Cores de borrachinha de aparelho: saiba como cuidar
As cores de borrachinha de aparelho são uma das marcas registradas do tratamento ortodôntico pelo aparelho fixo.
Confira aqui algumas dicas para manter as cores de borrachinha de aparelho durante a correção ortodôntica:
Aqui você vai encontrar:
O que é borrachinha de aparelho?
As borrachinhas de aparelho são uma das peças características do tratamento pelo aparelho fixo metálico, juntamente aos braquetes e fios metálicos.
Enquanto os braquetes possuem a função de realizar o movimento dos dentes e o fio metálico é a estrutura que conecta e pressiona a arcada dentária por essas estruturas, as borrachinhas são responsáveis por conectar o fio aos braquetes, tornando possível o alinhamento e nivelamento dos dentes.
As famosas borrachinhas do aparelho podem ser encontradas em várias cores no consultório odontológico, o que chama a atenção de crianças e adolescentes. Os elásticos do aparelho também podem ser transparentes, sendo a indicação para jovens e adultos que querem passar pelo processo de forma mais discreta.
Seja elas coloridas ou translúcidas, é necessário adotar alguns cuidados no dia-a-dia para manter a cor e a estética dessas pecinhas.
Como cuidar das cores de borrachinha de aparelho?
Para passar pelo tratamento ortodôntico de forma mais tranquila é necessário tomar alguns cuidados para manter as cores e a boa aparência das borrachinhas, entre eles estão:
Escovação adequada
Para manter as cores da borrachinha por mais tempo é necessário que a escovação do aparelho seja feita da forma adequada. A escovação do aparelho deve ser feita de 2 a 3 vezes ao dia, contando com uma escova de cerdas macias e com um creme dental fluoretado.
É importante que sejam feitos movimentos leves, circulares, de varredura e de “vai-e-vem” para que a limpeza da estrutura do aparelho seja profunda e não provoque não só manchas nos elásticos, mas também nos dentes e leve ao acúmulo de resíduos e placa bacteriana.
Boa alimentação
Para que as borrachinhas sejam mantidas em bom estado, assim como os cuidados com uma boa higiene bucal, é importante que se tenha em mente algumas restrições.
Evitar alimentos muito condimentados é fundamental para se evitar o aparecimento de manchas e borrões nos elásticos.
Alimentos que possuem tendência muito ácida podem danificar não só as cores de borrachinha de aparelho, mas também as demais estruturas.
Além disso, alimentos muito duros tendem a soltar as borrachinhas, o que permite que se afrouxe a estrutura do aparelho e que se comprometa os resultados do tratamento.
Uma boa hidratação pode facilitar com que os resíduos dos alimentos não alterem as cores das borrachinhas e influenciem problemas bucais como cáries e gengivite.
Trocas regulares
Mesmo tomando os cuidados necessários quanto a uma boa higienização e alimentação, a troca das borrachinhas deve ser feita de forma regular pelas visitas ao consultório odontológico.
É por meio dessas visitas, que devem ser realizadas mensalmente (de 25 a 35 dias) que se é possível fazer com que o sorriso, mesmo que metálico, mantenha um bom potencial estético e não assuma um aspecto anti-higiênico.
Vale ressaltar que em casos de soltura da borrachinha, e em que o fio solta e para de realizar pressão no braquete, a visita ao dentista deve ser feita imediatamente para que não se comprometa os resultados do tratamento.
Por que as cores de borrachinha de aparelho alteram?
As borrachinhas de aparelho são confeccionadas em ligaduras elásticas, o que permite que essas peças do aparelho sejam mais suscetíveis ao processo de oxidação por agentes químicos.
Esses agentes químicos comumente são os alimentos que consumimos, o que faz com que seja importante manter uma boa alimentação.
Caso mudar a alimentação seja um processo doloroso, optar por cores de borrachinha de aparelho mais escuras pode ser a melhor escolha. Cores mais claras tendem a requerer maiores cuidados quanto aos bons hábitos.
Borrachinhas de aparelho transparentes, por sua vez, tendem a ser resistentes a alteração de cores, contudo, as medidas cotidianas não devem ser ignoradas.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são essenciais para que a saúde bucal seja mantida e para que problemas ortodônticos sejam detectados e tratados desde o início.
É pelas visitas regulares ao consultório odontológico que o dentista consegue avaliar a situação da zona bucal do paciente e encaminhá-lo para o melhor tratamento e a adoção de bons hábitos quanto a higienização e alimentação.
Tratamentos regulares como a profilaxia (limpeza profissional) também devem estar em dia para que os benefícios desses cuidados sejam percebidos.
O indicado é que as idas ao consultório sejam feitas ao menos 2 vezes ao ano – de 6 em 6 meses, podendo ser em menores intervalos de tempo em casos especiais, como o uso do aparelho fixo, devendo as visitas serem mensais.
A visita a uma clínica odontológica OralDents visa não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(0 comentário)