O Que Você Procura ?

Dentistas não cuidam só dos dentes?

dentista2

A primeira resposta que vem a cabeça para essa pergunta, com toda a certeza é: dentistas cuidam dos dentes! E isso não está errado, porém o papel dele é muito maior do que apenas cuidar dos dentes de seus pacientes. A profissão exige muito cuidado e atenção, além de se voltar para diversas outras áreas.

Um dentista tem muito com o que se preocupar além de cuidar das cáries e colocar aparelhos para arrumar os dentes. Ele também cuida de tudo o que envolve sua boca, como a saliva e também o processo de mastigação.

Afinal, o que o dentista estuda?

Para cuidar dos seus dentes, o dentista precisou cursar uma faculdade, correto? E lá ele aprendeu muito mais do que apenas reparar cáries e retirar dentes ruins.

No curso de odontologia, os alunos também estudam o sistema estomatognático. Portanto, tudo o que compreende a cavidade bucal, a face, o pescoço, articulações, tecidos, além de outras matérias de análise, anatomia e patologia da saúde em geral.

No curso, os futuros dentistas também possuem disciplinas profissionalizantes, como prótese, oclusão e dentística, a fim de desenvolver a profissão com sucesso.

Assim, o cirurgião-dentista é o profissional responsável por cuidar de toda essa região bucal, além de estar preparado para cirurgias, já que ele também possui conhecimento sobre os músculos, tecidos e as articulações do seu rosto.

O profissional também pode atuar em ocorrências de traumas, apneia do sono, ronco e o bruxismo. No geral, o dentista cuida muito mais do que apenas os dentes, ele está preparado para cuidar do paciente que chegar até ele.

E o que o dentista faz realmente?

Além de cuidar dos seus dentes, os dentistas são profissionais que atuam cuidado de toda a sua saúde bucal. E para isso, eles precisam compreender o funcionamento do seu organismo.

Ele precisa conhecer, por exemplo, a farmacologia, pois muitas vezes precisa medicar o seu paciente. Ou seja, o dentista precisa entender o paciente por inteiro, mesmo quando o assunto é apenas mais uma restauração ou uma limpeza.

dentista1

Além disso, o profissional também faz tratamentos contra outros problemas bucais, como a gengivite, por exemplo. Essa doença é causada pela má higiene, que ocasiona uma inflamação  provocando o terrível tártaro.

O que mais o dentista faz?

Se você sente dificuldades para dormir ou tem problemas em relação ao sono, acredite, o dentista também vai te ajudar. Isso porque eles são profissionais especialistas quando o assunto são os músculos da face e também da garganta. Muitas vezes essas regiões são afetadas quando o paciente não consegue dormir ou sofre de outras formas. E mais uma vez, lá está o dentista cuidando de outra parte do corpo sem ser os dentes propriamente ditos.

Para finalizar, entenda que, para se formar em odontologia, é preciso estudar toda a anatomia do corpo, para depois focar na região facial e bucal. Por isso, assim que perceber qualquer anomalia ou problema nessa região, não hesite em buscar um dentista de confiança.

Escolhendo um bom dentista

Ao escolher um dentista para cuidar de sua saúde, lembre-se sempre de pesquisar e avaliar antes suas indicações. Por mais que você deseja mudar a aparência em pouco tempo, é importante entender que um bom tratamento precisa de tempo e acompanhamento. Dessa forma, tome cuidado com tratamentos de valores muito baixos ou resultados milagrosos em poucos dias.

O número cada vez maior de profissionais no mercado aumenta o leque de opções, mas nem todos os dentistas disponíveis possuem o mesmo nível de conhecimento, formação e capacidade. Fazer a escolha errada pode resultar, muitas vezes, em um tratamento inadequado, que compromete a beleza do seu sorriso e prejudica a sua saúde bucal.

Escolha a OralDents

Portanto, se você está em dúvida sobre qual profissional escolher, nós te ajudamos nessa escolha também. A Clínica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

O que você estar esperando para garantir seu novo sorriso???

Clique aqui e agende sua avaliação!

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!