Coroa dental: o que é, materiais de confecção e cuidados
A coroa dental se refere à parte do dente que fica sobre a gengiva, ou seja, a parte que garante seu formato, assim como a capacidade de exercer suas funções.
Ela também pode se referir à prótese unitária fixa, que também é conhecida como jaqueta dentária. Essa prótese tem o objetivo de repor um único dente.
Confira mais a respeito dela no post abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que é coroa dentária?
A coroa dental é a parte do dente responsável pelo seu formato, sendo assim, ela também garante que o dente exerça sua função, seja ela cortar, rasgar ou triturar.
Por mais que coroa dental se refira a parte do dente que fica sobre a gengiva, na grande maioria das vezes é um termo utilizado para se referir a prótese dentária unitária.
Essa é uma prótese que é utilizada para repor a função de apenas um dente. Além disso ela é utilizada sobre um implante ou sobre algum resquício de dente.
E também para cobrir um dente cariado, repor algum pedaço ausente ou juntamente com um implante para a substituição completa dele.
A coroa dental é uma prótese bastante versátil quanto ao ser local de utilização, de modo que ela pode ser utilizada na substituição de qualquer dente. Além disso, pode ser confeccionada por diferentes materiais.
O que são implantes?
Os implantes dentários são estruturas fixadas por meio de uma cirurgia no osso de sustentação do periodonto e possuem a função de servir como suporte, promovendo a fixação e estabilidade de futuras próteses.
O fato de serem fixados ao osso de sustentação garante que eles sejam completamente estáveis, sendo assim, as próteses fixadas sobre eles são mais estáveis e desse modo garantem mais conforto ao usuário.
Porém para sua instalação é necessário que o paciente possua volume ósseo necessário para suportá-lo, além de gengivas saudáveis. Caso não possua o requisito ósseo, o paciente pode optar por realizar um enxerto ósseo.
Por se tratar de uma estrutura que fica inserida no osso e pele, o material utilizado em sua confecção precisa de uma alta biocompatibilidade, portanto ele normalmente é feito de titânio ou zircônia.
De modo que a maior diferença entre esses materiais se baseia na estética, de modo que o titânio possui uma aparência metálica e a zircônia uma cor esbranquiçada que se assemelha ao dente.
Portanto, algumas vezes o titânio pode acabar escurecendo a gengiva, diferentemente da zircônia, que por possuir uma cor parecida com os dentes evita essa situação.
Quando é necessário utilizar a coroa dental?
A coroa dental é um tipo de prótese muito utilizada atualmente na qual o paciente pode optar pelo seu uso sempre que for possível.
Porém, existem os casos nos quais elas são mais indicadas, que são:
- Após a realização de um procedimento endodôntico;
- Restauração de um dente cariado, quebrado ou danificado;
- Como prótese sobre implante para repor algum dente faltoso.
Além disso, algumas vezes, a coroa dental pode ser utilizada como um tratamento estético para cobrir dentes escurecidos.
Motivos que levam a perda dentária
A coroa dental geralmente é utilizada em casos onde há a perda de um único dente, apesar de poder ser usada para substituir mais de um dente.
Sendo assim, os motivos que causam a perda dos dentes são o motivo indireto da necessidade do uso da coroa dental. Portanto, a perda dentária normalmente ocorre por:
- Casos severos de cáries;
- Fortes impactos na região da boca;
- Hábitos parafuncionais, como apertar e ranger os dentes;
- Anodontia, que é a condição onde o paciente não possui os dentes permanentes;
- Periodontia, doenças que afetam o periodonto.
Desse modo, exceto quando é uma condição genética, como a anodontia, é possível prevenir a perda dentária com alguns hábitos, que são:
- Ter uma boa higiene bucal;
- Faça visitas periódicas ao consultório de 6 em 6 meses para realização da profilaxia e check-up;
- Procurar atendimento odontológico quando houver a presença de sintomas incomuns.
Como é instalada?
A coroa dental possui dois métodos de instalação sendo que um é utilizado quando o dente ainda não foi totalmente perdido e ainda há um pedaço que pode servir como base de fixação.
E a outra ocorre quando o dente já perdeu toda sua estrutura, o que significa que neste caso ela utiliza um implante como base de fixação.
Portanto, a instalação da coroa dental quando ainda há algum resquício de dente é feita a partir dos seguintes passos:
- Preparação do pedaço do dente para que tenha uma forma que consiga servir de apoio para a coroa;
- Molde do dente para que a coroa tenha o formato adequado;
- Confecção feita por um laboratório;
- Ajustes finais na coroa e base dentária;
- Cimentação da coroa ao dente.
No entanto, quando não há a presença de dente, é necessário fixá-la sobre um implante, sendo assim, sua fixação é feita do seguinte modo:
- Instalação do implante dentário;
- Após a recuperação do implante, é feito a moldagem;
- Confecção da coroa executada por um laboratório;
- Cimentação dela sobre o implante;
Em ambas as situações, caso haja um mal encaixe dos dentes causado pelo tamanho deles, tanto os dentes quanto a prótese podem passar por um processo de ajuste a fim de que ela se encaixe perfeitamente.
Coroa dental tipos
A coroa dental pode ser construída de diferentes materiais que garantem diferentes propriedades tanto em questão de durabilidade quanto estéticas.
Os principais materiais utilizados em sua construção são:
- Resina: pode ser utilizada na confecção tanto da coroa dental provisória quanto da definitiva. Ela é um material mais em conta e possui uma boa estética de modo que consiga se assemelhar aos dentes reais.
Porém ela também possui a desvantagem de ser um material muito poroso, o que a transforma em um material menos resistente ao amarelamento e mais propícia a causar halitose. Ela também é um material menos resistente ao desgaste e quebras.
- Metal: possui uma boa durabilidade e resistência ao desgaste, porém sua aparência metálica não possui uma estética muito agradável, por isso seu uso costuma ser restrito aos dentes molares.
Ela possui o preço mediano, sendo mais caro que a resina, porém mais barato que a porcelana.
- Porcelana: é um material muito utilizado por isso, sendo bastante conhecido por sua estética, além da alta durabilidade e resistência ao amarelamento.
A coroa dental fabricada neste material tem o preço um pouco mais elevado, porém é compensado por suas vantagens.
Entretanto, ela não pode ser utilizada sozinha, desse modo a estrutura da coroa de porcelana normalmente é feita em metal (metalocerâmica) ou em zircônia (metal free).
A maior diferença entre os materiais utilizados na estrutura é a estética na qual a zircônia garante que a passagem de luz pela prótese seja desimpedida, coisa que não ocorre na metálica.
Além disso, a de zircônia possui o benefício de poder ser utilizada por pessoas alérgicas ao metal pelo fato de não possuir nenhum em sua composição.
Quanto a diferença de valor entre as duas, a metal free costuma ter o valor mais elevado que a metalocerâmica.
Cuidados com a coroa dental
Apesar de se tratar de uma estrutura artificial, ela também está sujeita a ser a fonte da proliferação de bactérias. Portanto é importante não se descuidar da higiene quando utilizá-la.
Sendo assim, abaixo estão alguns cuidados para evitar o surgimento de complicações:
- Procurar resolver problemas parafuncionais;
- Manter uma boa higienização bucal com a utilização de fio dental além de manter uma boa escovação;
- Evitar alimentos duros e pegajosos, a fim de evitar danos à prótese;
- Fazer visitas regulares ao dentista para realização da profilaxia.
Mantenha as consultas ao dentista em dia
Ele irá acompanhar o estado da coroa dental e avaliar se está sendo feito da forma correta. Além de te orientar sobre os cuidados a serem tomados.
Por isso a importância de possuir um plano odontológico. Eles oferecem conforto e segurança na hora de buscar um tratamento, nele você encontra profissionais capacitados para melhor te atender.
Além disso, os planos oferecem pacotes e descontos que podem te ajudar, trazendo economia para seu tratamento. Eles também contam com bons equipamentos que auxiliam a obter resultados satisfatórios.
A clínica odontológica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos e estéticos.
O seu sorriso é nossa prioridade! Agende uma avaliação gratuita aqui em uma clínica OralDents mais próxima de você.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!
Deixe um Comentário
(0 comentário)