dentes brancos

Dentes brancos: um guia para alcançar e manter o sorriso perfeito

Ter os dentes mais brancos é um objetivo que muitas pessoas almejam, o que acaba fazendo que muitos procurem por maneiras de clarear seus dentes.

Devido a isso, fizemos esse artigo para solucionar suas dúvidas a respeito do clareamento dental:

O que torna os dentes brancos tão desejados?

Atualmente, o ramo da estética tem sido uma área cada vez mais buscada, tanto na área da estética corporal quanto na odontologia.

Por conta dessa busca crescente, a procura por maneiras de deixar os dentes mais brancos vem crescendo, tanto a busca por métodos caseiros quanto por métodos profissionais.

Isso também acaba causando uma preocupação nos dentistas, pois o uso de métodos caseiros pode acabar danificando os dentes do paciente.

Devido a esse fato, é importante utilizar apenas métodos que foram recomendados por dentistas e aprovados cientificamente durante sua busca pelo branqueamento dos dentes.

Dessa maneira, é possível evitar as complicações que podem ser causadas pela utilização de métodos caseiros de clareamento.

Como deixar os dentes brancos?

Para alcançar os tão desejados dentes mais brancos e obter o sorriso perfeito, existem alguns caminhos que podem ser seguidos que oferecem ao paciente a possibilidade de obter o sorriso perfeito.

Confira alguns dos principais métodos para se alcançar o sorriso branquinho:

Clareamento dental

Com o crescimento da procura por maneiras de clarear os dentes, a busca pelas técnicas de clareamento dental também cresceu.

Isso se deve ao fato de elas serem uma das maneiras mais confiáveis e conhecidas de tornar os dentes mais brancos.

Porém, mesmo entre elas é possível encontrar diferentes tipos de clareamento que são o clareamento caseiro com moldeira, o clareamento a laser e o clareamento com produtos de venda livre.

Sendo assim, conheça-os na listagem abaixo:

clareamento dental caseiro com moldeira

Clareamento dental caseiro com moldeira

O clareamento com moldeira, é um tipo de clareamento que pode ser realizado em casa, porém sendo realizado em casa, ainda é necessário fazê-lo com o acompanhamento de um dentista.

Para realizar esse tipo de clareamento, primeiro o paciente deve buscar o auxílio de um dentista para que ele possa confeccionar a moldeira que é essencial para o funcionamento desse tipo de clareamento.

Antes de branquear os dentes dessa maneira, o paciente deve passar por uma avaliação criteriosa que será feita para identificar a presença de cáries e doenças periodontais.

Isso se faz necessário devido ao fato de que a presença de alguma dessas complicações impossibilita a realização do clareamento.

Além disso, a visita que antecipa o início do tratamento é importante para a confecção da moldeira utilizada no clareamento.

Após a realização dos requisitos para iniciar o clareamento, o dentista irá receitar a compra do gel clareador, que é o agente responsável pelo clareamento dos dentes.

Sendo assim, para realizar esse tipo de clareamento, o paciente deve preencher a moldeira com o gel e em seguida aplicá-la sobre os dentes pelo tempo recomendado pelo dentista.

Geralmente são necessárias algumas semanas para se obter o resultado esperado. Também é importante ter em mente que a moldeira não deve ser mantida sobre os dentes por mais tempo do que a recomendação do dentista, pois isso pode afetar a saúde dos dentes.

clareamento a laser

Clareamento a laser

O clareamento dental a laser, diferentemente do clareamento com moldeira, é realizado somente no consultório.

Isso se deve ao fato de ele utilizar um gel clareador mais forte e que pode ser ativado por um laser, o que aumenta e acelera sua efetividade.

Além disso, assim como o clareamento com moldeira, para sua realização é necessário que a boca do paciente esteja livre de complicações de saúde bucal.

Para realização desse tipo de clareamento o paciente necessita visitar o consultório odontológico para realizar as sessões que duram em média uma hora e são feitas com um intervalo de uma semana.

Durante a sessão primeiro o dentista faz a proteção das gengivas e bochechas, devido ao fato de que caso o produto entre em contato com elas pode acabar causando queimaduras.

Assim, após realizada a proteção, o dentista aplica o agente clareador sobre os dentes e o ativa por meio do laser.

Quando a sessão termina, o dentista remove o agente clareador dos dentes e libera o paciente. Assim, após o período de uma semana ele retorna ao consultório para realizar a próxima sessão até que o resultado desejado seja alcançado.

clareamento de venda livre

Clareamento de venda livre

Os métodos de clareamento de venda livre são os famosos cremes dentais, enxaguantes bucais e a fita de clareamento dental.

Todos esses produtos podem ser encontrados em comércios e podem ser adquiridos sem a necessidade de uma receita médica.

Porém, mesmo que eles possam ser adquiridos livremente, não é recomendado utilizá-los de qualquer maneira. Portanto, quando for utilizar algum desses produtos clareadores procure aconselhamento de um dentista.

Isso é necessário pois assim como o clareamento com moldeira e o a laser, esses produtos também possuem produtos abrasantes em sua composição.

Desse modo, seu uso de maneira incorreta pode chegar a danificar a estrutura dos dentes devido ao fato de os abrasantes em sua composição serem responsáveis por removerem pequenas porções do esmalte dentário a cada utilização.

Essa corrosão acontece pelo fato de ela ser a responsável por clarear os dentes, sendo assim, o uso excessivo desses produtos pode acabar danificando a estrutura dos dentes.

lentes de contato dental e facetas

Lentes de contato dental e facetas

As facetas e as lentes de contato dental são responsáveis por conferir aos dentes uma aparência mais branca de maneira mais rápida.

Isso acontece pelo fato de elas funcionarem como se fossem uma película colocada sobre os dentes que os deixa mais brancos.

Desse modo, ao contrário do clareamento que trabalha removendo as camadas de esmalte pigmentadas, a lente de contato é uma camada colocada sobre o dente para oferecer a ele uma nova aparência.

Como manter os dentes brancos?

Para manter os dentes brancos é essencial manter uma boa higienização bucal, sempre realizando uma boa escovação e utilizando o fio dental da maneira correta.

Desse modo, é possível manter os dentes livres de complicações como a placa bacteriana e o tártaro, que são responsáveis por deixar os dentes amarelados.

Além disso, é importante realizar as visitas regulares, visto que por meio delas é possível realizar a profilaxia que é responsável por realizar a raspagem de tártaro.

Assim, com esses cuidados o paciente pode se manter livre das complicações que são responsáveis por comprometer a brancura dos dentes.

Para manter os dentes brancos por mais tempo após efetuar algum tipo de tratamento para clareá-los, o paciente pode tomar alguns cuidados que auxiliam a alcançar esse objetivo, como:

• Evitar alimentos muito pigmentados;
  • Escovar os dentes após as refeições;
  • Evitar o consumo de cigarros e bebidas alcóolicas;
  • Utilizar o fio dental diariamente;
  • Realizar uma boa escovação dos dentes;
  • Manter as visitas regulares ao dentista em dia.

mancha branca no dente

Apareceu uma mancha branca no dente, o que pode ser?

A mancha branca no dente geralmente possui 3 causas principais, que são:

• Cárie: apesar de a cárie usualmente ser reconhecida por ser um ponto preto no dente, em seu estágio inicial a cárie pode aparecer como uma mancha branca no dente.

Isso acontece devido ao fato de que inicialmente a cárie corrói o esmalte dentário, e essa corrosão, por sua vez, pode acabar resultando no aparecimento de pequenas manchas brancas no dente;

• Fluorose: essa condição é causada pelo excesso de flúor nos dentes. Apesar de o flúor ser uma substância muito importante para evitar o aparecimento de cáries e afins nos dentes, quando utilizada em excesso pode trazer complicações.

Dentre essas complicações está a fluorose, que é caracterizada pelo surgimento de manchas brancas no dentes;

• Hipoplasia do esmalte dentário: a hipoplasia do esmalte dentário é uma condição em que há uma deficiência em sua formação.

Isso acaba fazendo com que o dente possua algumas manchas brancas em sua superfície que são resultados dessa deficiência no esmalte dentário.

Além disso, o paciente que sofre de hipoplasia do esmalte geralmente está mais suscetível ao aparecimento de cáries e outras complicações causadas por bactérias.

As visitas regulares ao dentista são responsáveis por auxiliar o paciente a manter uma boa saúde bucal e os dentes bem cuidados.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.