Dentes molares: o que são, suas funções e sintomas do seu nascimento
O ser humano possui três dentes molares em sua dentição permanente e são os últimos dentes a nascerem.
Eles também são os últimos dentes de cada arcada, de modo que existam 3 em cada lado de cada arcada.
Sendo assim, confira mais a respeito desses dentes, como o que são, para que servem e mais:
Aqui você vai encontrar:
O que é dente molar?
Os dentes molares são os últimos dentes a nascerem e também só existem na dentição permanente.
Isso implica que ele não existe na boca das crianças e que não são trocados da mesma maneira que os outros dentes, ou seja, eles já nascem como dentes permanentes.
Desse modo, eles são os dentes que se encontram ao final de cada arcada, sendo que cada uma possui três molares e dois pré-molares.
Eles são os últimos dentes das arcadas e são divididos em:
- Pré-molares;
- Dente primeiro molar;
- Dente segundo molar;
- Siso (Terceiro molar).
Diferentemente dos dentes três molares, os pré-molares já existem desde a arcada infantil e são trocados como todos os outros.
Isso acontece devido ao fato de a arcada infantil não conseguir comportar os 32 dentes da arcada adulta.
Desse modo, cada arcada infantil possui apenas 20 dentes que são:
- 4 incisivos;
- 2 caninos;
- 4 pré-molares.
Qual a função dos dentes molares e pré-molares?
Cada dente presente na boca possui uma função específica para a qual ele é feito. Essa função é o que define seu formato, tamanho e onde fica localizado.
Sendo assim, do mesmo modo que os outros dentes, os molares e pré-molares também possuem suas funções específicas, que são:
- Pré-molares
A função dos dentes pré-molares é triturar os alimentos. Eles ficam localizados entre os caninos e os molares, ou seja, são os dentes que se encontram logo após os dentes caninos.
No total, existem oito dentes pré-molares, nos quais ficam quatro em cada arcada, sendo dois do lado esquerdo e dois do lado direito.
Apesar de possuírem suas versões decíduas, ele não existe na arcada dentária infantil, pois seu nascimento só começa após os 10 anos.
- Molares
A função dos dentes molares é terminar de triturar o alimento que foi previamente triturado pelos pré-molares.
Eles são os últimos dentes da boca e estão localizados ao final de cada arcada, ou seja, logo após os pré-molares.
Ao todo, os seres humanos possuem doze dentes molares, sendo quatro primeiros, quatro segundos e quatro terceiros.
O terceiro molar, conhecido também como siso, normalmente sempre é extraído, a fim de evitar problemas dos quais ele é conhecido por gerar. Além disso, existem casos de pessoas que não possuem o dente do siso.
Com que idade os dentes molares nascem?
Assim como foi dito anteriormente, os dentes molares são os últimos a nascerem e não possuem dentes decíduos.
Desse modo, eles só irrompem após a infância durante a adolescência. Porém eles possuem diferentes épocas de nascimento.
Isso significa que o dente primeiro molar e o dente segundo molar nascem durante a adolescência enquanto o terceiro molar não.
O dente do siso é o último dente a nascer, e só nasce após a consolidação de toda a arcada.
Sendo assim, o terceiro dos dentes molares costuma nascer por volta dos 20 anos de idade e existem casos de pessoas que não possuem o dente do siso.
Portanto, nesses casos, os terceiros dentes molares nem chegam a nascer.
Por que os terceiros dentes molares causam tantos problemas ao nascer?
Os terceiros dentes molares, também conhecidos como dentes do siso ou dentes da maioridade, são famosos pela quantidade de problemas que causam ao nascer.
Geralmente, na época de seu nascimento, os outros dentes já ocuparam seu devido lugar na arcada, o que significa que não sobra lugar para o seu nascimento.
Isso implica que na maioria das vezes, seja por estar posicionado de maneira errada ou não, ele acaba atrapalhando o alinhamento dos outros dentes.
Ele atrapalha o alinhamento devido ao fato de não haver espaço para, então, na tentativa de encontrar espaço para se acomodar na gengiva ele acaba empurrando os outros dentes, o que resulta no desalinhamento deles.
Além disso, o dente do siso também costuma ser muito afetado pelas cáries, visto que é difícil alcançá-lo com a escova de dentes para realizar a higienização da maneira correta.
O que acaba resultando no acúmulo de partículas e bactérias sobre esse dente e temos o aparecimento de cáries como resultado.
O nascimento dos terceiros dentes molares também são um processo bastante doloroso, visto que além de romper a gengiva, na maioria das vezes ele também empurra os outros dentes.
Na maior parte das vezes, esse dente se encontra mal posicionado, o que faz com que ele empurre os outros dentes com mais intensidade.
Devido a esses problemas, além de outras possíveis complicações, o dente do siso geralmente sempre é removido antes do seu nascimento.
Isso é feito para evitar que ele possa causar problemas. Também existem casos de pessoas que não possuem os sisos, e portanto não é necessário removê-los.
Dentes molares nascendo sintomas
O nascimento de um dente é um acontecimento que pode causar algumas reações no corpo. Sendo assim, os dentes molares não são uma exceção.
É possível perceber o nascimento dos dentes molares ao notar os alguns dos seguintes sintomas:
- Dor;
- Febre;
- Falta de apetite;
- Vontade constante de mastigar ou morder algo;
- Gengiva inchada e vermelha;
- Produção excessiva de saliva.
No caso do siso, a dor costuma ser mais forte e também é possível perceber o desalinhamento de outros dentes.
Outro sintoma possível de se perceber é a presença do mau hálito caso ele tenha sido acometido por cáries.
Como lidar com o nascimento do siso?
Todo nascimento de dente merece uma atenção especial, porém, devido às complicações, o nascimento do siso merece uma atenção especial.
Desse modo, ao perceber que os terceiros dentes molares estão nascendo, a primeira coisa a se fazer é avisar ao seu dentista o mais rápido possível.
A partir disso, ele poderá pedir exames de raio X para verificar se eles estão posicionados corretamente. Porém, mesmo nos casos onde ele está na posição correta, o dentista acaba pedindo sua extração.
Isso é feito para evitar que ele cause problemas aos outros dentes, pois mesmo quando ele está na posição correta, o siso ainda consegue impactar os outros dentes.
Sendo assim, sua extração é algo comum de ocorrer e também é necessário ter alguns cuidados após a extração do siso para evitar complicações. Os cuidados pós extração do siso são:
- Fique de repouso, em especial nas primeiras 24 horas, e após isso, evite esforços muito intensos;
- Utilize uma bolsa de gelo ou térmica fria para reduzir o inchaço;
- Tome as medicações do modo certo;
- Evite realizar movimentos de sucção e falar durante os primeiros dias;
- Tenha um cuidado maior durante a higienização bucal;
- Mantenha uma dieta adequada para sua situação, evitando alimentos ácidos, quentes e duros.
Visitas regulares ao dentista
Através das visitas regulares ao dentista é possível acompanhar de perto o nascimento dos dentes molares. Desse modo, o profissional consegue tomar as devidas providências necessárias.
Por meio delas também é possível identificar e tratar outros problemas como cáries, tártaro e afins em seu início.
Isso torna possível realizar a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses, e no caso do uso de aparelhos de 3 em 3 meses.
Elas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(0 comentário)