O Que Você Procura ?

Dente quebrado tem conserto?

dentista2

Seu filho está brincando no parque quando de repente cai e quebra o dente. Ou você tem um bebê em casa, e ao carregá-lo no colo sem querer ele bate a cabeça e acaba fraturando dois dentes. Situações comuns de acontecerem, concorda? Nessas horas, o que poderia ser feito? Dente quebrado tem conserto? Se esta também é uma dúvida sua, o post de hoje é para você. Acompanhe!

Situações que podem quebrar um dente

Dentre as situações que podem acabar quebrando um dente, destacam-se as batidas, pancadas e traumas fortes como em caso de acidente de trânsito, brigas, acidentes domésticos, quedas, esbarrões e até uma partida de futebol. Por mais que se cuide, nem sempre é possível evitar.

Uma segunda maneira que não se espera, mas que pode vir a quebrar um dente, é durante a mordida e mastigação de algum alimento mais duro. Nesses casos, o trauma costuma ser menor e a frequência com que acontece é pequena, uma vez que os dentes apresentam uma estrutura forte. Contudo, o alerta e cuidado nunca são demais.

O que fazer?

Assim que a fratura acontecer, o dentista deverá ser imediatamente procurado, tanto para avaliar a quebra, como para conferir se está tudo ok com o dente internamente, mais especificamente, se a polpa (nervo) lesionou.

Não se esqueça de, sempre que possível, procurar e levar ao consultório o fragmento que quebrou.

Dente quebrado tem conserto?

Na maioria das vezes tem, entretanto, depende muito da região em que o dente fraturou e como isso aconteceu.

O que determina se o dente pode ser arrumado ou não basicamente é a quantidade e profundidade de tecido dentário comprometido e quebrado. Esclareceremos melhor!

Pequena e média fratura na coroa

Neste caso, geralmente se conserta com restauração ou com colagem do pedaço que você levou. O dentista irá avaliar a necessidade ou não de se tratar o canal, de acordo com a proximidade da fratura em relação à polpa dentária.

Grande fatura da coroa

Na maioria das vezes atinge a polpa, neste caso é certo que o tratamento de canal deverá ser realizado. Aproveita-se a isto a confecção de pinos e próteses, uma vez que apenas restaurar este pedaço maior e resina como na situação anterior não suportaria por muito tempo e sua mastigação naquele dente ficaria comprometida.

dentista1

Fratura no meio da raiz

Na maioria dos casos deve-se fazer extração e futuro implante, principalmente dependendo da região em que a raiz foi fraturada, se no meio, ou mais lá embaixo, no ápice. Poucos são os casos em que o dentista poderá “conter” e “amarrar” o dente para acompanhamento, evitando os seus remoção, e mesmo assim, com necessidade de se realizar também um tratamento de canal. Só seu dentista saberá a melhor opção.

Fratura na ponta mais apical da raiz

Neste caso um tratamento de canal e acompanhamento periódico pelo dentista soluciona o problema.

Higiene bucal

É sempre importante lembrar que tendo ou não uma fratura no dente, seus cuidados com a higiene bucal devem ser mantidos.  Sendo assim, consulte seu dentista frequentemente e mantenha uma alimentação saudável, evitando o consumo de açúcares e carboidratos.

Para as crianças é importante lembrar que, os dentes de leite merecem uma atenção especial, além de serem base para os dente permanentes, é nesse período que a criança aprende os cuidados com a sua higiene bucal.

Lembre-se sempre da escovação diária e o uso do fio dental. É indicado escolher uma escova dental que traga mais benefícios para a higienização, recomenda-se cerdas macias para proteção dos dentes e melhor remoção das placas, mantendo assim a gengiva forte e saudável. Além de remover as manchas superficiais dos dentes e outros demais cuidados.

Escolhendo um bom dentista

Ao escolher um dentista para cuidar de sua saúde, lembre-se sempre de pesquisar e avaliar antes suas indicações. Por mais que você deseja mudar a aparência em pouco tempo, é importante entender que um bom tratamento precisa de tempo e acompanhamento. Dessa forma, tome cuidado com tratamentos de valores muito baixos ou resultados milagrosos em poucos dias.

Se o seu caso for necessário um tratamento de restauração, independente do motivo, procure um profissional adequado e avalie o cuidado com a limpeza do consultório, higienização e esterilização do material que ele utiliza. Tire todas as suas dúvidas antes de iniciar o tratamento, peça para que ele explique o seu problema de forma clara. Pode ser que ele lhe ofereça outra opções de tratamento para sua necessidade.

Portanto, se você está em dúvida sobre qual profissional escolher, nós te ajudamos nessa escolha também. A Clínica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

O que você estar esperando para garantir seu novo sorriso???

Clique aqui e agende sua avaliação!

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

 

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!