O Que Você Procura ?

como aliviar dor de dente

Como aliviar a dor de dente: saiba como acabar com esse problema

dentista2

Como aliviar dor de dente? A solução para aliviar qualquer dor de dente é consultar um dentista o mais rápido possível. No entanto, quando você não consegue ir ao dentista imediatamente pode ter que suportar algum desconforto enquanto isso. Algumas dicas podem ajudar a minimizar e aliviar a dor de dente enquanto espera pela consulta odontológica.

Dor de dente o que é?

Dor de dente se refere à dor dentro e ao redor dos dentes e mandíbulas, geralmente causada por cáries.

Você pode sentir dor de dente de várias maneiras. Pode ir e vir ou ser constante. Comer ou beber pode piorar a dor, principalmente se a comida ou bebida estiver quente ou fria.

A dor também pode ser leve ou intensa. Pode parecer uma dor aguda e começar de repente. Pode também ser pior à noite, principalmente quando você está deitado. Uma obturação perdida ou dente quebrado às vezes pode dar início a dor.

Às vezes, também pode ser difícil decidir se a dor é nos dentes superiores ou inferiores. Quando um dente molar inferior é afetado, a dor geralmente pode parecer que vem do ouvido.

A dor de dente em outros dentes superiores pode parecer que vem dos seios da face, as pequenas cavidades cheias de ar atrás das maçãs do rosto e da testa.

A área da mandíbula próxima ao dente infectado também pode estar dolorida e sensível ao toque.

Também é possível que a doença periodontal cause uma dor incômoda. A doença periodontal é uma infecção bacteriana que afeta as estruturas moles e duras que sustentam os dentes.

O que causa a dor de dente

A dor de dente ocorre quando a camada mais interna do dente, a polpa dentária, inflama. A polpa é composta de nervos e vasos sanguíneos sensíveis.

dentista1

Ela pode ficar inflamada como resultado de:

  • Cárie dentária– isso leva à formação de orifícios na superfície dura do dente;
  • Um dente rachado – a rachadura costuma ser tão pequena que não pode ser vista a olho nu;
  • Retração gengival – onde as gengivas contraem para expor partes mais macias e sensíveis da raiz do dente.

Existem várias outras condições que podem causar dor semelhante a dor de dente, embora a polpa não seja afetada. Esses incluem:

  • Abscesso periodontal – uma coleção de pus na gengiva causada por uma infecção bacteriana;
  • Úlceras em suas gengivas;
  • Gengivas doloridas ou inchadas ao redor de um dente que está rompendo – por exemplo, quando seus dentes do siso começam a aparecer;
  • Sinusite – que às vezes causa dor ao redor da mandíbula superior.

Os bebês também podem sentir desconforto quando seus dentes começam a se desenvolver.

O que é bom para dor de dente

O tipo de tratamento que você fará para a dor de dente dependerá da causa da dor, por isso seu dentista examinará sua boca e poderá fazer um raio-X  para tentar identificar o problema.

Se a sua dor de dente for causada por cárie dentária, o dentista removerá a área cariada e substituirá por uma obturação.

Se sua dor de dente for causada por uma obturação solta ou quebrada, a obturação será removida. Removendo qualquer cárie existente no local e uma nova obturação será colocada.

Se a polpa dentro do dente estiver infectada, você pode precisar de tratamento de canal. Este procedimento envolve a remoção da polpa infectada e a inserção de um tipo especial de obturação para selar o dente e prevenir a reinfecção.

Seu dente pode precisar ser removido se a dor de dente não puder ser tratada com esses métodos ou se o dente estiver preso entre outro dente e sua mandíbula (impactado).

Remédio dor de dente

Para ajudar na redução do inchaço e diminuindo também os sinais das dores você pode tomar um medicamento anti-inflamatório, como o ibuprofeno por exemplo. Se você toma ibuprofeno, tente continuar tomando o medicamento a cada poucas horas, de acordo com o rótulo do produto. Evite tomar o medicamento uma vez e depois parar quando sentir alívio, ou a dor e a inflamação provavelmente retornarão. Se você não tem ibuprofeno, pode tomar paracetamol. No entanto, embora isso ajude com a dor, não é um medicamento anti-inflamatório.

Remédio caseiro para dor de dente

Geralmente considerados mais seguros, os saquinhos de chá de hortelã-pimenta têm propriedades leves de entorpecimento que podem aliviar a dor oral por um curto período. A maioria das pessoas prefere resfriar seus saquinhos de chá no congelador por alguns minutos antes de usá-los. Você também pode aplicar o saquinho de chá enquanto ainda está quente e depois esperar esfriar. Isso pode criar uma sensação agradável que pode ajudar a afastar sua mente da dor de dente.

Compressa para dor de dente funciona?

Em geral, existem duas maneiras de parar ou diminuir a dor de dente. O primeiro envolve a redução da inflamação, enquanto o segundo se concentra na interrupção dos sinais da lesão para o cérebro. Você pode atingir o primeiro objetivo aplicando uma compressa fria de água na lateral do rosto por 20 minutos a cada vez. Apenas certifique-se de usar um pedaço de pano como em volta, para não causar acidentalmente queimaduras em sua pele. Isso pode ajudar a aliviar o desconforto, amenizando a dor e reduzindo o inchaço.

Como aliviar a dor de dente

A melhor maneira de evitar a dor de dente e outros problemas dentários é manter seus dentes e gengivas o mais saudáveis ​​possível. Certificando de fazer check-ups odontológicos regularmente, de preferência com o mesmo dentista.

O tempo entre as visitas pode variar, dependendo da saúde dos seus dentes e gengivas e do risco de desenvolver problemas futuros. Entretanto, o comum é a cada seis meses.

Então, o que você estar esperando para garantir seu novo sorriso e manter sua boca saudável?

Agende sua avaliação gratuita conosco aqui!

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!