O Que Você Procura ?

contenção higiênica

Contenção higiênica: confira a seu respeito e se ela realmente é higiênica

dentista2

A contenção higiênica foi desenvolvida pensando nos restos de alimentos que ficam presos na contenção e na praticidade na hora de higienizar os dentes.

Devido a isso, ela foi desenvolvida como alternativa para a contenção reta, pois essa faz com que o paciente tenha dificuldades na hora de utilizar o fio dental.

Dessa maneira, confira mais a respeito da contenção higiênica, para que é usada, quais suas diferenças e suas vantagens:

O que é contenção ortodôntica?

A contenção ortodôntica é um tipo de aparelho que tem o objetivo de manter os resultados gerados pelo aparelho fixo, seja o convencional ou o autoligado.

Ele é utilizado porque os dentes têm uma tendência natural de retornar ao local de origem, sendo assim, é necessário utilizar uma contenção para evitar que eles retornem e percam o alinhamento.

Dessa maneira, a contenção possui a função de manter os resultados do tratamento odontológico.

Logo, para cumprir esse objetivo foram desenvolvidos três tipos de contenções, duas fixas e uma móvel, sendo que a móvel possui um modelo estético.

As contenções fixas são divididas entre os modelos de contenção higiênica e a reta, e a móvel entre a móvel estética e a convencional.

Tipos de contenção

O aparelho de contenção é um tipo de aparelho feito para manter os resultados do tratamento ortodôntico.

dentista1

Além do modelo móvel, que normalmente é utilizado nos dentes superiores, existem os outros dois modelos fixos, que são utilizados nos dentes inferiores.

Eles são conhecidos por serem uma pequena barrinha metálica, semelhante ao fio ortodôntico, que ficam presas atrás dos dentes. Geralmente, elas ficam fixadas de um canino ao outro.

Portanto, confira as diferenças entre cada um dos tipos de contenção, bem como sua vantagens:

contenção móvel

Contenção móvel

A contenção móvel geralmente é utilizada nos dentes superiores, visto que nos dentes inferiores a língua seria um empecilho.

Dessa maneira, ela possui uma placa de acrílico que fica situada no palato e um fio metálico que passa na frente dos dentes, ou no caso da estética, se assemelha ao alinhador invisível.

O fato de ser móvel também garante que ela seja mais higiênica, visto que ela é removida para comer e para higienizar os dentes e ela mesma.

Desse modo, ela evita o acúmulo de bactérias sobre os dentes e assim também evita a formação da placa bacteriana.

Sendo assim, esse conjunto de elementos é responsável por manter o alinhamento dos dentes após o tratamento ortodôntico.

contenção reta

Contenção reta

Também chamada de contenção tradicional, a contenção reta é um tipo de aparelho que consiste em um pequeno fio ortodôntico reto que é fixado atrás dos dentes de maneira transversal.

Apesar de cumprir sua função de manter os dentes alinhados, ela possui um lado negativo que é o fato de dificultar a passagem do fio dental por ficar atravessado entre os dentes.

contenção fixa higiênica

Contenção higiênica

A contenção higiênica, também chamada de contenção ondulada, se trata de um tipo de aparelho desenvolvido para auxiliar a passagem do fio dental.

Isso se fez necessário porque a contenção convencional, ou reta, acaba atrapalhando o uso do fio dental.

Porém, apesar de todo trabalho para eliminar a dificuldade ao utilizar o fio dental neles, porém como efeito contrário ela acabou criando um espaço ideal  para o acúmulo de partículas e alimentos, o que acaba originando a placa bacteriana.

Qual é melhor, contenção higiênica ou reta?

Ambas as contenções, assim como a móvel, conseguem exercer suas funções de manter os dentes no local após o tratamento ortodôntico.

Desse modo, quando levamos em conta apenas o objetivo final da contenção que é manter os dentes no lugar, todas exercem essa função muito bem.

Apesar de todas exercerem a função da maneira correta, a contenção móvel costuma ser menos eficaz pelo fato de depender do usuário para fazer o uso correto.

Porém, quando falamos das outras características, aí sim podemos ver diferenças. A contenção ortodôntica reta utiliza menos material, portanto ela oferece menos espaço para o acúmulo de partículas.

Mas apesar de oferecer menos espaço para armazenar sujeiras, por se tratar de uma barra reta que é fixada atrás dos dentes ela acaba atrapalhando o uso do fio dental.

Já a higiênica consiste em um fio metálico ondulado, no qual as ondulações são feitas com o objetivo de não atrapalhar a passagem do fio dental.

Porém, essa ondulação também requer o uso de mais material, o que acaba fazendo com que mais partículas se acumulem debaixo dela.

Além disso, essa ondulação também dificulta a higienização debaixo dela por meio da escovação.

Sendo assim, apesar de auxiliar no uso de fio dental, ela atrapalha em outros aspectos. Portanto, independente de qual seja o modelo escolhido, ambos possuem prós e contras.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista garantem que o dentista possa acompanhar o tratamento ortodôntico e decidir baseando-se nos hábitos de higiene do paciente se ele deverá utilizar a contenção higiênica ou a fixa.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!