O Que Você Procura ?

dente montado

Dente montado: o que é, causas e como corrigir

dentista2

O apinhamento é um problema de desalinhamento dentário, que pode ser identificado a partir da presença de algum dente montado, também podendo ser chamado de dente entramelado ou dente encavalado.

Ele pode ser causado por várias razões e elas, assim como a idade do paciente e grau de desalinhamento, influenciam tanto no tipo de tratamento quanto em sua duração.

Confira mais a respeito desse problema no post a seguir:

O que é o dente montado?

Assim como foi dito acima, o dente montado é um problema de alinhamento que normalmente é causado pela falta de espaço para acomodar os dentes em uma arcada dentária.

Essa falta de espaço leva os dentes ocuparem o espaço pertencente a outro e isso faz com que ao tentar se instalar, o dente cujo espaço foi ocupado por outro, comprometa tanto o alinhamento próprio quanto de seus vizinhos.

Desse modo, o dente montado é uma consequência do espaço insuficiente para comportar todos os dentes na arcada dentária, fazendo eles se desalinharem ao tentar se acomodarem mesmo sem espaço suficiente.

Causas do dente montado

O dente montado é uma situação de desalinhamento dentário que pode ser causada devido a hereditariedade e também pode estar ligada a algum hábito ou acidente desenvolvido durante a vida.

Assim sendo, as principais causas desse problema de alinhamento são:

Suspender o tratamento odontológico antes do fim

Os dentes possuem uma tendência natural de tentar retornar ao lugar de origem quando são movidos. Por esse motivo, o interrompimento precoce do tratamento odontológico pode acabar sendo um dos motivos do dente montado.

dentista1

Isso acontece pois na tentativa de retorno ao seu lugar de origem, os dentes podem acabar interferindo no retorno uns dos outros, o que leva ao apinhamento deles. Também é importante lembrar de fazer o uso da contenção seguindo as instruções do dentista e pelo tempo recomendado.

Nascimento do terceiro molar

O nascimento do terceiro molar, também conhecido como siso, é famoso por causar problemas de alinhamento dos dentes.

Normalmente isso acontece pela falta de espaço para ele, pois antes de seu nascimento a arcada é completa por 28 dentes. Por isso, na maioria das vezes, devido a não ter sobrado lugar para ele, o siso acaba empurrando os outros dentes e provocando o desalinhamento deles.

Além disso, algumas vezes seu nascimento pode desalinhar os dentes por estar deitado, por empurrá-los para frente ao tentar nascer.

Hábitos parafuncionais

Esses hábitos são conhecidos por serem muitas vezes involuntários, sendo assim, muitas vezes ele é feito de forma inconsciente.

No ramo odontológico, são conhecidos como hábitos parafuncionais as manias que são prejudiciais à saúde ou alinhamento bucal, como por exemplo roer unhas e objetos e o ranger ou apertar os dentes.

Fatores genéticos

Essa é uma das causas mais simples de se entender o motivo, visto que é comum os filhos herdarem características dos pais ou familiares mais próximos.

Sendo assim, os traços dos pais têm grande influência na presença ou não do dente montado nos filhos, visto que é bastante provável a possibilidade dessa condição ser transmitida hereditariamente.

Impactos na boca

Sendo mais comum entre pessoas mais jovens, os impactos na região bucal podem ocasionar fraturas que podem causar a quebra do dente e algumas vezes exigir sua extração.

Além disso, dependendo da força do trauma, há a possibilidade de os dentes do paciente se deslocarem por conta da força exercida sobre ele. Desse modo, esse deslocamento pode fazer com que ele comprometa tanto o alinhamento próprio quanto dos dentes adjacentes.

Espaço insuficiente

Algumas vezes, não há espaço suficiente para acomodar os dentes, normalmente devido a fatores genéticos. Desse modo, assim como dito acima, a falta de espaço faz com que um dente ocupe o espaço um do outro.

Sendo assim, o fato do dente ter tido seu espaço ocupado por outro faz com que ao nascer ele empurre os adjacentes de modo que desalinhe-os ou comprometa o seu próprio desalinhamento.

O dente montado pode estar ligado a algum problema de má-oclusão

Algumas vezes o dente montado pode acontecer por conta de problemas de má-oclusão na qual podem acabar entortando os dentes.

dentes entramelados

Consequências dos dentes entramelados

As consequências ligadas ao dente montado podem variar de acordo com a intensidade do desalinhamento, porém as consequências mais comuns são:

  • Desconforto ao mastigar;
  • Dificuldade de higienização;
  • Aparecimento de tártaro;
  • Estética comprometida do sorriso;
  • Dores;
  • Proliferação de bactérias devido a dificuldade durante a higienização;
  • Má-oclusão.

Como corrigir o dente montado em cima do outro?

A correção do dente montado varia de acordo com o motivo de sua causa assim como sua intensidade, sendo que, em alguns casos pode acabar exigindo a extração de algum dente para que a arcada consiga comportar os dentes.

Portanto, quando o dente montado é causado apenas pelo mau posicionamento ou desalinhamento dos dentes, o aparelho convencional pode ser utilizado para efetuar o alinhamento deles.

Porém, algumas vezes além do desalinhamento há a falta de espaço na arcada dentária. Nesse caso, a correção varia de acordo com a idade do paciente, devido ao fato de durante a infância ser possível interferir no desenvolvimento ósseo.

Sendo assim, durante a infância pode ser feito o uso do expansor palatino para abrir espaço na arcada superior e liberar espaço para os dentes.

Ele também pode ser utilizado em conjunto com o aparelho convencional para acelerar o processo de correção ou para garantir que os dentes não se desalinhem durante o processo de abertura palatal.

Quando se trata de adultos, pode existir a possibilidade de corrigir o problema com aparelho para abrir o céu da boca da mesma maneira que é feito em crianças.

Porém, quando não há a possibilidade de se modificar o tamanho do palato, existe a opção de extração dentária ou desgaste, seguido pelo uso de aparelhos para corrigir o posicionamento dos dentes.

É possível evitar o dente montado na frente?

Quando a causa do dente montado é genética, infelizmente não há como evitá-lo. Porém, se este não for o motivo desse problema é possível evitá-lo.

Sendo assim, a melhor maneira de prevenir o agravamento da situação quando este é o motivo, é iniciar o acompanhamento odontológico o mais cedo possível para que esse problema seja tratado o mais rápido possível.

Se não for um problema hereditário, existem algumas ações que podem ser tomadas para se prevenir o aparecimento desse problema, que são:

  • Procurar corrigir hábitos parafuncionais o mais rápido possível;
  • Não parar o tratamento odontológico precocemente;
  • Fazer o uso do aparelho de contenção seguindo as recomendações do dentista;
  • Começar a realizar visitas periódicas ao dentista cedo;
  • Evitar o uso de chupetas e a sucção do polegar.

Qual profissional escolher?

As causas para o dente montado podem ser tratadas pelos dentistas especializados em ortodontia, destinando-se a entender, prevenir e reparar anomalias apresentadas no desenvolvimento e crescimento dos dentes.

Porém, muitas vezes pode ser interessante ouvir a opinião de outros profissionais. Como o odontopediatra, que se dedica a dentição das crianças, o periodontista, profissional especializado em periodontia, área que cuida dos ossos que tem por função sustentar os dentes e cuida da gengiva.

Depois da escolha do dentista, é essencial realizar um acompanhamento recorrente desde a infância. Pois é nessa fase onde é mais favorável o surgimento desse tipo de problema.

Enfim, todos nós devemos tomar os devidos cuidados com a nossa saúde bucal e visitar o dentista a cada seis meses de preferência.

Então, o que você está esperando para garantir seu novo sorriso e manter sua boca saudável?

Agende uma avaliação gratuita em uma clinica odontológica OralDents.

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!