Dentadura fixa: como funciona esse tratamento?
Dentadura fixa é uma solução tecnológica para a perda da dentição, seja ela total ou parcial. Entretanto, quando falamos de dentadura, logo lembramos da prótese móvel, que é mais comum e é popularmente conhecida.
O modelo fixo, por sua vez, visa melhorar aspectos da removível, trazendo mais praticidade e uma estética mais agradável. Logo, além de trazer benefícios à saúde bucal, esse tratamento também promove uma melhor qualidade de vida.
Conheça a seguir mais sobre a dentadura fixa e os seus benefícios.
Aqui você vai encontrar:
O que é a dentadura fixa?
A dentadura fixa, prótese fixa ou protocolo é uma eficiente alternativa a perda total ou parcial da dentição. Mesmo que também seja denominada “dentadura” é bem diferente do modelo móvel.
A prótese fixa é duradoura, e como o próprio nome indica, está fixada na boca. Esse fator por si só já é algo vantajoso, por não se movimentar durante momentos indesejados.
Uma vez que toma posse dos dentes perdidos, visa recompor o sorriso de forma natural, e trazendo de volta a sua funcionalidade.
A prótese dentária protocolo assim, pode ser aplicada por cima dos implantes dentários (prótese sobre implantes) ou dos dentes naturais, se for o caso.
Durante a sua criação, os dentes naturais são preparados para receberem a prótese, a partir de pontes ou coroas. No caso de prótese sobre implantes, a fixação ocorre acima das peças do implante dentário.
Quando aplicada sobre implantes, a prótese é estável, contudo, também pode ser removível, caso essa seja a preferência do paciente.
Prótese removível ou Prótese fixa
Apesar das vantagens da prótese protocolo, a possível remoção da prótese móvel pode ser algo positivo para a sua melhor higienização e para um maior conforto no sono. No caso da fixa, a higiene é semelhante a aquela realizada com os dentes naturais.
Outra característica decisiva é o procedimento, já que o processo que envolve a prótese fixa parcial é cirúrgico para que haja a aplicação dos pinos de titânio, um material biocompatível, de fácil aceitação.
Em relação ao tempo do tratamento, a prótese estável sai ganhando, já que o método utilizado não necessita de enxerto ósseo. O tempo estimado é de um semestre para a aplicação total dos implantes e um mês para a confecção da dentadura.
Apesar das diferenças, ambas, a fixa e a móvel, podem ser totais ou parciais, dependendo da situação.
A dentadura fixa pode ser confeccionada com vários tipos de materiais, e pode ser em resina sobre metal, em porcelana sobre metal ou em porcelana sobre zircônia, que são os estilos mais comuns. Esses materiais são duráveis, o que traz ainda mais segurança ao uso.
Quais são os tipos de dentadura fixa?
Conheça quais os seus modelos disponíveis:
Dentadura fixa superior
O suporte dessa dentadura deve ser de 7 a 9 implantes dentários em média, porém, esse número irá depender da disponibilidade óssea existente. Caso a disponibilidade óssea não seja suficiente, geralmente o número de implantes decai para 4 (técnica all-on-four).
Pacientes que faziam o uso da dentadura móvel, quando mudam para a protocolo, voltam a sentir sabores, já que o céu da boca agora se encontra livre.
Dentadura fixa inferior
No caso da implantação da dentadura fixa inferior, o número de implantes dentários varia entre 4 e 5, ou também de 2 a 3 no caso da abordagem overdenture, em que se insere todas as peças nos ossos maxilares.
Dentadura fixa de silicone
A fixa de silicone se restringe a substituição de certas estruturas dentárias. Dentre as suas vantagens estão a sua percepção mais natural, sua maior funcionalidade e maior resistência, já que é resistente a altas temperaturas possui um módulo elástico.
Dentadura fixa com 2 pinos
A overdenture, também chamada “sobredentadura” e conhecida popularmente como “dentadura de encaixe”, é uma das abordagens mais recorrentes nas clínicas. O seu diferencial são os seus clipes, que são anexados às barras de sustentação e fortalecem a estrutura.
A implantação dos pinos de titânio pode ocorrer na mandíbula superior ou inferior, tomando a função de sustento das raízes. Na armação da dentadura há a colocação dos pinos de encaixe.
Ao mesmo tempo que a dentadura de 2 pinos é estável e segura, ela pode ser facilmente retirada, o que permite uma higienização fácil e bem feita.
Dentadura fixa preço
O procedimento de aplicação da dentadura estável está entre os mais valorizados da odontologia, já que a confecção é uma fase custosa.
O valor desse tratamento costuma variar bastante por conta dos materiais; implantes e próteses, da quantidade de peças utilizadas, da estrutura óssea em questão, da localidade e também da clínica.
Tendo em vista esse fator situacional, o Código de Ética Odontológica proíbe que valores de serviços específicos sejam revelados.
Como é o procedimento da dentadura fixa?
Antes da execução do procedimento, o dentista, primeiramente, irá realizar uma análise precedente, com o objetivo de avaliar a condição oral, e encaminhará a pessoa a exames, caso seja necessário.
Desta forma, se avalia a saúde geral, a estrutura óssea e, assim, se o procedimento é viável ou não.
Com a resposta positiva dessa avaliação, a cirurgia poderá ser feita pela instalação dos implantes. Após esse procedimento, se deve aguardar quatro meses para que a peça de titânio se prenda ao osso que a sustenta; processo chamado ósseo-integração.
A confecção e aplicação da prótese são a fase final, a qual o profissional ajusta a proporção e a altura da dentadura de acordo com dentes adjacentes, e a adapta aos implantes dentários.
Dentadura fixa antes e depois
O efeito da dentadura fixa antes do procedimento ser feito e depois possui um impacto muito forte na estética e na saúde bucal do paciente. Seu efeito é bastante semelhante ao da lente de contato dental e das facetas, já que traz um sorriso mais branco e saudável.
Para aquelas pessoas totalmente desdentadas, a prótese protocolo devolve os benefícios de uma boa fala, mastigação e respiração, sem que movimentos comprometam.
Com a autoestima elevada, a pessoa fica mais confiante para se relacionar em público. Uma mastigação bem feita contribui para uma boa digestão e a ausência de movimentos involuntários evita machucados nos lábios bucais causados pelo mau encaixe.
Para quem procura um impacto estético ainda mais elevado, a prótese de porcelana pura é a mais indicada, já que, mesmo que com a ingestão de alimentos e bebidas bem pigmentadas, ela não mancha como o esmalte do dente. No entanto, é menos resistente.
Visitas periódicas ao dentista
Apesar de feita a avaliação geral e da realização do procedimento, as visitas ao dentista devem continuar sendo regulares, preferivelmente de 6 a 6 meses nesse caso.
Com elas, problemas bucais podem ser descobertos e tratados em sua fase inicial, além das medidas preventivas tomadas.
É com as idas à clínica odontológica que o profissional poderá averiguar e acompanhar as condições do procedimento e da própria prótese. É também por meio dessas visitas que ocorre a manutenção da saúde bucal pela realização de tratamentos regulares, como a profilaxia.
Por fim, pela adesão da dentadura fixa e tomando os seus cuidados higiênicos devidos, você renova o seu sorriso e sua vontade de sorrir.
Garanta mais saúde e qualidade para seu sorriso agendando em uma de nossas clínicas odontológicas OralDents.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!
Deixe um Comentário
(0 comentário)