisitos, temos:

  • Estar com a saúde bucal em dia;
  • Longe de problemas bucais, como cáries;
  • Sem doenças periodontais ou lesões dentárias.

Se você estiver com tudo isso da lista em dia, vai fundo no clareamento. Depois disso é só encontrar um especialista em dentística para realizar o sonho dos dentes mais brancos e a partir disso, discutir como o tratamento será feito.

  1. LENTES DE CONTATO

Outro queridinho do momento é o uso das lentes de contato dental, porém, esse tem mais receio de muitos pacientes, mas na maioria dos casos, por falta de informação.

Muitos acreditam que lentes de contato são apenas para questões estéticas, como preservar os dentes originais e promover um aspecto de sorriso mais branco.

Porém, o que muitos não sabem é que essas são apenas partes das funções das lentes de contato, além delas, o procedimento também melhorar a estética dos dentes.

Outro benefício é o de que elas também podem trazer benefícios funcionais e melhorar problemas com o de oclusão e melhora na mastigação do paciente também.

O que chama muito a atenção também é o tempo de duração das lentes de contato, que pode ser de 10 a 15 anos. Mas esse tempo pode variar de acordo com os cuidados de cada paciente com a sua saúde bucal.

E mesmo que elas apresentem um efeito bonito, é sempre bem-vindo a ida no consultório dentista a cada 6 meses para ver se estar tudo em ordem com seu sorriso.

  1. FACETAS DENTÁRIAS

Similares as lentes de contato, as facetas de porcelana têm como principal objetivo o de melhorar a aparência dos seus dentes e corrigir defeitos congênitos de formação do dente.

Em alguns casos, as facetas dentárias podem até mesmo resolver problemas de trincas, fraturas, e é claro, a coloração.

Porém, apesar de semelhantes, há dois fatores bem específicos que as diferenciam das lentes de contato, que são eles a espessura e a forma como o dente é preparado para que o procedimento possa ser feito.

Após o dente estar preparado, é confeccionado uma espécie de faceta provisória, que ficará até o momento que as definitivas estejam prontas para serem colocadas no dente preparado.

Diferente de outros procedimentos, o processo de colocar as facetas dentárias pode ter um desconforto, necessitando de anestesia local para realizar o procedimento, por isso é importante ter a presença de alguém especializado em dentística.

  1. GENGIVOPLASTIA E GENGIVECTOMIA

Por terrem nomes similares, muitos confundem gengivoplastia e gengivectomia, isso pode ser porque ambas podem ser realizadas cirurgicamente da mesma maneira.

O sorriso gengival pode ser algo que geralmente traz bastante incômodo para o paciente, em na maioria dos casos, não tem outra alternativa a não ser a de buscar formas de solucionar esse problema.

Quando isso acontece, é aí que entra a gengivoplastia. Ou seja, esse tratamento é indicado para pessoas que querem resolver problemas mais estéticos do que por questões de saúde.

Nesse procedimento, é realizado uma reconstrução no contorno anatômico da gengiva, em áreas onde o tecido gengival é excessivo.

Já a gengivectomia tem seu foco na saúde do paciente, e é indicada para eliminar o excesso de gengiva, causado por doença periodontal, alinhando o que a denstística mais presa, que é estética e saúde bucal.

Quando ir em um profissional especializado em dentística?

Se olhar no espelho pode ser uma tarefa difícil para quem sofre com problemas de autoestima. Um defeito, mesmo que pequeno, pode incomodar.

Quando isso acontece no seu sorriso, a ideia é procurar um especialista que irá apresentar a melhor solução para seu problema. Além disso,  a falta de um tratamento adequado pode trazer graves consequências, como à perda do dente.

Apesar da dentística focar na estética bucal, ela não está presa apenas nisso. É aconselhável que os pacientes possam ir pelo menos de 6 em 6 meses no consultório dentista. Casso seja possível, inclua nessa conta,  2 dias par ir ao especialista em dentística.

Elevar a autoestima dos pacientes por meio da dentística é algo possível, afinal, ela cria a harmonia em saúde e estética. Desse modo, as estruturas e funcionalidades dos dentes também entram em jogo, principalmente no sentido de lesões, como cáries.

Para que haja um equilíbrio e que sua saúde e estética bucal não sejam comprometidas, é aconselhável as visitas ao profissional. A partir do diagnóstico, irá apresentar as melhores opções dentro da dentística.

Lembrando que caso seja necessário, o paciente pode ser encaminhado para outros profissionais e assim dar continuidade ao tratamento.

Agora que já sabe dos benefícios da dentística para sua saúde bucal, por que não agenda uma avaliação aqui e garanta um sorriso incrível.

E não se esqueça, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!