Você pode agendar a qualquer momento

Dentadura e Prótese sobre Implantes

Dentadura e Prótese sobre implantes: Com o tempo, as próteses totais, também conhecidas como dentaduras, acabam ficando instáveis e deixam de cumprir sua função de promover a correta mastigação. O desgaste da prótese, além de contribuir para subnutrição do paciente, pode gerar diversos problemas estéticos, afastando-o do convívio social que é bastante importante, em especial para idosos.

Para resolver esse tipo de problema, boa parte dos dentistas recomenda a adoção de uma prótese sobre implantes. Trata-se de um componente protético parafusado sobre o implante que pode ser feito tanto na mandíbula quanto no maxilar, eliminando a necessidade de se utilizar dentaduras, que podem tornar-se incômodas e causar constrangimentos no paciente ao sorrir, já que elas não são fixas.

Segundo a maioria dos especialistas, o tempo de validade de uma prótese total é de cinco anos. No entanto, alguns fatores devem ser levados em consideração na hora de optar por se trocar a dentadura por uma prótese sobre implantes. Confira.

prótese dentária

Estado geral da prótese

É preciso verificar se não existem dentes quebrados, partes manchadas ou ásperas presentes na prótese. O estado de limpeza, lisura e higiene também interferem nos incômodos causados pela dentadura. Há lesões que podem ser causadas na boca em razão de próteses mal colocadas ou mal adaptadas.  É preciso sempre avaliar se a prótese está ou não adaptada, caso contrário será necessário embasá-la ou mesmo trocá-la.

Dores na cabeça, nuca ou ouvidos

Próteses desajustadas ou gastas podem ocasionar esses tipos de problema. É comum que muitas pessoas mastiguem apenas por um lado proporcionando o desgaste da prótese e consequentemente a perda do balanceamento da mordida o que causa as dores. No caso de prótese desajustada ou gasta, a substituição pela prótese sobre implantes pode ser bastante eficiente.

Patologias ligadas à boca                                     

A má higiene das próteses pode ocasionar uma série de problemas, como ardência bucal, fissuras nas mucosas, lesões e rachaduras. É preciso avaliar caso a caso para que ocorra o tratamento adequado. No entanto, caso de verifique que o paciente possui muitas dificuldades para a higienização, é recomendável avaliar a colocação da prótese sobre implantes.

Alimentação e próteses sobre implante

Após a instalação da prótese sobre um ou vários implantes, o paciente pode comer normalmente, normalmente não existe muita diferença entre comer com a prótese sobre implante e comer com os implantes individuais.

O que muda nesse caso é a higienização, que se torna um pouco mais complicada, enquanto nos implantes unitários a higienização é mais simples.

Qual é o procedimento pré-operatório para fazer um implante?

Normalmente durante as consultas pré-operatórias, o paciente é questionado sobre possíveis medicamentos de uso contínuo, alergia a alguma medicação, existência de doenças crônicas infectocontagiosas ou outras inflamações sistêmicas. Em alguns casos pode haver a necessidade de exames como de sangue, urina ou de coração, para que não tenha nenhum risco cirúrgico. Pode ser orientado também que o paciente se atente sobre a alimentação antes do procedimento ou até mesmo a necessidade de um jejum.

Higienização e cuidados com a prótese sobre implante

A limpeza da prótese sobre implante deve ser realizada através da escovação, utilizando escova de dente e pasta dental para retirar todos os resíduos de alimentos, é importante também fazer o uso do fio dental ou  escovas interdentais e, com isso, reduzir o acúmulo de bactérias prejudiciais para a saúde bucal.

É importante que a prótese apoiada sobre implantes seja retirada e colocada em uma solução de água com detergente específico durante o período em que o paciente estiver dormindo, esse procedimento contribuiu para que a peça seja conservada.

Problemas estéticos

Boa parte dos pacientes se queixa com relação aos aspectos estéticos da prótese total, além do desconforto causado. Optar pela adoção da prótese sobre implantes para esse caso pode ser altamente recomendável, em especial, para melhorar a autoestima do paciente.

Hoje, boa parte dos consultórios de odontologia adota a prótese sobre implantes, orientando o paciente no momento da extração dos dentes. Da mesma forma, para os pacientes que já utilizam dentadura há muito tempo, em vez da troca, muitos dentistas recomendam o uso da prótese.

A estabilidade e segurança desse tipo de prótese propiciam melhores condições de alimentação, além de devolver a autoestima do paciente e colocá-lo novamente no convívio social. Daí sua importância.

Escolhendo um dentista

Ao escolher um dentista para cuidar de seu sorriso, lembre-se sempre de pesquisar e avaliar antes suas indicações. Por mais que você deseja mudar o sorriso em pouco tempo, é importante entender que um bom tratamento ortodôntico precisa de tempo e acompanhamento. Dessa forma, tome cuidado com tratamentos de valores muito baixos ou resultados milagrosos em poucos dias.

Portanto, se você está em dúvida sobre qual dentista escolher, nós te ajudamos nessa escolha também. A Clínica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

O que você estar esperando para garantir seu novo sorriso???

Clique aqui e agende sua avaliação!

 

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!