Dente escurecido: o que pode ser e como clarear?
O dente escurecido é um estado muito desconfortável para algumas pessoas, pois ele interfere bastante na estética do sorriso.
Além disso, ele também pode significar que algo está errado com a saúde do dente ou também que houve alguma complicação no tratamento endodôntico.
Confira mais a respeito dessa condição abaixo:
Aqui você vai encontrar:
Quais as causas do dente escurecido?
A descoloração do dente é um processo natural que ocorre com o tempo, o que significa que o dente vai escurecendo gradualmente ao longo da vida.
Apesar disso, ele é uma condição mais comum em crianças, devido ao fato de ficarem mais expostas a possíveis impactos na região da boca.
Logo, podemos ver que uma das possíveis causas do escurecimento do dente são impactos externos. Esses traumas podem causar fraturas que podem resultar num sangramento interno do dente.
Essa hemorragia acontece devido ao rompimento de algum vaso sanguíneo na polpa do dente que acaba gerando um acúmulo de sangue que pode causar manchas escuras.
Quando a fratura é muito grande e compromete a polpa do dente, pode ser necessário realizar a extração desse dente, ou realizar o tratamento de canal.
O outro motivo também bastante comum é o aparecimento de cáries, o famoso pontinho preto no dente para alguns não passa de uma questão estética, porém ele esconde problemas que podem se tornar graves se ela não for tratada logo em seu início.
A cárie, além do ponto preto no dente, é responsável por causar furinhos que, quando ignorados, podem chegar a polpa e comprometê-la, podendo levar a necessidade de extração ou desvitalização do dente.
A placa bacteriana e o tártaro são manchas superficiais no dente causadas pelo acúmulo de bactérias que acontece devido a presença de partículas de alimentos.
Essas situações normalmente acontecem devido a má higienização, e se não forem tratadas logo, podem se desenvolver para uma cárie.
Problemas na polpa do dente também podem contribuir para o dente escurecido, como a inflamação (pulpite) e complicações no tratamento de canal.
Hábitos que contribuem para o dente escurecido
Apesar de normalmente a causa do dente escurecido estar ligada a algum impacto ou problema na saúde do dente, existem alguns hábitos do dia a dia que também podem escurecê-los.
O hábito de fumar é conhecido pelas várias complicações que ele causa à saúde, porém, além de todos os outros problemas, ele também causa o dente escurecido.
A nicotina, substância presente no cigarro, possui uma alta adesão à superfície do dente, isso contribui para que ela se prenda aos dentes. Isso também contribui para o acúmulo de bactérias, que podem acabar auxiliando a formação de placas bacterianas e o tártaro.
A má higienização também é um fator que contribui para o escurecimento dos dentes, pois além de as partículas de alimentos escurecerem os dentes, sua presença também contribui para o desenvolvimento de bactérias.
Assim sendo, elas podem provocar placas e tártaro, e também podem favorecer o aparecimento de cáries e a corrosão do esmalte.
Alimentos que escurecem os dentes
Existem alguns alimentos que podem comprometer a coloração natural dos dentes quando consumidos regularmente. A seguir comentaremos a respeito de alguns deles:
- Café: apesar de ser muito apreciado pelos brasileiros e fazer parte fixa da rotina de alguns deles, o café pode sim escurecer o dente.
Ele possui um pH mais baixo que o da boca, o que significa que ele é mais ácido que a boca. Isso faz com que ele contribua para a corrosão do esmalte do dente.
Logo, quando vamos ficando com o dente sem esmalte, ele tende a assumir um tom mais amarelado e além disso, ele pode contribuir para a sensibilidade dos dentes;
- Refrigerantes e bebidas alcoólicas: essas bebidas, assim como o café, possuem um alto nível de acidez, ou seja, também contribuem para a corrosão do esmalte dos dentes.
Além da acidez, algumas bebidas, como vinho, e alguns refrigerantes, possuem muito corante em sua composição, o que pode resultar numa pigmentação indesejada dos dentes;
- Alimentos ricos em açúcar: tais como doces, balas, chicletes e outros são responsáveis por tornar a boca um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias.
Sendo que essas vão transformar o açúcar desses alimentos em ácidos que corroem o esmalte do dente e com isso seu escurecimento. Além disso, eles contribuem para o desenvolvimento de cáries e outros problemas de saúde.
Como clarear o dente escurecido?
O escurecimento dos dentes apesar de ser um processo natural, algumas vezes pode ser acelerado por alguns hábitos. Porém, assim como esse processo pode ser acelerado, ele também pode ser revertido.
O processo de clareamento do dente escurecido varia de acordo com o motivo do seu escurecimento. Desse modo, abaixo vamos listar algumas maneiras de se reverter esse processo:
- Clareamento dental: quando as manchas no dente são externas, é possível removê-las por meio do procedimento de clareamento dental.
Esse processo consiste no uso de um gel clareador que quebra as moléculas que causam o dente escurecido sem danificar o esmalte. Ele pode ser feito em casa ou em consultório, mas é importante lembrar que só deve ser feito sob acompanhamento de um dentista;
- Restauração dental: quando o escurecimento é causado por cáries e o dano não foi profundo, pode-se realizar uma raspagem seguida de restauração. Desse modo é possível remover a mancha preta e ainda tapar os furos causados por ela;
- Facetas ou lentes de contato dental: em alguns casos essa é a maneira mais fácil de se tratar dentes escurecidos. Elas funcionam como uma máscara no dente que garante uma aparência de dente branco.
Elas também funcionam como uma camada protetora para o interior do dente, e também garantem a cor desejada já que é possível escolher a cor;
- Clareamento interno dos dentes: esse método é utilizado quando há um escurecimento por algum problema interno dos dentes, podendo ser alguma complicação relacionada ao tratamento de canal ou a alguma hemorragia por trauma.
Ou seja, ele só é utilizado quando o clareamento de dentes normal não consegue resolver o problema do dente escurecido.
Meu dente está escurecendo, o que fazer?
Já que foram listadas maneiras de se reverter e o que causa o dente escurecido, também devemos citar as maneiras de evitar essa situação. Portanto, abaixo estão listadas as formas de prevenção:
- Maneirar no consumo de alimentos muito doces ou ácidos e com muito corante;
- Evitar consumir cigarros;
- Escovar os dentes de maneira correta após as refeições;
- Utilizar o fio dental;
- Realizar a profilaxia regularmente;
- (Opcional) Fazer o uso de enxaguantes bucais.
Visitas regulares ao dentista
As visitas periódicas ao consultório odontológico são determinantes para a manutenção da saúde bucal em dia, tal como a manutenção da cor dos dentes.
É por meio da ida à clínica odontológica OralDents que se é capaz de detectar os problemas relacionados à zona bucal em sua fase inicial, fazendo com que seja maior a probabilidade de sucesso de tratamento.
Além disso, é por meio dessas idas que são realizados os procedimentos regulares, tal como a limpeza profissional, com periodicidade indicada é de 6 meses a 6 meses.
Logo, é por meio das visitas regulares ao dentista, de uma boa alimentação e higiene bucal, que se consegue não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(0 comentário)