O Que Você Procura ?

dentes de leite

Dentes de leite: quais os cuidados que se deve ter com eles?

dentista2

Dentes de leite são simplesmente as primeiras estruturas da dentição a nascerem. Também chamados de dentes decíduos, caem naturalmente após a criança completar 6 anos, seguindo a mesma ordem de erupção.

Assim como os demais dentes, em cada criança os dentes de leite se desenvolvem de uma forma que um dente pode cair primeiro que o que a ordem indica.

Assim como os dentes permanentes, os dentes de leite requerem um cuidado especial por um odontopediatra.

Veja a seguir as demais particularidades dos dentes de leite e como se desenvolvem. Boa leitura!

O que são os dentes de leite?

Os dentes de leite, também chamados de decíduos, se remetem ao dente que se solta do tecido gengival em uma determinada fase de sua formação.

Tendem a ser substituídos gradualmente por estruturas duradouras, os dentes permanentes.

Começam a aparecer entre os 4 e os 7 meses do bebê, e são totalmente visíveis em torno dos 2 anos de idade. Eventualmente, nesse tempo, a criança irá ter uma dieta baseada em alimentos sólidos, fazendo com que os dentes comecem a exercer a função da mastigação.

quais são os dentes de leite
Menino sorridente com os seus dentes de leite à mostra.

Quais são os dentes de leite?

Na maioria das vezes, no total são 20 dentes de leite que se desenvolvem na arcada dentária da criança, sendo 10 na sua formação superior e outros 10 na sua formação inferior.

Dentre esses dentes estão dentes molares, caninos, incisivos centrais e incisivos laterais, excluindo os pré-molares.

No processo de nascimento dos primeiros dentes, pode-se notar a incidência de dores sentidas pelo bebê. Para aliviar essas dores, os pais podem massagear a região levemente, por movimentos circulares, com uma gaze umedecida com soro fisiológico.

dentista1

Alimentos e mordedores moderadamente frios podem acalmar a inflamação.

Os dentes de leite e permanentes

Após caírem, processo que acontece entre 6 e 12 anos de idade, os dentes permanentes; os dentes adultos, começam a sobressair sobre a gengiva. Geralmente, esse processo começa com os dentes incisivos centrais inferiores.

Com a erupção dos permanentes, o maxilar da criança começa a crescer para ser capaz de acomodar todas as novas estruturas da dentição.

No entanto, deve- se ter atenção quanto ao tempo que essa substituição ocorre. Caso o dente caia antes dos 5 anos de idade da criança, não hesite em contatar um dentista, assim como em casos de quedas, pancadas e traumas.

Assim como os dentes permanentes, o contato com o odontologista deve ser regular para que os dentes de leite cresçam saudáveis. Com isso, evitando que problemas bucais se desenvolvam e comprometam a formação da arcada dentária permanente.

Além disso, vale ressaltar que a troca dos dentes de leite deve ocorrer, presencialmente, de forma natural, já que arrancá-los usando força bruta é capaz de trazer complicações à saúde bucal.

Por fim, o processo de substituição persiste até o início da adolescência, por volta dos 10 e 12 anos.

Afinal, os dentes de leite tem raiz?

Assim que os dentes de leite começarem a soltarem, se percebe que não há raiz. Entretanto, isso acontece quando o dente já amoleceu e cai naturalmente, tendo sim raiz antes de se soltar por completo.

Deve se levar em conta, que assim como os demais componentes da arcada dentária, os dentes de leite precisam de uma raiz para estarem fixados no tecido gengival.

O que ocorre é que a raiz dos dentes de leite “somem” quando os dentes permanentes necessitam de aparecer. Para isso, eles absorvem a raiz, fazendo com que esses decíduos amoleçam e caiam para dar lugar aos dentes adultos.

À ausência da raiz se dá o nome de Rizólise, que é um processo fundamental para o desenvolvimento da criança. No fim de contas, os 20 dentes de leite dão lugar a 32 dentes permanentes, que além de serem maiores, possuem outras finalidades.

Quantos dentes de leite devem cair?

Concluindo, todos os dentes de leite devem cair para que assim, a arcada dentária permanente assuma seu lugar, suas funções requeridas e as necessidades do crescimento.

Os dentes de leite, por sua vez, realizam diversas funções nesse período da vida, como a fala, a delimitação de espaço e também realizam a mastigação. Logo, remover essas estruturas antes da hora pode trazer prejuízos para esses fins.

Esses prejuízos são caracterizados por problemas ortodônticos, ferimentos na gengiva e pelo desenvolvimento desarmônico da face.

Caso a remoção seja feita por alguma razão, a criança deve bochechar com água corrente logo após e esperar ao menos 30 minutos para se alimentar. A ausência de sangramentos é um sinal positivo, pois indica que a remoção já iria acontecer naturalmente de qualquer forma.

dentes de leite com cárie
Menina realizando uma das escovações diárias necessárias.

Dentes de leite com cárie, como prevenir?

Os dentes de leite, estão tão suscetíveis a formação de cáries como os permanentes, e isso se deve a grande ingestão de alimentos doces na infância e o acúmulo dos restos desses alimentos sobre o esmalte dentário dessas estruturas.

O processo de higiene bucal adequado deve ser ensinado a criança desde os primeiros anos de vida.

É por uma escovação precisa, pelo uso do fio dental e do enxaguante bucal específico para essa faixa etária que se consegue evitar danos à arcada desde os primeiros momentos.

Mesmo que o dente de leite um dia caia, problemas bucais, como a cárie, evoluem, e podem entrar em contato com demais estruturas dentárias e causar danos graves, como infecções.

Tendo isso em vista, a proliferação de bactérias e suas evoluções devem ser tratadas assim que percebidas, evitando que o dente permanente nasça defeituoso.

Além das cáries, problemas que podem afetar a dentição nesse período também incluem a sensibilidade, à erosão dentária e a fluorose dentária; pelo uso inadequado de flúor. A fluorose, por sua vez, é muito comum nessa fase e está diretamente ligada a má higiene bucal.

Higiene bucal infantil

Dessa forma, é importante que haja o acompanhamento e as orientações devidas dos responsáveis durante a higienização bucal. É assim, desde o início, que os bons hábitos são passados e as complicações na zona bucal são combatidas.

É preciso que os pais reparem também nas reações e nos comportamentos da criança. A identificação de dores, má alimentação e mastigação imprópria, deve ser feita o quanto antes, para que se contate o odontologista e o tratamento precoce seja realizado a tempo.

A higiene bucal deve se apropriar de produtos próprios para a manutenção da saúde bucal da criança. A aplicação do creme dental com flúor deve ser sem exagero, se assemelhado à proporção de um grão de arroz cru às crianças abaixo de 3 anos, e a de uma ervilha para as idades acima.

Logo, a higiene bucal e as visitas regulares ao consultório do dentista são as principais ações preventivas para um sorriso mais saudável.

Visitas regulares ao dentista especialista

As idas ao consultório odontológico devem fazer parte da vida da criança desde o nascimento dos primeiros dentes. O acompanhamento profissional ajuda não só com a execução dos tratamentos e procedimentos, mas também por meio das orientações e indicações.

As visitas ao odontopediatra permite diagnosticar qualquer anormalidade em sua fase inicial, fazendo com que o tratamento seja feito o quanto antes e da forma menos invasiva possível.

Caso o contrário, o quadro da complicação pode se agravar e o dentista pode indicar um tratamento de canal para que o dente de leite danificado seja extraído. O profissional também pode recomendar a abordagem por tratamento ortodôntico, caso os dentes nasçam desalinhados.

Portanto, é apenas com a manutenção do bom estado da zona bucal, que o sorriso também se desenvolve corretamente e de forma harmônica.

Garanta mais saúde e qualidade para seu sorriso agendando em uma de nossas clínicas odontológicas OralDents.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!