Dente com canal já tratado pode ter cárie?

Um dente com canal tratado está livre de bactérias e vedado, impedindo que outras possam invadir seu interior novamente. Até aí tudo bem e tudo correto! Isso quer dizer, portanto, que também está imune a outros incômodos e de criar cáries, certo? Errado! Se você ainda tem dúvida se dente que já teve canal tratado pode ficar cariado, acompanhe o post de hoje, foi feito especialmente para você.

Por que fazer o tratamento de canal?

É sempre importante ressaltar que o primeiro passo antes de fazer o seu próprio diagnóstico, é procurar um profissional especializado. Geralmente o tratamento de canal é indicado quando o paciente possui uma cárie profunda ou quando existe algum tipo de lesão ou inflamação no dente. Nem todo dente que precisa do tratamento de canal já doeu algum dia. Às vezes é uma doença silenciosa e quando o paciente percebe já está perdendo o dente, principalmente dentes traumatizados.

Como saber que preciso fazer tratamento de canal?

Geralmente, os principais sintomas que mostram a necessidade de procurar por um endodontista são:

• Dor de dente persistente, principalmente ao ingerir alimentos frios ou quentes.
  • Dentes escurecidos podem sinalizar sinal de infecção.
  • Dificuldade no momento da mastigação, devido ao inchaço próximo ao dente.
  • Aparecimento de bolhas ou pus de sangue ao redor do dente
  • Dores no maxilar ou na mandíbula, normalmente essa dor reflete a dor do dente inflamado e pode ocasionar dores de cabeça e até mesmo dores de ouvido.
  • Exposição do nervo, quando existe alguma fratura no dente.

Tratamento de canal

Não é novidade que, de fato, um dente com canal tratado estará limpo, desinfetado (sem bactérias nenhuma) e com um material de obturação que irá impedir novas invasões e infecções de microrganismos.

Como se trata de um tratamento que removeu a polpa, ou seja, o tecido vivo (nervo) daquele elemento, ele encontra-se desvitalizado, ou seja, o sinônimo de sem vida e, portanto, sem dor ou sensibilidade.

Por algum motivo, acredita-se ainda que, pelo fato de o dente estar obturado e restaurado, está imune de quebrar ou cariar novamente, o que é um equívoco, já que ele está protegido por dentro, mas não por fora.

Vamos entender melhor?

Cárie

A cárie se dá inicio na adesão da placa bacteriana (restos de comida, bactéria e saliva) em superfícies externas do dente, e que se não for totalmente removida através do uso de escova e fio dental diário após cada refeição, irá evoluir para cárie.

Dessa forma, todo dente, mesmo o com tratamento de canal, continua com os tecidos em volta de si vivos, além de ainda estarem expostos ao meio bucal e ao acúmulos de placa bacteriana.

Então, um dente com canal tratado pode ter cárie ainda?

Sim, com certeza pode!

A maior diferença é que, neste caso, por não ter mais nervo, não haverá dor, o que também pode ser um problema, pois pode se passar despercebido.

Portanto, o ideal é sempre manter sua visita periódica ao dentista. Mesmo finalizado o tratamento de canal. Além disso, em caso de qualquer suspeita que possa haver de cárie, mesmo em um dente com tratamento de canal, procure imediatamente seu dentista.

O dente também pode sofrer efeitos de possíveis problemas gengivais, como gengivites e periodontites, ambos relacionados aos cuidados com a higiene bucal diária.

E caso o dente com canal fique careado de novo? Qual o tratamento?

Dependendo do tamanho da cárie, da lesão e cavidade, poderá se pensar em apenas restaurá-lo novamente com resina, removendo a cárie e devolvendo o formato do dente. Também poderá haver a necessidade de se retratar o canal (menos frequente), e em casos mais extremos, até se pensar em ter que extrair este elemento.

Portanto, para economizar e evitar problemas mesmo depois do tratamento de canal, mantenha sua higiene bucal em dia. A prevenção é muito importante. Dente com ou sem tratamento de canal deve ser cuidado para evitar principalmente doenças bucais, como a cárie.

Escolhendo um bom endodontista

Saúde é algo que não podemos deixar para depois, e muito menos nos arriscar com qualquer profissional. Quando tratamos de nossa saúde, é preciso que tudo seja feito com o máximo de segurança e zelo. Não caia nas tentações de propostas muito econômicas ou tratamentos rápidos demais.

Um bom tratamento endodôntico requer tempo e investimento. Pesquise, estude, avalie e faça sua escolha de forma consciente e segura. E lembre-se, nada substitui a avaliação e orientação de um profissional.

Se você está em dúvida sobre qual dentista escolher, nós te ajudamos nessa escolha também.  A Clínica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, proporcionamos aos nossos clientes excelência em tratamentos odontológicos, oferecendo uma excelente relação custo-benefício.

Clique aqui e faça agora e agende sua avaliação!

Afinal, gostou desse conteúdo? Tem alguma dúvida ou sugestão? Conta pra gente!