dente para frente

Dente para frente: saiba o que causa e como corrigir esse problema

Ter o dente para frente é uma situação que pode causar bastante constrangimento, tanto quando eles estão posicionados muito a frente, quanto quando estão inclinados para frente.

Porém você sabe o motivo disso acontecer? Confira abaixo sobre quais as causas e como corrigir esse problema:

O que é o dente para frente?

O dente pra frente é um tipo de má-oclusão em que eles estão inclinados para frente ou que uma arcada se encontra muito recuada em relação a outra, fazendo com que haja um desalinhamento da posição dos dentes.

Isso significa que ele pode ser um problema de formação óssea, quando há a diferença de tamanho entre uma mandíbula e outra, ou um problema de alinhamento do dente, deixando-o inclinado para frente.

O que é uma má-oclusão?

Como dito anteriormente, o dente para frente é um tipo de má-oclusão que acontece por problemas de alinhamento ou crescimento disfuncional da mandíbula.

A má-oclusão ocorre quando há problemas de alinhamento ao cerrar os dentes, fazendo com que haja a sobreposição ou um mau encaixe dos dentes.

Geralmente o dente inclinado para frente é causado por:

E os motivos do dente estar posicionado à frente normalmente são:

• Retrognatismo ou prognatismo;
  • Sobremordida;
  • Mordida cruzada.

Assim sendo, é importante reforçar que o acompanhamento odontológico deve ser feito regularmente e, de preferência, desde a infância, visto que os problemas são mais fáceis de se corrigir quando tratados em seu início.

Esses são problemas que podem estar associados tanto à genética do paciente quanto à hábitos parafuncionais, como roer unhas ou sucção dos dedos.

Quais as características das má-oclusões que causam o dente para frente?

O dente para frente é causado por diferentes tipos de má-oclusões, assim sendo, é importante mencionar as diferenças entre elas.

As características dessas má-oclusões são:

• Mordida aberta, ocorre quando ao cerrar os dentes não existe o encaixe entre eles, de modo que haja uma abertura entre os dentes superiores e inferiores. Pode acontecer lateralmente ou frontal, sendo que a responsável pelo dente para frente é a frontal;
  • Mordida cruzada, é reconhecida pelo fato dos dentes inferiores ou superiores ficarem ligeiramente à frente ou atrás do outro;
  • Apinhamento, chamado popularmente de encavalamento, acontece quando um dente ocupa o lugar de outro, causando o entortamento deles;
  • Retrognatismo, é o crescimento insuficiente da mandíbula, fazendo com que os dentes superiores fiquem muito para frente dos inferiores;
  • Prognatismo, causado pelo crescimento excessivo da mandíbula, ele faz com que a mandíbula fique muito para frente;
  • Sobremordida, acontece quando a arcada superior se encontra à frente da inferior por mais de 2mm, fazendo com que os dentes de cima sobrepõem os de baixo e pode causar feridas no céu da boca.

dentes para frente como corrigir

Dentes para frente como corrigir

A correção do dente para frente varia de acordo com sua causa, de modo que cada motivo possui uma maneira diferente de correção.

Dessa maneira, abaixo estão listadas os modos de correção de cada tipo de má-oclusão:

Apinhamento

O dente encavalado é um dos maiores motivos dos dentes inclinados para frente e sua correção é feita pelo:

• Uso de aparelho ortodôntico;
  • Aparelho móvel;
  • Expansor palatino;
  • Extração dentária;
  • Desgaste dos dentes.

Mordida aberta

Essa má-oclusão, assim como o dente encavalado, também é responsável pelo dente inclinado para frente. Sua correção é feita usando:

• Aparelho ortodôntico;
  • Grade palatina, quando é causada por hábitos parafuncionais;
  • Expansor palatino;
  • Cirurgia.

Retrognatismo ou prognatismo

Essas são má-oclusões de caráter esquelético, ou seja, derivada de problemas relacionados ao desenvolvimento ósseo da mandíbula, desse modo, ela é um dos motivos do dente posicionado à frente.

Ela pode ser corrigida por meio de:

• Aparelho externo, para tratar esse problema durante a infância;
  • Cirurgia ortognática, quando não é tratado durante a infância este é a única opção.

Mordida cruzada

Também é um dos motivos do dente inclinado para frente. Ela pode ser corrigida com:

• Intervenção cirúrgica.

Sobremordida

Essa má-oclusão pode ser motivo tanto do dente inclinado para frente quanto do dente posicionado à frente. Ela pode ser corrigida por:

• Procedimento cirúrgico.

Qual é o aparelho usado para puxar o dente para frente?

Existem alguns casos em que é necessário puxar o dente para frente o que pode acontecer devido a alguns tipos de má-oclusão.

Nessas situações, pode-se fazer o uso de alguns tipos de aparelho para realizar a correção e alinhar os dentes. Os aparelhos que normalmente são utilizados para isso são:

Aparelho fixo convencional

Bem como suas “outras versões”, o autoligado e o lingual, são aparelhos constituídos principalmente por braquetes e fio ortodôntico, e as borrachinhas no caso do tradicional.

O fio ortodôntico é responsável por exercer a força necessária para o ajuste da posição dos dentes e os braquetes garantem que ela chegue aos dentes.

Dessa maneira, o dentista pode realizar a regulagem do aparelho durante as manutenções mensais para que o aparelho puxe ou empurre os dentes.

Aparelho externo

O aparelho externo ou o famoso “freio de burro” é responsável não só por puxar o dente para frente, mas também estimular ou frear o crescimento da mandíbula.

Desse modo, ele é responsável por garantir o alinhamento dos dentes quando há problemas de desenvolvimento ósseo. Ele também pode ser utilizado em conjunto com outros tipos de aparelho.

A cirurgia ortognática pode corrigir o dente para frente?

Essa é uma cirurgia responsável por corrigir anomalias no crescimento da mandíbula que causam problemas de má-oclusão e também podem afetar a aparência do rosto.

Normalmente é usada quando não há a possibilidade de se corrigir esse problemas com o uso de aparelhos, ou seja, quando o problema não é tratado na fase da infância.

Isso implica que a cirurgia ortognática pode sim corrigir o dente para frente, porém, devido ao fato da possibilidade de corrigir esse problema com o uso de aparelhos, ela costuma ser evitada.

Dentes para frente antes e depois

O dente para frente é causado por alguma má-oclusão, sendo assim, a não correção desses problemas pode causar algumas complicações, são elas:

• Desconforto na fala e mastigação;
  • Distúrbios relacionados a ATM;
  • Desgaste e dores dentárias;
  • Probabilidade maior do aparecimento de cáries e placas.

Portanto, a correção desse problema garante que o paciente evite as complicações citadas acima. Além disso, graças ao alinhamento dentário, há um reganho da autoestima, o que garante mais conforto ao sorrir.

A melhoria da estética se deve principalmente ao fato do dente para frente ser um problema causado nos dentes da frente, sendo assim, ele acontece no local mais visível da boca.

As visitas regulares ao dentista são essenciais para que haja a ação preventiva e o tratamento precoce de problemas como o queixo para frente.

É por meio dessa periodicidade que se é possível ter contato com os benefícios à saúde bucal que só podem ser feitos em consultório odontológico, tal como a profilaxia (limpeza bucal).

Também por meio dessas visitas regulares que o dentista é capaz de avaliar a arcada dentária e passar as orientações necessárias quanto aos bons hábitos. Essas visitas ao consultório devem acontecer pelo menos 2 vezes ao ano (de seis em seis meses).

A visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.