O Que Você Procura ?

contenção movel

Contenção móvel: conheça mais sobre esse tipo de aparelho

dentista2

A contenção móvel é um modelo de aparelho utilizado após a retirada do aparelho fixo convencional ou autoligado.

Confira mais a respeito dele no artigo abaixo:

O que é contenção móvel?

A contenção móvel é um tipo de aparelho de contenção que, assim como seu nome sugere, possui a função de conter a movimentação dos dentes.

Ele é utilizado após a remoção do aparelho fixo, devido ao fato de após finalizar o tratamento com o aparelho fixo os dentes tendem a retornar ao local de origem.

Essa tendência faz com que seja necessário utilizar algum dispositivo ou método que consiga efetuar a função conter os dentes em seu lugar após finalizado o trabalho.

Portanto, devido a essa necessidade, surgiu o aparelho de contenção móvel, que consegue executar a função assim como é necessário.

Desse modo, o aparelho de contenção foi a maneira encontrada para solucionar esse problema, visto que ele é responsável por manter os dentes em seus devidos lugares.

Assim, ele consegue fazer com que os resultados do tratamento se mantenham, evitando que os dentes retornem à posição de origem.

Tipos de aparelho de contenção

Assim como foi dito anteriormente, o aparelho de contenção foi desenvolvido para manter os dentes no local após finalizado o tratamento com o aparelho convencional.

dentista1

Desse modo, a fim de atender às diferentes dos pacientes que necessitam utilizar a contenção, foram desenvolvidos vários modelos de contenção móvel, de modo que eles conseguem se adequar às necessidades de cada paciente.

Dentre os diferentes modelos de contenção desenvolvidos, é possível optar pelos modelos fixos e móveis, nos quais dentre os modelos de contenção fixa estão disponíveis o modelo higiênico e o reto.

Elas podem ser identificadas por se tratarem de um pequeno fio metálico que fica fixado atrás dos dentes.

A contenção higiênica possui esse nome devido ao fato de se tratar de um fio metálico ondulado no qual seus vales se encontram na região que corresponde ao espaço entre os dentes.

Isso garante que ela não atrapalhe a utilização do fio dental, porém ao mesmo tempo contribui para que haja o acúmulo de partículas sob sua estrutura, auxiliando assim a formação do tártaro.

Já a contenção reta consiste em um fio metálico reto que é fixado atrás dos dentes. Ela possui a vantagem de utilizar menos material, o que contribui para evitar a formação do tártaro, porém ela atrapalha a utilização do fio dental.

Já dentre os modelos de contenção móvel disponíveis é possível mencionar a:

contenção móvel

Contenção móvel tradicional

A contenção móvel tradicional, também chamada de placa hawley, é um tipo de contenção móvel que consiste em um aparelho que possui uma parte de acrílico e um fio metálico que passa na frente dos dentes.

A combinação da parte acrílica e do fio metálico é o que garante que os dentes do paciente não retornem ao local de origem ou se desalinhem novamente.

contenção móvel estética

Contenção móvel estética

Atualmente existem dois modelos de contenção móvel estética que são a placa hawley estética e a contenção de placa a vácuo.

A placa hawley estética é semelhante a placa hawley convencional, porém na parte frontal do fio metálico, ele é substituído por um material translúcido.

Dessa maneira, ela consegue se camuflar entre os dentes, visto que essa translucidez auxilia nesse processo.

Já a placa à vácuo se assemelha aos alinhadores transparentes, portanto, trata-se de uma placa de acrílico que se encaixa nos dentes de modo que fique como se fosse uma película transparente sobre os dentes.

Qual a diferença entre aparelho móvel e contenção móvel superior?

Apesar de ambos serem aparelhos móveis e alguns modelos serem muito parecidos, eles possuem funções diferentes.

Sendo assim, mesmo que suas aparências sejam semelhantes, eles são feitos para exercer funções diferentes.

Um bom exemplo disso é a placa hawley (aparelho de contenção convencional) e o expansor palatino móvel.

Apesar de ambos serem muito parecidos, suas funções são completamente diferentes, visto que o aparelho de contenção possui a função de conter os dentes em sua posição após o término do tratamento.

Enquanto o expansor palatino possui a função de expandir o palato, ou seja, ele possui a função de “abrir” o céu da boca, e consequentemente abrir mais espaço na arcada dentária.

Como limpar a contenção móvel?

Para cuidar de sua contenção de modo que ela possua a maior vida útil possível e esteja sempre em ótimas condições, existem alguns cuidados que devem ser tomados para que isto seja alcançado.

Desse modo, os cuidados necessários para manter o aparelho de contenção em ótimo estado são:

  • Sempre guarde a contenção móvel na caixinha, assim você evita que ela seja danificada;
  • Nunca guarde-a úmida na caixinha;
  • Escove-a sempre que retirá-la da boca sem utilizar cremes dentais ou qualquer outro produto. Caso queira utilizar algum produto para limpá-la, é recomendado utilizar os feitos para higienizar próteses;
  • Não utilize água quente para limpar o aparelho, visto que isso pode danificar sua estrutura;
  • Uma vez por semana, deixe-a de molho em um copo contendo enxaguante bucal, pois ele consegue eliminar as bactérias que a escovação não consegue.

Seguindo esses conselhos você consegue manter sua contenção móvel sempre nas melhores condições.

Quanto custa o aparelho móvel de contenção

Quanto custa o aparelho móvel de contenção?

O preço do aparelho móvel de contenção pode variar de acordo com vários fatores, como região, modelo, dentista e clínica escolhida.

Desse modo, não é possível estabelecer um preço fixo para esse aparelho, mas é possível estabelecer um preço médio que pode variar para cima ou para baixo.

Sendo assim, o preço médio da contenção móvel costuma ir até R$ 750 (setecentos e cinquenta reais).

Quanto tempo devo usar a contenção móvel?

Geralmente o uso da contenção móvel é feito pelo mesmo período de tempo que o aparelho móvel, portanto geralmente ela é utilizada por um período de 2 anos e meio.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares são necessárias para realizar as manutenções periódicas durante o tratamento utilizando aparelhos fixos e também são extremamente importantes para realizar os ajustes necessários na contenção móvel.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!