O Que Você Procura ?

dente de porcelana

Dente de porcelana: o que é e onde é utilizado?

dentista2

O dente de porcelana é um dos tipos de dentes artificiais que podem ser utilizados para a confecção de próteses, tanto para unitárias quanto para parciais e totais.

Ele é feito de um material muito utilizado na odontologia, que é a porcelana devido às suas ótimas propriedades, tanto estéticas quanto físicas.

Aprenda mais sobre dente de porcelana e seus usos no post abaixo:

O que é o dente de porcelana?

O dente de porcelana pode se referir tanto aos dentes das próteses feitas com esse material quanto à coroa de porcelana.

Também chamada de cerâmica odontológica ou dentária, esse material é famoso por sua ótima capacidade de se assemelhar aos dentes, além da sua ótima durabilidade.

O reconhecimento da sua estética vem da capacidade de reproduzir fenômenos visuais dos dentes naturais, tais como translucidez, opacidade, fluorescência, entre outros.

Já sua durabilidade se deve ao fato desse material manter sua cor e textura por um longo período de tempo, além disso ele possui alta resistência à abrasão.

O que é uma prótese dentária?

A prótese dentária é usada com o objetivo de repor os dentes ausentes na boca, desse modo, ela promove uma melhoria na mastigação e protege a gengiva de possíveis danos causados pela queda dos dentes.

Ela pode ser utilizada de forma unitária, para repor apenas um dente, de forma parcial, para substituir alguns dentes ou de forma total, quando há a ausência de todos os dentes de uma ou das duas arcadas dentárias.

dentista1

Além disso, ela também consegue devolver a autoestima, melhorar a estética do sorriso e o prazer de sorrir ao paciente.

Porque escolher o dente de porcelana?

Assim como dito anteriormente, o dente de porcelana possui muitos benefícios tanto em sua aparência quanto em sua resistência, mas qual a diferença entre ele e suas outras opções?

Atualmente existem diferentes tipos de materiais que podem ser utilizados na confecção de próteses, e cada um deles possui características diferentes.

A resina é conhecida por ser o material mais em conta dentre os possíveis de serem escolhidos para a confecção de próteses. Porém, seu preço baixo vem com um custo, ela possui a pior resistência dentre todos os materiais, e também é muito porosa, o que faz com que ela perca sua cor mais rapidamente.

Também existe a prótese flexível, que é feita de silicone. Ela possui uma adaptabilidade muito maior e também possui a vantagem de não precisar de grampos para sua fixação.

Entretanto, o silicone não é utilizado para fazer próteses unitárias, e além disso, ela possui uma durabilidade baixa e pode causar desconfortos durante a mastigação.

Desse modo, o dente de porcelana ainda é a opção que possui a melhor estética e resistência, e também pode ser utilizada na confecção de qualquer tipo de prótese.

Geralmente as próteses de porcelana possuem sua estrutura interna metálica, mas em alguns casos, esse metal pode desagradar ou provocar reações alérgicas.

Devido a isso, também existem alternativas a versão metalocerâmica, as chamadas metal free, que não possuem metal em sua composição, como a de porcelana pura ou a de porcelana com zircônia.

Essa troca do material de sua estrutura interna não diminui sua resistência, e em alguns casos pode até mesmo aumentá-la.

Tipos de prótese com dente de porcelana

Assim como dito anteriormente, existem a porcelana odontológica pode ser utilizada na confecção de vários tipos de prótese. 

Portanto, os principais modelos de prótese são:

  • Prótese total: popularmente conhecida como dentadura e, assim como o nome sugere, ela é feita para pacientes que perderam todos os dentes;
  • Prótese parcial removível: essa prótese é feita com o objetivo de substituir vários dentes ausentes. Ela faz o uso de grampos nos dentes remanescentes para servir como maneira de fixá-la;
  • Ponte fixa: esse modelo é feito para substituir dentes faltosos adjacentes. Ela é fixada por meio de sua cimentação sobre os pilares dos dentes ou implantes;
  • Prótese protocolo: é uma prótese fixa que possui uma ótima fixação, pois é colocada sobre implantes, podendo-se utilizar de antigos implantes. Também é possível utilizada de forma total ou parcial;
  • Prótese overdenture: é semelhante à prótese protocolo, sendo fixada sobre implantes. Sua diferença se encontra no fato de que esse é um modelo removível, sendo assim, o paciente pode retirá-la quando achar necessário;
  • Coroa: essa é uma prótese unitária fixa, desse modo ela substitui apenas um dente, mas isso não a impede que o paciente use várias para repor o número de dentes necessários. Ela pode ser fixada sobre implante ou cimentada sobre o restante do dente anterior;
  • Prótese adesiva: esse tipo de prótese pode substituir até três dentes e é cimentada sobre a gengiva. Desse modo, ela é uma prótese fixa que não faz uso de implantes para sua fixação;
  • Faceta e lente de contato dental: esses dois modelos são feitos como se fossem envelopes para os dentes, sendo que a diferença entre os dois modelos é apenas a espessura. Ela pode ser feita de resina ou de porcelana. 

Sua fixação é feita pelo desgaste seguido da cimentação dela no dente. Também podem ser utilizadas de forma estética, para melhorar a estética do sorriso.

porcelana dentes

Como colocar dente de porcelana?

Antes de tudo, para ter um dente de porcelana é necessário uma visita ao consultório odontológico, pois o pedido de confecção e a fixação só podem ser feitas por um dentista.

Porém, as próteses possuem diferentes fixações, sendo que as principais são:

  • Por desgaste seguido de cimentação, para as lentes, facetas e próteses parciais fixas;
  • Por cimentação, no casos das próteses adesivas e coroas;
  • Uso de implantes, que podem ser já existentes ou novos, utilizado para fixar protocolos, overdenture e coroas;
  • Uso de grampos, que podem ser metálicos ou estéticos, usados na fixação das próteses parciais removíveis.

Dentes de porcelana antes e depois

O dente de porcelana pode ser utilizado em casos de perda total ou parcial do dente, além do seu uso estético, por meio das facetas e lentes de contato dental.

Desse modo, antes do seu uso, o paciente normalmente possui uma baixa autoestima causada pela aparência do sorriso, além da vulnerabilidade da gengiva causada pela ausência dos dentes.

Assim sendo, após iniciado seu uso, o paciente tem de imediato uma melhora na aparência do sorriso, o que consequentemente causa um aumento na autoestima.

Além disso, quando o paciente perdeu um ou vários dentes, seu uso também pode proporcionar melhorias na mastigação e respiração, assim como proporcionar a proteção da gengiva.

Devido ao fato de a prótese sem um corpo estranho na boca, nos primeiros dias de uso, pode haver uma salivação excessiva por parte do usuário. Com o tempo isso dente a desaparecer.

dente de porcelana valor

Dente de porcelana: valor

Seu valor pode variar de acordo com o local, profissional e tipo de prótese escolhida. Além disso, a necessidade de processos adicionais para sua instalação também pode aumentar o preço.

Apesar de existir a opção das próteses de resina que são bem mais em conta, o dente de porcelana continua sendo uma opção interessante, visto que possui durabilidade e estética superiores aos modelos de resina.

Mantenha as consultas ao dentista em dia

Ele irá acompanhar sua evolução no tratamento e avaliar se está sendo feito da forma correta. Além de te orientar sobre os cuidados a serem tomados.

Por isso a importância de possuir um plano odontológico. Eles oferecem conforto e segurança na hora de buscar um tratamento, nele você encontra profissionais capacitados para melhor te atender.

Além disso, os planos oferecem pacotes e descontos que podem te ajudar, trazendo economia para seu tratamento. Eles também contam com bons equipamentos que auxiliam a obter resultados satisfatórios.

A clínica odontológica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos e estéticos.

O seu sorriso é nossa prioridade! Agende uma avaliação gratuita aqui em uma clínica OralDents mais próxima de você.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!