O Que Você Procura ?

cores de liguinha de aparelho

Cores de liguinha de aparelho: saiba como cuidar

dentista2

As cores de liguinha de aparelho são o cartão postal do tratamento com o aparelho ortodôntico fixo.

É por meio das cores das borrachinhas que o tratamento ortodôntico se torna chamativo ou menos interessante para os pacientes.

Aprenda aqui o que são as liguinhas de aparelho, quais são as suas funções no tratamento ortodôntico e como manter as suas cores por mais tempo:

O que são as liguinhas de aparelho?

As liguinhas de aparelho são um dos principais componentes do aparelho fixo, juntamente com os braquetes e os fios ortodônticos.

Mesmo que pareçam ter apenas função estética, as liguinhas, ou borrachinhas, também são importantes para o funcionamento do aparelho, auxiliando na correção de problemas na mordida (má oclusão) e de desalinhamento dentário.

É as liguinhas que são responsáveis por fazerem a ligação entre os braquetes e o fio, permitindo que o aparelho consiga pressionar os dentes e os posicionarem corretamente na arcada dentária.

cores de liguinhas de aparelho

Cores de liguinhas de aparelho, qual a sua função?

Já quanto às cores de liguinha de aparelho, atuam somente proporcionando uma melhor aparência do sorriso durante o tratamento. As cores buscam manter a boa autoestima do paciente em meio ao procedimento, contudo, nem sempre são bem-vindas.

Hoje em dia, com a tecnologia e pela análise de perfis dos procedimentos, há vários modelos de aparelho, que solucionam problemas específicos, e que vem sendo cada vez mais discretos.

Dessa forma, os públicos infantil e juvenil acabam por optarem pelo aparelho fixo com as famosas borrachinhas coloridas, enquanto o público mais adulto, por questão pessoal ou profissional, acaba por decidir por um tratamento mais discreto.

dentista1

Buscando um visual mais imperceptível, o paciente pode optar tanto por borrachinhas transparentes, quanto por cores mais escuras, ou até mesmo por outros tipos de aparelhos, dependendo do caso, como o aparelho autoligado e o invisalign.

Afinal, como cuidar das cores de liguinha de aparelho?

Para manter a função estética das cores de liguinha de aparelho, é importante considerar os principais cuidados de manutenção de seu bom estado e da boa aparência do sorriso, são eles:

Boa escovação

É por meio da boa escovação que é possível evitar que as liguinhas manchem, percam ou alterem a cor.

Dessa forma, é necessário que ela seja feita na periodicidade adequada, de 2 a 3 vezes, com movimentos corretos (verticais e de vai-e-vem), além de utilizar produtos certos, como cremes dentais pouco abrasivos.

Assim, se evita que restos de alimentos grudem entre as borrachinhas e nas brechas do aparelho, e que alimentos pigmentados manchem os dentes.

Uso de fio dental

O uso do fio dental, assim como a escovação, deve ser regular, fazendo com que resíduos não grudem entre os dentes e acabem por alterar as cores das liguinhas.

Contudo, a passagem de fio dental durante o uso do aparelho tende a ser mais complicada. Para que ela seja feita de forma adequada, o ortodontista pode orientar o uso de instrumentos específicos, como o passa-fio, a escova interdental e até mesmo a escova ortodôntica.

Bochecho com enxaguante bucal

O enxágue com o antisséptico bucal é usado para otimizar a limpeza da zona bucal. Contudo, o seu uso nem deve ser feito segundo as indicações do dentista, para que não haja a desmineralização dos dentes, ou até mesmo, a mudança de cores das borrachinhas.

O profissional deve indicar um enxaguante bucal sem álcool e a periodicidade depende das necessidades de cada um, podendo o dentista recomendar o uso pontual do produto. Normalmente, o indicado é o bochecho com o produto 1 vez ao dia, no período da noite, para reforçar a limpeza bucal e eliminar os microrganismos.

O uso do enxaguante bucal pode passar a ser indicado a partir dos 7 anos de idade.

Dieta alimentar com restrições

Para evitar manchas pela alimentação, o ideal é evitar a ingestão de alguns tipos de alimentos e bebidas que possuem fortes pigmentações ou que são muito pegajosos.

Entre as principais restrições que podem ser sugeridas pelo dentista estão:

  • Café;
  • Chás;
  • Chocolates;
  • Chicletes;
  • Balas macias;
  • Caramelo.

Alimentos duros e crocantes também devem ser evitados durante o tratamento ortodôntico, já que podem danificar o aparelho e causar soltura ou quebra das peças, entre eles estão: nozes, avelã, amendoim, castanhas e legumes crus.

Cores de liguinha mais escuras

Quem ainda quer optar pelas cores de aparelho, mas quer evitar alterações de coloração já na escolha, a indicação é optar por tons mais escuros, e que tendem a não sofrer o impacto dos maus hábitos com tanta intensidade.

A sugestão é optar por cores como preto, roxo, azul e verde musgo.

cores de liguinha de aparelho

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são essenciais para o diagnóstico do problema e para o acompanhamento e manutenção do tratamento ortodôntico.

Além disso, somente por meio das consultas periódicas ao consultório odontológico que é possível realizar os procedimentos regulares, como a profilaxia (limpeza profissional).

É também por essa frequência que o dentista é capaz de realizar a ação preventiva de problemas bucais, como a cárie, orientando o paciente quanto a bons hábitos.

O indicado é que as visitas ao dentista sejam feitas ao menos 2 vezes ao ano (6 em 6 meses).

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!