Coroa no dente: o que é, como colocar e quais são os tipos
A coroa no dente é um dispositivo protético que tem como objetivo substituir um único dente que foi comprometido.
Ela pode ser utilizada para substituir o dente completamente ou apenas a coroa dentária, além de que pode ser confeccionada de diferentes materiais nos quais cada um oferece características diferentes.
Dessa maneira, confira mais sobre a coroa no dente:
Aqui você vai encontrar:
O que é coroa no dente?
A coroa no dente é uma prótese fixa unitária, o que significa que ela é utilizada para substituir um único dente faltoso ou danificado.
Sendo assim, a coroa no dente consegue devolver ao paciente a estética e repor as funções que antes eram exercidas pelo dente original.
Devido ao fato de ser uma prótese unitária, ela não é recomendada em situações onde o paciente perdeu vários dentes.
Geralmente ela é fixada sobre um implante dentário ou sobre um dente que teve sua coroa original comprometida.
Além disso, há outro tipo de prótese que é semelhante a coroa dentária, mas é utilizada para repor alguns dentes faltosos perdidos em sequência.
Essa prótese semelhante chama-se ponte dentária. Ela é formada por suas coroas dentárias, uma em cada extremidade e dentes protéticos entre elas para repor os dentes faltosos.
A fixação da ponte é feita através da fixação das duas coroas nas extremidades, que podem ser fixadas sobre dentes que tiveram sua coroa comprometida ou sobre implantes.
Para que serve coroa no dente?
A coroa no dente, por se tratar de uma prótese unitária, serve para repor um único dente faltoso ou a coroa de um dente que sua coroa original foi comprometida.
Dessa maneira, ela possui a função de repor o dente original restabelecendo suas funções e sua estética.
Portanto, a coroa no dente é utilizada para repor um único dente faltoso ou comprometido presente na boca do paciente.
Como colocar coroa no dente?
A coroa no dente é usada para repor a coroa de algum dente que teve a sua original comprometida ou para repor um dente faltoso.
Por se tratar de uma prótese que possui a função de repor a coroa dentária natural, é necessário que exista um suporte para fixá-la, sendo este um implante ou o próprio dente.
Portanto, para instalá-la em casos onde o paciente perdeu o dente por completo é necessário fazer a instalação de um implante dentário antes.
O implante dentário é uma estrutura que parece com um pino e é fixada no osso de sustentação que fica abaixo da gengiva.
Ele é instalado através de um procedimento cirúrgico no qual ele é inserido no osso de sustentação e passa a servir como uma raiz para a prótese.
Depois do procedimento, o paciente deve aguardar um período de tempo para que o implante passe pela osseointegração, que é o processo em que o implante une-se ao osso.
Dessa maneira, a coroa no dente só é fixada após a osseointegração ou caso o dente que teve sua coroa comprometida, mas ainda tem uma raiz forte e uma estrutura resistente para aguentá-la.
Quando os requisitos para sua instalação são atingidos, ela é cimentada sobre o implante ou sobre o dente com a coroa comprometida, mas que ainda possuem uma estrutura forte.
Tipos de coroa no dente
A coroa no dente pode ser confeccionada de diferentes materiais nos quais cada um oferece diferentes características para ela.
Dessa maneira, cada uma delas possui vantagens e desvantagens diferentes, além de possuírem diferentes preços.
Sendo assim, confira os principais tipos de coroa no dente:
Coroa provisória
A coroa provisória, assim como sugerido pelo seu nome, é um tipo de coroa no dente que será utilizada apenas temporariamente.
Ela é uma maneira de as pessoas que necessitam de uma reposição urgente do dente perdido saírem do consultório com a prótese, mesmo que seja provisória.
A prótese provisória é feita de resina acrílica e pode ser confeccionada até mesmo no próprio consultório.
Coroa de resina
A coroa de resina é uma das opções mais utilizadas devido ao seu preço bastante acessível e estética agradável.
Porém, esse preço vem com algumas desvantagens, como o fato de ela ser extremamente porosa. Dessa maneira, ela pode acabar amarelando com o tempo e sendo motivo de halitose.
Além disso, a coroa de resina possui uma baixa durabilidade, visto que a resina desgasta com maior facilidade, o que também pode acabar comprometendo sua estrutura, deixando-a vulnerável a quebras.
Coroa porcelana
A porcelana odontológica é um dos materiais mais utilizados na odontologia atualmente por conta de suas ótimas propriedades.
Dessa maneira, o dente de porcelana é um tipo de coroa no dente que possui uma ótima estética e durabilidade.
Atualmente, é possível encontrá-la em dois modelos, a metalocerâmica, que é a coroa de porcelana sobre uma estrutura metálica, e a metal free, que é a coroa de porcelana sobre estrutura de zircônia.
Ambas possuem uma ótima estética e resistência, porém a metal free possui uma estética um pouco mais agradável pelo fato de que a zircônia é branca e assemelha-se mais à estrutura óssea que a metálica.
Coroa metálica
A coroa metálica, assim como o nome sugere, é um modelo de coroa dentária confeccionada totalmente em material metálico.
Isso acaba fazendo com que ela não possua um estética muito agradável, já que a cor do metal possui bastante contraste com os dentes, porém ela possui uma ótima resistência.
Por conta disso, ela costuma ser mais utilizada para repor dentes molares, que por sua vez são menos visíveis, o que torna o local perfeito para a instalação da coroa metálica.
Cuidados com a coroa no dente
A coroa no dente é um dispositivo protético unitário, ou seja, ela possui a função de repor um único dente faltoso e, assim como as outras próteses, necessitam de cuidados especiais para durar por mais tempo.
Dessa maneira, para manter a prótese bem cuidada e fazer com que ela dure o maior tempo possível, é importante que o paciente realize os cuidados de higiene bucal da maneira correta, utilizando o fio dental e com uma boa escovação.
Além disso, por mais que a coroa no dente seja uma prótese, ela ainda pode acumular partículas de alimentos e bactérias.
Sendo assim, mesmo sendo um dente artificial ela ainda pode contribuir com a proliferação de bactérias, que podem se tornar alguma complicação bucal mais severa.
Durante o tempo que o paciente está fazendo o uso da prótese provisória ou logo após instalada a definitiva o dentista pode recomendar alguns cuidados adicionais.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista oferecem ao dentista a oportunidade de avaliar a prótese e verificar se está tudo certo e caso necessário realizar algum tipo de manutenção.
Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.
Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.
Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.
Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Deixe um Comentário
(0 comentário)