O Que Você Procura ?

como desinchar o rosto

Como desinchar o rosto: saiba o que fazer

dentista2

Como desinchar o rosto é uma dúvida frequente e que não se limita apenas a questões estéticas. Além de indicar noites mal dormidas ou o consumo de certas bebidas e alimentos, e de bebida alcoólica em excesso, o inchaço facial pode ter como causa problemas e reações bucais.

De fato, dentre essas causas que estão relacionadas estão o nascimento do dente siso, alguma inflamação, podendo ser consequência de algum processo cirúrgico feito pelo dentista.

Saiba o que fazer para amenizar o inchaço do rosto aqui. Boa leitura!

Afinal, como desinchar o rosto?

Há várias causas por trás do inchaço do rosto, e assim, há várias formas de o desinchar, dependendo da razão do problema. Também chamado de edema facial, em casos rotineiros como dormir mal, choro, ingestão de certos tipos de bebidas e comidas, se amenizar de forma natural, gradualmente.

Ademais, o consumo de alimentos com muito sal, a ingestão insuficiente de água, alergia de contato, rinite, sinusite, problemas de tireoide, circulatórios e renais também podem levar ao edema facial.  

Isso acontece porque o organismo sozinho consegue solucionar esse problema, permitindo que o sistema linfático desacelere durante a noite. O sistema linfático tem como finalidade manter a constância do fluxo do líquido, fazendo com que ele seja absorvido pelas células.

O organismo, por sua vez, atua conservando o líquido, e acaba inchando. Quando isso acontece no rosto, esse processo fica ainda mais nítido e perceptível. Por fim, pode se tomar algumas medidas para que o desinchaço ocorra mais rápido, como:

  •         Lavar o rosto com água gelada;
  •         Evitar alimentos muito salgados;
  •         Ingerir uma boa quantidade de água;
  •         Dormir com um travesseiro mais alto;
  •         Massagem e tratamentos faciais específicos (drenagem linfática).

Caso os cuidados caseiros não gerem alguma melhora, consulte com um médico especialista que irá te indicar o tratamento mais indicado.

como desinchar o rosto por causa do dente
O edema facial pode ser influenciado por acontecimentos na dentição, como a infecção por cárie.

Como desinchar o rosto por causa do dente?

Ao notar um inchaço incomum nas bochechas, procure pelo seu dentista para uma avaliação precisa da situação. Há diversos problemas de saúde que podem levar ao inchaço, inclusive quanto à saúde bucal, e a complicações na dentição.

dentista1

Bem como, dentre os motivos relacionados a esse caso estão a infecção por cárie profunda, doenças gengivais e ainda o nascimento do dente siso.

Quanto à evolução da cárie, o dentista, após feitos os exames requeridos, encaminhará o paciente a um tratamento de canal. Desse modo, se previne que haja a perda do dente e a evolução da infecção.

Caso a infecção ocorra pela gengivite, o dentista poderá indicar o seu controle pela medicação prescrita. As visitas periódicas ao dentista são essenciais para se evitar abordagens como essa, uma ação em conjunto a boa higiene bucal.

Diante desses problemas, antes de recorrer ao dentista, bochechos com água morna e o uso do fio dental diário podem diminuir o problema.

Como desinchar o rosto por causa do dente inflamado?

As inflamações do dente se trata de uma reação comum do organismo a uma infecção na estrutura dentária. Essa infecção geralmente começa pela formação de uma cárie, que com o tempo, entra em contato com a polpa no interior do dente e inicia um processo de necrose.

Em seguida, a necrose impulsiona a infecção e, sucessivamente, ao inchaço facial. Desse modo, o odontologista pode executar o tratamento de canal sugerido e ainda indicar algum remédio antibiótico ou anti-inflamatórios.

A inflamação no dente, também chamada de pulpite, pode gerar dor, vermelhidão, calor, perda de função e até mesmo febre. O seu tratamento vai depender da gravidade do caso e da análise feita pelo odontologista.

Para diminuir os sintomas da pulpite outras medidas também podem ser tomadas, como a colocação de gelo no lado inflamado e bochechos com água morna e sal. A aplicação de gelo deve persistir por 20 minutos, enquanto o bochecho deve ser feito com cuidado para evitar ainda mais danos.

Como desinchar o rosto por causa do dente siso?

Quanto ao dente siso, os edemas podem indicar o seu nascimento e também ser a consequência de sua extração. Durante o seu surgimento, os inchaços estão relacionados ao acúmulo de líquidos nos tecidos, já quanto a extração, se desenvolvem pelo ferimento feito nas gengivas e nos ossos de sustentação dos dentes.

Assim como, visando um pós operatório menos doloroso, algumas ações podem auxiliar. O inchaço pela extração pode perdurar apenas algumas horas depois da cirurgia, e pode ser aliviado através da medicação prescrita pelo dentista e por suas orientações.

Procure manter o local gelado durante as 24 horas após a extração, recorrendo ao dentista caso o inchaço persistir, seguido de sintomas como coceira, rubor e febre. Nesse contexto, são detectáveis a perda de apetite, dificuldades na escovação, assim como o amarelamento ou escurecimento da região.

como desinchar o rosto apos cirurgia dentaria
O processo de desinchaço no pós-operatório é natural e pode durar até 3 dias.

Como desinchar o rosto após a cirurgia dentária?

Para amenizar o incômodo e os sintomas característicos de um pós-operatório, em geral, passam com a medicação que tenha em base remédios como corticóides e ozonioterapia na quantidade adequada.

A anestesia e a experiência e delicadeza do profissional também são fatores decisivos para que o edema facial não seja tão significante ou até não apareça. Dependendo da gravidade do caso, o período do inchaço pode durar até 48 horas depois da cirurgia.

Em suma, siga as orientações do seu profissional para que o inchaço não seja facilmente notado e não resulte no desconforto ou na baixa da autoestima. Dentre as recomendações do odontologista, estão o descanso de 3 dias e o bochecho suave do enxaguante bucal. Nessa circunstância, evite exercícios por 5 dias.

A higienização no período de adaptação também deve ser feita com cuidado, procurando prevenir a incidência de novas complicações, como o deslocamento do coágulo deixado pela remoção do dente. Por fim, a aplicação de gelo pode ajudar a lidar com a dor.

Os cuidados com a higiene bucal

Como dito, em momentos como esse a higiene bucal se torna ainda mais importante. Além da manutenção da zona bucal em seu melhor estado, os bons hábitos na higienização fazem a diferença na melhor experiência.

Deve-se levar ainda mais em conta as técnicas da escovação nesse caso. A passagem da escova na arcada dentária deve ser feita de forma suave, mas sem perder a precisão. Deve-se optar também pelo o uso de escovas com cerdas mais macias, para diminuir a força exercida.

No conforme, não se deve ignorar a passagem do fio dental, evitando assim que restos de alimentos fiquem presos e favoreçam a formação das cáries. O uso do antisséptico bucal também deve ser feito diariamente, tendo preferência por um sem álcool.

Fique atento às alterações de produtos propostas pelo odontologista.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista podem impedir que danos motivem o inchaço no rosto e a execução de procedimentos invasivos como a extração do dente, a aplicação de implante dentário e cirurgias periodontais.

Com efeito, é pela avaliação periódica desse profissional, do diagnóstico preciso e de sua ação preventiva, que se consegue manter um sorriso saudável e mais bonito. Isso, juntamente aos cuidados rotineiros com a higiene bucal.

Todavia, quanto ao edema facial, além dos procedimentos regulares realizados no consultório odontológico, a ozonioterapia feita por dentistas capacitados também é eficiente e atua em uma melhor saúde bucal.

Tendo isso em vista, garanta mais saúde e qualidade para seu sorriso agendando em uma de nossas clínicas odontológicas OralDents.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!