O Que Você Procura ?

como tirar tártaro dos dentes

Como tirar tártaro dos dentes: conheça o melhor tratamento

dentista2

Como tirar tártaro dos dentes | O tártaro é uma das principais doenças da boca, e comumente está diretamente associado à má higiene bucal e ao acúmulo da placa bacteriana.

Saiba aqui como identificar o problema, quais são os seus sintomas, as suas causas e qual a melhor forma de tratamento:

O que é tártaro nos dentes?

O tártaro, também chamado de chamado de cálculo dentário, é a placa bacteriana calcificada. São resíduos que se acumulam na superfície do dente que com o tempo são sobrepostos por depósitos minerais e endurecem com o tempo.

Como dito, a principal causa do aparecimento do tártaro é a falta de higiene bucal adequada, dessa forma, é muito importante que haja a sua identificação em sua fase inicial para que haja o tratamento necessário e a prevenção a demais doenças bucais que podem se suceder, como a cárie dentária e a gengivite.

Como normalmente os restos de alimentos e a placa bacteriana tendem a se acumular na linha da gengiva, em locais que a escovação comumente não alcança, além dos dentes, o próprio tecido gengival é comprometido, podendo causar assim hemorragias e infecções.

Para que não haja a formação do tártaro, o ideal é que a escovação seja feita de 2 a 3 vezes ao dia. Além de uma boa escovação, é importante preservar também a passagem do fio dental, que também deve ser diária, evitando o acúmulo de restos de alimentos entre os dentes.

tártaro

Como identificar o tártaro no dente?

O tártaro pode ser caracterizado por uma textura amarelada sobre os dentes, que dependendo do tempo pode se escurecer e se tornar mais baço.

Assim sendo, por ser uma placa resistente e porosa, o tártaro tende a ser mais suscetível a manchas, que pelo consumo de certos alimentos e bebidas no cotidiano, como aqueles mais pigmentados, além do hábito de fumar.

Mesmo que o tártaro tende a ser perceptível, é somente pela avaliação do dentista que se é possível identificar o problema e qual a melhor forma de tratamento.

dentista1

Por conseguinte, mesmo que a limpeza bucal esteja em dia, as visitas duas vezes ao ano no consultório odontológico são imprescindíveis, tanto para a ação preventiva, quanto para o tratamento do problema.

Como é feita a prevenção do tártaro?

A prevenção do tártaro, assim como a de demais problemas bucais, deve ser feita considerando a adoção de bons hábitos de higiene bucal.

Entre as principais medidas indicadas pelo dentista estão:

  • Boa escovação bucal – com movimentos corretos e suaves;
  • Escovação com escova com cerdas macias ou médias, seja eles manuais e elétricas;
  • Uso de fio dental, de escova interdental ou ortodôntica;
  • Realizar a limpeza da língua e interior do interior das bochechas pelo uso do raspador de língua;
  • Visitas ao consultório odontológico ao menos 2 vezes ao dia – de 6 a 12 meses, para o check-up e a realização de procedimentos periódicos como a limpeza profissional (profilaxia).

Quais são as principais complicações do tártaro?

A falta de tratamento do tártaro pode motivar uma série de problemas à saúde bucal, indo muito mais do que um comprometimento estético.

Logo, além do agravamento dos prejuízos estéticos, há o risco do surgimento de outras doenças bucais:

Mau hálito

Devido ao acúmulo de restos de alimentos e resíduos na arcada dentária, as bactérias da boca acabam por agir nesses restos de comida (biofilme dentário) e liberar toxinas que causam o mau cheiro, e dessa forma, o mau hálito (halitose).

Com o mau hálito, o paciente além do comprometimento estético, vê-se preocupado além do sorrir, com o falar, comprometendo os relacionamentos com as pessoas.

Cárie dentária

Uma vez que a cárie também é resultante do acúmulo de restos de alimentos e bactérias na boca, pelo tártaro, a dentição também se torna suscetível à formação desse problema.

A cárie também conhecida como dente podre é a infecção dos dentes motivada por esse acúmulo de bactérias, que é caracterizada pela perfuração do esmalte dos dentes e assim no aparecimento de manchas escuras e de sintomas como dores e desconforto.

Doença periodontal (gengivite e periodontite)

Também devido às bactérias, além dos dentes pode haver a infecção dos tecidos da gengiva, e assim, o desenvolvimento da gengivite, que sem ser tratada, pode levar a periodontite e ao comprometimento dos tecidos periodontais que sustentam os dentes.

A gengivite é uma inflamação que compromete os tecidos mais superficiais da gengiva. Entre os seus principais sintomas estão: inchaço, vermelhidão, sangramento, dores e retração gengival.

Já quanto ao agravamento da situação, a periodontite é quando a infecção atinge o periodonto, que é o tecido que fixa o dente ao osso maxilar e à mandíbula. Entre os sintomas da periodontite estão: gengiva escura, dores, halitose, sangramentos, inflamação e amolecimento dos dentes.

Enfraquecimento dos dentes

O tártaro supragengival é quando o desenvolvimento do tártaro é feito na parte mais aparente do dente, acima da linha da gengiva. Quando isso ocorre, a superfície dos dentes e do tecido gengival, acaba por motivar o surgimento das cáries, e assim, comprometendo o esmalte do dente gradativamente, sendo capaz de até mesmo atingir a dentina, os nervos da polpa e assim demais estruturas dentárias.

como tirar tártaro dos dentes

Afinal, como tirar tártaro dos dentes?

O tratamento do tártaro só pode ser feito em consultório odontológico, após uma avaliação precisa do dentista.

Comumente, o dentista realiza uma limpeza profunda dos dentes utilizando métodos de raspagem, ultrassom e laser para que haja a remoção do cálculo sobre o dente. Por meio da limpeza feita em consultório é possível até mesmo perceber o clareamento dos dentes e um melhor efeito estético imediato.

Quando a raspagem é feita utilizando um raspador ultrassônico, as pequenas vibrações transmitidas em alta velocidade pelo equipamento acabam por auxiliar na remoção das não só do tártaro, mas das placas bacterianas que estão na superfície dos dentes. A raspagem também pode ser feita manualmente, isso pelo uso de raspadores e curetas.

Quanto a abordagem com laser, diferente da com o raspador ultrassônico, irá atuar diretamente na área do dente e gengiva afetados, facilitando a limpeza dos dentes e propiciando um resultado mais saudável.

Outro tipo de abordagem que pode ser realizado é o sistema vector, que é parecido com o raspador ultrassônico, que provoca uma menor dor durante a remoção do tártaro. 

Em casos mais graves, pode ser necessária uma abordagem cirúrgica de periodontia, em que há a exposição das superfícies das raízes dos dentes, para uma raspagem mais profunda e eficiente. Após feita a remoção, a gengiva é saturada para a sua cicatrização.

Por fim, receitas caseiras podem ajudar na retirada do cálculo, como uma boa higiene bucal, enxágue com antisséptico bucal, receitas com bicarbonato de sódio e óleo de coco, mas que não substituem um tratamento feito pelo dentista. O uso de um creme dental específico pode ajudar na soltura do tártaro.

Como tirar o tártaro dos dentes caseiro?

As receitas caseiras, caso feitas, também devem ser conduzidas por meio do acompanhamento de um dentista. Isso porque essas técnicas requerem muito cuidado, já que assim como o tártaro, os dentes naturais também são compostos de estruturas calcificadas endurecidas.

É com esse cuidado, para não danificar os dentes naturais, que se é possível evitar ainda mais danos à saúde dos dentes.

Dessa forma, uma vez que não orientadas da forma devida, acaba por haver consequências, tal como o aumento da sensibilidade dentária, perda do brilho da superfície dos dentes (que ficam mais foscos), dentes mais suscetíveis a manchas, ao acúmulo de placa bacteriana, e assim a novas formações e evoluções do tártaro.

A limpeza da boca com bicarbonato de sódio é feita com a sobreposição da pasta de dente em 1 colher de bicarbonato de sódio e ajuda no equilíbrio do pH da região. Contudo, normalmente o dentista indica o seu uso no máximo 1 vez por semana por cerca de 2 minutos, evitando que haja o aumento da porosidade do dente.

O bochecho com o enxaguante com óleo de coco já atua no combate das bactérias e na formação de uma película nos dentes, prevenindo a formação de placas e a evolução do tártaro. É usada 1 colher de sopa de óleo de coco e o seu bochecho deve ser orientado pelo dentista, podendo durar de 5 a 10 minutos, de 1 a 2 vezes por dia. A substância deve ser cuspida e para em seguida haver o enxágue com água.

Visitas regulares ao dentista

As visitas ao consultório odontológico devem ser mantidas regularmente para que haja a prevenção e o tratamento precoce de problemas bucais como o tártaro.

É também por essas visitas periódicas que o odontologista é capaz de avaliar a saúde bucal e recomendar o paciente quanto a bons hábitos.

A clínica odontológica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos e estéticos.

O seu sorriso é nossa prioridade! Agende uma avaliação gratuita aqui em uma clínica OralDents mais próxima de você.

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!