dentes de leite que não caem

Dentes de leite que não caem: saiba porque acontece e como proceder

Os dentes de leite, também conhecidos como dentição decídua, são os primeiros dentes que possuímos ao longo da vida que serão trocados futuramente pelos permanentes. Mas o que fazer quando os dentes de leite não caem?

Confira porque acontece, como proceder e as possíveis complicações:

O que é dente de leite?

Os dentes de leite ou decíduos, são os primeiros dentes a nascer. Geralmente o primeiro nasce por volta dos 6 meses de vida e o último perto dos três anos de idade.

Esses dentes são menores e são mais brancos que os dentes permanentes. Além disso, existem menos dentes decíduos, visto que a arcada de dentes de leite é composta por 20 dentes enquanto a permanente é composta por 32.

O fato deles serem mais brancos se deve ao fato de sua camada de esmalte ser mais fina que a dos permanentes.

Além disso, pelo número de dentes permanentes ser maior, alguns dentes não são trocados ao decorrer da vida. Esses dentes são os 3 molares, que são os últimos dentes de cada arcada.

Portanto os dentes de leite se referem aos primeiros dentes que possuímos e que futuramente serão substituídos pelos permanentes.

Com quantos anos o dente de leite cai?

Os dentes de leite são uma dentição temporária e nascem enquanto a arcada ainda está em fase de crescimento. Portanto, eles são menores visto que precisam encaixar-se na arcada infantil.

A necessidade de duas dentições se deve justamente a isso. Os seres humanos nascem com todos os dentes, mas devido ao fato do corpo da criança ser menor, isso implica que também há menos espaço na arcada para comportar os dentes.

Isso gera a necessidade de duas arcadas dentárias, uma para o período da infância e outra para a fase adulta.

A troca de dentes acontece alguns anos após a formação completa da arcada infantil. Desse modo, o primeiro dente de leite cai por volta dos 6 anos e o último deles normalmente cai perto dos 12 anos de idade.

Quais os problemas causados por eles não caírem?

A troca dos dentes de leite se inicia geralmente aos 6 anos de idade e costuma se estender até o começo da adolescência.

Sendo assim, a queda dos dentes de leite é um processo natural e normalmente acontece sem a necessidade de se forçar a queda.

Quando isso ocorre, é como se a dentição decídua ficasse presa à gengiva impedindo o dente permanente de nascer e ocupar seu lugar definitivo.

Porém, existem alguns raros casos onde esses dentes não caem mesmo após esse período. Essa situação é chamada de retenção prolongada e pode gerar complicações.

Confira algumas das possíveis complicações causadas por essa e problema:

• Incômodo

Quando acontece dos dentes de leite não caírem no tempo certo, a presença dos dentes decíduos e a tentativa dos dentes permanentes de irromper pode causar um grande desconforto para a criança.

Esse incômodo pode gerar dificuldades ao se alimentar, de maneira que atrapalhe na alimentação;

• Apinhamento

A retenção prolongada pode fazer com que os dentes permanentes nasçam com a posição comprometida.

Esse apinhamento, popularmente conhecido por encavalamento, pode causar inflamações na gengiva e deixá-la mais suscetível a periodontites;

• Acúmulos de bactérias

Quando os dentes de leite não caem a higienização é comprometida, e desse modo contribuem para o acúmulo de partículas e bactérias.

Essa é uma situação propícia para o desenvolvimento de cáries e outras doenças periodontais.

Sendo assim, é extremamente importante fazer o acompanhamento com um dentista para que ele possa identificar possíveis casos de retenção prolongada em seu início e tratá-la da maneira adequada.

O que causa a retenção prolongada?

O fato do dente de leite não cair geralmente está associado a uma causa, que pode ser:

• Falta de dentes permanentes

A queda dos dentes decíduos geralmente acontece devido a reabsorção óssea da raiz do dente, que por sua vez ocorre por conta da presença dos dentes permanentes.

Desse modo, sua ausência faz com que não haja a reabsorção óssea da raiz, o que faz com que o dente de leite em questão não caia;

• Apinhamento:

Quando o dente permanente nasce antes do dente de leite cair, acontece o chamado encavalamento.

O ideal é que o nascimento do dente permanente ocorra após a absorção radicular para que ele seja conduzido por ela e irrompa no local ideal.

Porém, seu nascimento precoce faz com que a reabsorção óssea da raiz decídua não aconteça, visto que uma das razões para ela acontecer é a dentição permanente.

Desse modo, por não haver a reabsorção radicular, os dentes de leite não caem.

O que fazer quando os dentes de leite não caem?

A queda dos dentes de leite é um processo pelo qual todos passamos um dia, desse modo é natural que em determinado momento da vida passemos pela troca de dentes.

Porém, em alguns casos, esse processo acaba não acontecendo. Desse modo, quando os dentes de leite não caem no período certo, que é por volta dos 6 anos, é recomendado procurar auxílio profissional.

Dessa maneira, caso haja algum problema relacionado a troca de dentes, o dentista será capaz de realizar o tratamento adequado.

O ideal é procurar por um odontopediatra, visto que ele é mais preparado para lidar com essa faixa etária. Com isso é possível evitar o surgimento de problemas derivados da retenção prolongada.

como arrancar dente de leite

Como arrancar os dentes de leite que não caem?

Como citado anteriormente, a queda dos dentes de leite é algo que ocorre de forma natural, portanto, sob circunstâncias normais, não há a necessidade de forçá-la.

Porém, a queda pode ser estimulada pela própria criança de maneira indolor. Desse modo, para estimular sua saída, o paciente pode movimentá-lo com a língua ao decorrer do dia para amolecê-lo.

Também é possível forçar sua remoção puxando-o, mas não é tão recomendado pois, caso a mão ou objeto utilizado esteja sujo, existe a possibilidade de infecções.

Portanto, caso o dente demore a cair ou gere incômodos, é indicado procurar um dentista para que ele avalie a situação e trate da maneira adequada, e caso seja necessário extrair o dente, ele consegue fazê-lo evitando os possíveis riscos dessa ação.

Extração de dente em consultório

A extração de dente em consultório é um procedimento muito comum, mas isso não quer dizer que pode ser feito de qualquer maneira.

Para realizar a extração, o dentista avalia se o paciente possui algum problema que impeça ou complique o procedimento. Além disso, ele poderá solicitar alguns raios X para verificar o estado do dente.

Esse é o procedimento indolor, já que o paciente fica sob o efeito de anestesia local, portanto é comum apenas sentir alguma pressão gerada pelos movimentos realizados.

Após finalizado, o dentista pode ou não suturar a gengiva, essa decisão será baseada no estado em que a gengiva se encontra ao final da extração.

As visitas regulares ao dentista são essenciais para que já na infância se tenha acesso aos benefícios dos cuidados com a saúde bucal e os primeiros dentinhos.

É também pelas visitas ao consultório odontológico que o dentista consegue orientar os pais e a criança sobre a adesão de bons hábitos. A higienização dos dentes deve começar desde os primórdios, devendo também os instrumentos a serem utilizados serem indicados pelo profissional em meio a consulta.

Além disso, as visitas regulares garantem que o dentista identifique e trate precocemente diferentes casos de problemas, como cárie, retenção prolongada, perda precoce dos dentes entre outros.

O indicado é que as visitas ao dentista ocorram no mínimo 2 vezes ao ano (de 6 seis em seis meses) para que haja um acompanhamento odontológico adequado.

A visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.