O Que Você Procura ?

dentes amarelados

Dentes amarelados: quais as causa para os dentes escurecidos?

dentista2

Os dentes amarelados são um dos pontos que abalam a autoestima de qualquer um. Portanto, não da pra contradizer que no momento que imaginamos um sorriso saudável logo pensamos em dentes brancos. E um fato é, que temos a sensação de uma boca mais saudável.

As mudanças na cor dos dentes podem ser sutis e ocorrer gradualmente. E as vezes a cor amarelada pode ser inevitável.

Contudo, os dentes podem parecer mais amarelos ou mais escuros, especialmente com a idade. À medida que o esmalte externo se desgasta, a dentina amarelada embaixo torna-se mais visível. A dentina é a segunda camada de tecido calcificado abaixo da camada externa de esmalte.

Dentes amarelados: causas

Mesmo os dentes amarelos não possuindo indícios que causam doenças graves, ele pode ser motivo de incômodo e constrangimento na hora de sorrir. Portanto, para evitar esse tipo de problema deve se atentar para algumas razões que ajudam para essa alteração de coloração.

Higiene bucal

A falta de hábitos de higiene bucal é uma das causas mais significativas quando o assunto é dentes amarelos. Assim, por não conseguir manter bons hábitos de higiene bucal, restos de comida e o acúmulo de placa bacteriana, afetam o esmalte do dente, fazendo os dentes ficaram amarelados.

Uma maneira que todos nós conhecemos de prevenir esse problema é escovar os dentes três vezes ao dia ou após cada refeição, fazer o uso do fio dental diariamente. E sempre lembrando de fazer as limpezas de dente a cada seis meses.

Alimentação

Existem alguns alimentos que causam o amarelamento dos dentes, pelo fato deles conterem corantes e açucares. Dentre os mais famosos estão o café, chás, refrigerantes e o vinho.

Alguns alimentos como o tomate e a cenoura que possuem caroteno, interferem na aparência dos dentes.

Fumo

Uma das principais causas para os dentes amarelos esta associada ao hábito de fumar. Isso ocorre pelo fato do fumo conter alcatrão e nicotina em sua formula. Que são um dos principais vilões para o esmalte dos dentes.

Algumas pessoas que fumam podem não notar os dentes amarelos, pois, acontece de forma gradual e só é possível notar quando já está em um nível mais avançado do problema.

dentista1

Medicamentos

Alguns tipos de medicamentos favorecem a coloração dos dentes, como antibióticos, anti-hipertensivos, anti-histamínicos. Quando o uso é feito por crianças menores de oito anos é ainda mais agravante.

Herança genética

Muitos podem não saber mais existem casos que a genética é a razão para os dentes amarelos. Contudo alguns genes distintos têm a característica de naturalmente deixar os dentes mais escurecidos em alguns pacientes.

Portanto, essas características são herdadas de pais para filhos, e independentemente se a pessoa possui uma boa higiene bucal, muitas vezes não é possível acabar com esse problema. A não ser com, alguns procedimentos estéticos.

Envelhecimento

É normal o esmalte do dente ir se desgastando com o passar dos anos, resultando em dentes mais escuros, certamente, podemos dizer que essa ação é parecida com o que ocorre com os fios de cabelo quando vamos envelhecendo. Outro fato comum é o uso de medicamentos por toda vida que contribui com esse problema.

O que fazer para clarear os dentes amarelados

Hoje em dia é possível encontrar inúmeros procedimentos para clarear os dentes. No entanto é necessário buscar um profissional especializado e de qualidade.

Clareamento dental

Um dos procedimentos mais populares atualmente é o clareamento dental que traz resultados rápidos e significativos. Entretanto, que mesmo com o clareamento as pessoas que possuem os dentes amarelos devido a herança genética não iram conseguir os dentes totalmente claros.

Lente de contato dental

Uma escolha que vem se tornando moda são as lentes de contato dental, se tratando de laminados ultrafinos fixados sobre a superfície do dente. Podendo ser de resina ou faceta de porcelana proporciona uma transformação imediata.

Resinas

As resinas são também uma boa opção para quem procura dentes mais brancos. Geralmente, as resinas são usadas para tampar pequenos espaços entre os dentes, no entanto, é possível aplica las para recompor o esmalte do dente.

Então, o que você estar esperando para garantir seu novo sorriso e manter sua boca saudável?

Agende sua avaliação gratuita conosco aqui!

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!