O Que Você Procura ?

como clarear os dentes

Como clarear os dentes: conheça os melhores tratamentos

dentista2

Nos últimos tempos, tem crescido a dúvida nas pessoas de como clarear os dentes. A busca pelo sorriso perfeito disparou e na internet muito se busca informações sobre técnicas e formas de como clarear os dentes, para dar um up na autoestima.

Essa coloração amarelada dos dentes, podem ser causadas por diversos motivos, por exemplo, idade (que com o tempo, o esmalte do dente foi se desgastando), uso contínuo de fumo e café, a genética também é um fator. 

Entretanto, a melhor forma de descobrir o que você precisa fazer para clarear os dentes, é com uma consulta com um  profissional, somente ele saberá te orientar da maneira correta, na qual você não corre o risco de prejudicar sua saúde bucal.

Como funciona o clareamento dental?

O procedimento para clarear os dentes, é um tratamento com foco em garantir a melhora da estética dos dentes. Isso porque ele é realizado com a finalidade de atingir um tom mais claro para os dentes, de acordo com a cor natural dos dentes de cada pessoa. 

O procedimento é indicado para quando os dentes estão amarelados devido ao uso de bebidas e alimentos que possuem corantes, também sendo indicado para evitar o amarelamento que o envelhecimento causa, é um processo natural, mas pode ser amenizado.

Por que não fazer o clareamento sem orientação?

Na internet você encontra várias receitas caseiras de como tentar realizar esse clareamento em casa, porém, esse tipo de tentativa pode acabar prejudicando mais do que ajudando, pois pode acabar deteriorando o esmalte do dente e esse esmalte não tem como ser reposto, ou seja, vira um problema para toda vida. Sem o esmalte, os dentes ficam sensíveis e diminui consideravelmente a qualidade de vida da pessoa.

Sendo assim, todos os casos de clareamento, são necessários virem de um dentista, pois somente ele saberá o tratamento adequado para cada indivíduo. 

dente branco

Quais os tipos de clareamento?

  • Clareamento a laser

Esse tipo de clareamento é feito por um dentista, em um consultório, ele é realizado com uma aplicação de substâncias de embranquecimento dos dentes, em alta concentração, que são bem mais fortes que os kits caseiros, então assim, o laser é aplicado em forma de luz pulsada, promovendo calor e intensificando o processo do clareamento.

dentista1
  • Clareamento com moldeira

O clareamento realizado com uma moldeira, dá a possibilidade de ser realizado em casa, com uma moldeira de silicone, que é criada por um dentista para que o indivíduo possa utilizá-lo com o gel clareador, feito com base em substâncias como peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida.

É um procedimento que consegue bons resultados, mas ele é mais lento que o clareamento feito à laser, por exemplo, pois é necessário o uso dessa moldeira por várias horas durante à noite ou dia, por mais ou menos duas semanas, seguindo corretamente a orientação do dentista.

clareador de dentes

  • Fitas de clareamento dental

Já com a fita de clareamento, elas são distribuídas em uma fina camada com gel de peróxido de hidrogênio, em fitas plásticas feitas sob medida para ajustar-se às superfícies dos dentes, causando o embranquecimento dos dentes em até dois tons.

As fitas são utilizadas por mais ou menos 30 minutos, após a higienização dos dentes, e como os outros procedimentos, seguindo a orientação de um dentista para evitar qualquer possível problema, como irritação nas gengivas ou sensibilidade nos dentes.

  • Clareamento com pastas de dentes

O clareamento com creme dental pode ser realizado diretamente em casa, todos os dias, em cada escovação. Permitindo assim, clarear os dentes em até dois tons.

Esses cremes dentais possuem quantidades baixas de substâncias clareadoras, como o peróxido de carbamida, de hidrogênio e citrato de sódio, que reagem com os dentes quimicamente, eles podem conter também a sílica, alumina ou carbonato de cálcio, que auxiliam na remoção de manchas mais fortes. Utilizar essas pastas com indicação profissional.

  • Gel de clareamento

Para permitir o clareamento dos dentes, os géis de clareamento possuem peróxidos, que concluem esse branqueamento em até dois tons e podem ser aplicados com uma escova dental, diretamente nos dentes. Os géis também podem ser utilizados nas fitas, bandejas ou moldeiras de clareamento. Também precisa ser usado de forma individual e com orientação profissional.

  • Bandejas de clareamento

O clareamento dental utilizando as bandejas, consistem no preenchimento de uma bandeja de gel contendo peróxido de carbamida, utilizando de duas a quatro horas por dia (podendo ser de dia ou à noite). O resultado pode ser notado em alguns dias, em até dois tons e o tratamento deve ser feito por pelo menos quatro semanas, conforme orientação profissional, pois depende da quantidade de clareamento desejado e possível para cada indivíduo.

  • Enxaguantes bucais com clareadores

Os enxaguantes bucais com finalidade de clareamento, podem ser utilizados bochechando o líquido pelo menos duas vezes ao dia, por um minuto, após a escovação dos dentes. Esses enxaguantes possuem fontes de oxigênio, como o peróxido de hidrogênio, que leva ao branqueamento dentário de uma forma bem mais lenta que os outros citados, demorando até três meses para conseguir observar o clareamento dos dentes.

  • Aplicação de facetas de porcelana ou resina

Por fim, mais uma forma de tratamento é a aplicação de facetas de porcelana ou resina, que é realizado pelo dentista que deixa os dentes mais brancos após a aplicação, é conhecido como lentes de contato, que é extremamente comum nos dias de hoje, sendo usados para revestir os dentes, melhorando sua aparência e tapando as imperfeições, fornecendo bons resultados, de maneira permanente.

Importância da orientação profissional

Para realizar o clareamento, existe todo um planejamento que é realizado pelo dentista, um profissional capacitado para tal procedimento. E como todo procedimento odontológico, é personalizado para a necessidade de cada pessoa. Por isso, somente com uma avaliação correta e suporte de um profissional, é possível conseguir o melhor resultado possível, de acordo com as suas próprias expectativas e com toda segurança necessária.

Quais as indicações durante e pós tratamento?

Durante todos os tratamentos de clareamento citados, os cuidados durante e pós tratamento são os mesmos, como por exemplo:

Higienizar os dentes normalmente, utilizar fio dental, utilizar enxaguantes bucais neutros, não se alimentar com produtos com corantes, não consumir frutas cítricas, não fumar, entre outros.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são uma forma que o paciente possui de ficar ciente a respeito das maneiras de como clarear os dentes e de definir qual o melhor método para si mesmo.

Além disso, através das visitas regulares é possível estabelecer um histórico odontológico, o que garante que o dentista possa ter acesso a todos os procedimentos odontológicos que você já realizou.

Por meio delas também é possível identificar e tratar problemas como a cárie e o tártaro antes que se tornem complicações graves.

Isso só é possível por meio do tratamento precoce, que garante que eles não evoluam ameaçando a saúde de toda a boca.

Por meio delas também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.

A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.

Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.

Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!