O Que Você Procura ?

contenção fixa

Contenção fixa: confira seus modelos e para que serve a contenção

dentista2

A contenção fixa é um tipo de aparelho utilizado após a remoção do aparelho fixo convencional ou do autoligado.

Confira mais a respeito desse aparelho no artigo abaixo:

aparelho de contenção fixo

O que é contenção fixa?

A contenção fixa é um tipo de aparelho utilizado após finalizado o tratamento com os aparelhos ortodônticos fixos.

Portanto, somente após a realização do alinhamento dos dentes por meio do aparelho convencional é que utilizamos a contenção.

Ela consiste em um pequeno fio metálico que fica fixado atrás dos dentes e pode possuir um formato ondulado ou reto.

Mas por que devemos utilizá-la após o término do tratamento?

Esse uso se faz necessário devido ao fato de que o tratamento odontológico realiza a movimentação dos dentes buscando o alinhamento deles.

Portanto, enquanto ainda estamos utilizando o aparelho fixo, os dentes ficam impossibilitados de retornar ao local de origem por causa do aparelho.

Então, após finalizado o tratamento odontológico, esse aparelho é removido, o que faz com que os dentes do paciente fiquem livres para retornar ao local de origem.

dentista1

A fim de evitar que esse retorno aconteça, o dentista instala a contenção fixa, que é uma maneira de manter os dentes no lugar e evitar que eles retornem à sua posição original.

Desse modo, é possível perceber que o aparelho de contenção é uma peça fundamental no tratamento ortodôntico, visto que ela é a responsável por manter o resultado do tratamento.

Quais os tipos de contenção existem?

Apesar de possuírem a mesma função, existem alguns modelos diferentes de contenções que visam atender a necessidades diferentes.

Portanto, é possível nomear 3 principais modelos de contenções, que são a  contenção higiênica, a contenção reta e a contenção móvel.

Cada uma delas possui características diferentes que a tornam únicas, confira mais sobre elas abaixo:

Contenção higiênica

A contenção higiênica é um modelo disponível da contenção fixa, portanto, assim como dito anteriormente, ela é um pequeno fio metálico que fica fixado atrás dos dentes.

Seu diferencial se encontra no fato de ela ser ondulada, o que contribui para a utilização do fio dental.

Suas ondulações são feitas de modo que o vale da onda, ou seja, a parte mais baixa, fique alinhada com o espaço entre os dentes.

Desse modo, ela acaba auxiliando a utilização do fio dental, visto que esse formato contribui para que ela não atrapalhe o seu uso.

Mas devido ao fato de utilizar mais material, ele acaba tendo o problema de dificultar a higienização da parte abaixo do aparelho.

Isso acaba criando um espaço propício para o desenvolvimento de tártaro e outros problemas relacionados à má higienização dos dentes.

Contenção reta

A contenção reta, assim como a higiênica, é um dos modelos disponíveis de contenção fixa. Assim como seu nome sugere, ela consiste em um fio metálico reto que é fixado atrás dos dentes.

Por conta de seu formato, ele acaba interferindo na utilização do fio dental, pois ele atravessa transversalmente o espaço entre os dentes.

Porém, apesar de interferir na utilização do fio dental, ele acaba possuindo a vantagem de utilizar menos material em sua confecção.

Isso faz com que acumule menos partículas de alimentos nele, portanto, ele contribui para higienização na região que fica abaixo dele.

aparelho de contenção móvel

Contenção móvel

Ela consiste em aparelho que possui uma parte de acrílico que fica atrás dos dentes e um fio metálico que fica na frente dos dentes restringindo sua movimentação.

Além dessa, também existe a contenção móvel estética, que pode ser feita de duas maneiras, uma se assemelha aos alinhadores invisíveis, enquanto a outra é semelhante a móvel convencional, porém parte do fio é substituída por acrílico para ficar esteticamente mais agradável.

A contenção móvel, assim como seu nome sugere, é um tipo de aparelho removível. Isso garante que diferentemente da contenção fixa, tanto a higiênica quanto a reta, ele não atrapalhe durante a higienização.

Isso se deve ao fato de ele poder ser removido na hora de se alimentar e na hora de realizar a limpeza oral.

Portanto, não há possibilidade de acúmulo de partículas de alimentos sob sua estrutura, visto que ele é retirado na hora de se alimentar e na hora de higienizar a boca.

Além disso, o fato de ser removível também contribui para o fato de poder higienizar o aparelho separadamente, desse modo, é possível manter tanto o aparelho quanto a boca livre de problemas relacionados à higiene bucal.

Porém, assim como as demais, ela também possui um lado negativo, que neste caso é o fato de ser desconfortável de ser utilizada como contenção inferior, o que acaba fazendo com que ela seja menos utilizada nesses casos.

Qual a diferença entre a contenção fixa inferior e a contenção fixa superior?

A contenção inferior e superior não possuem muita diferença entre elas, sendo assim, ambas consistem em um fio metálico que fica posicionado atrás dos dentes e abrange a região de um canino ao outro.

Apesar de as duas serem semelhantes e possuírem a mesma função, a contenção fixa inferior é muito mais utilizada que a superior. Mas por que isso acontece?

Isso ocorre devido ao fato de a contenção fixa possuir várias situações em que não pode ser utilizada, como por exemplo em casos de mordida profunda.

Essa restrição deve-se ao fato de que isso implicaria no contato direto da contenção com os dentes inferiores, o que a torna mais suscetível a quebras e afins.

Além disso, o fato de ela não conseguir abranger todos os dentes é um ponto negativo na hora de colocá-la na arcada superior.

Portanto, todas essas desvantagens acabam fazendo com que ela não seja utilizada nos dentes superiores e apenas nos inferiores.

Sendo assim, isso acaba fazendo com que ela seja utilizada como uma combinação de contenção móvel nos dentes superiores e a contenção fixa nos inferiores.

Quanto tempo devo usar a contenção fixa e a móvel

Quanto tempo devo usar a contenção fixa e a móvel?

O tempo de uso da contenção móvel e da fixa é diferente, e isso se deve às suas características.

Portanto, a contenção fixa geralmente é utilizada pelo resto da vida. Isso se deve ao fato de que seu uso não interfere na vida pessoal do paciente, o que acaba fazendo com que ela não necessite ser removida.

Diferentemente da fixa, a móvel exige um pouco mais de trabalho do paciente, visto que ele precisa removê-la para higienizar os dentes e para se  alimentar.

Desse modo, geralmente ela é utilizada pelo mesmo tempo que o aparelho fixo, o que normalmente gira em torno de 2 anos.

Visitas regulares ao dentista

Através das visitas regulares o paciente pode realizar as manutenções necessárias no aparelho ortodôntico fixo e também realizar a instalação da contenção fixa ao fim do tratamento.

Dessa maneira, o paciente pode receber o melhor tratamento possível, além de contar com o aparelho de contenção para manter seus dentes no lugar.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!