O Que Você Procura ?

Como a diabetes afeta a saúde bucal

dentista2

A diabetes, um mal caracterizado pela ampliação da glicose no sangue, afeta mais de 8% da população brasileira, conforme a última pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde. à frente desta cena, os profissionais da área estão cada vez mais alertas para reconhecer e cuidar das pessoas com o problema, incluindo o Cirurgião-Dentista. Conforme a literatura médica, pacientes com diabetes têm elevado traço de desenvolver problemas bucais por causa do desequilíbrio da glicemia e a falta da produção salivar.

Desta maneira estão mais vulneráveis a infecções. A gengivite e a periodontite, estágio mais adiantado da inflamação na gengiva, também juntamente com perdas ósseas, são os problemas mais comuns entre os diabéticos. As doenças periodontais podem modificar o nível glicêmico nesses pacientes, apesar das mudanças não serem exclusivamente a diabéticos Distúrbios de cicatrização e alterações fisiológicas, que reduzem a qualidade imunológica, aumentando a chance de infecções, são observados em pacientes que possuem diabetes. Esse estado exige que diabéticos sejam tratados de forma interdisciplinar.

 

 

A saúde bucal e a diabetes

Não apenas as pessoas com diabetes são suscetíveis às doenças gengivais, mas elas podem apresentar uma chance maior de atingir o controle glicêmico no sangue e colaborar para o avanço do diabetes. Pesquisas sugerem que pessoas que tem diabetes possuem grandes chances de adquirirem problemas bucais, como gengivite e periodontite (problema gengival avançada junto a perdas ósseas).

Pessoas com diabetes têm um traço maior para doenças gengivais avançadas pois os diabéticos são comumente mais suscetíveis às infecções bacterianas, e tem pouca predisposição de combater as bactérias que invadem o tecido gengival. Portanto, escove os dentes, use fio dental e consulte o dentista regularmente. Cuidados especiais anteriormente ao tratamento

Antes de fazer os procedimentos odontológicos é recomendada o requerimento de alguns exames laboratoriais tais como glicemia, hemograma, hemoglobina glicada e o radiográfico. São eles que indicarão se a pessoa com diabetes possui alguma descompensação. Se ele estiver descompensado, o especialista avaliará se há urgência no procedimento e sobre o local mais apropriado, se será o ambulatório ou hospital. Ao buscar o especialista da saúde bucal, o mais seguro é ir direto ao Cirurgião-Dentista profissional em PNE.

Quando o paciente não sabe que tem diabetes

O Cirurgião-Dentista pode auxiliar a reconhecer um diabético. O especialista deve analisar os dados coletados na visita junto aos obtidos pela análise clínica, e também pedir exames laboratoriais. Contudo durante a apreciação é essencial que o especialista da odontologia considere alterações como hipoplasia (crescimento anormal dos tecidos) e hipocalcificação do esmalte, redução do fluxo, acréscimo da acidez e da viscosidade salivar. Outros incômodos relatados pelos pacientes, tais como, boca seca, sentimento de ardência, aftas, lesões, náuseas e vômitos não devem ser ignorados na consulta. Após tudo, a designação para uma consulta ao endocrinologista será essencial.

Como manter uma boca saudável?

Para combater o avanço e agressividade da enfermidade periodontal, habitual em diabéticos, o recomendado é redobrar os cuidados com a limpeza bucal utilizando a escova, pasta de dente e fio dental. Visitas preventivas ao dentista servem também de auxílio na inspeção da saúde bucal e da provável combate ao diabetes.

dentista1

Sendo assim, os pacientes que possuem diabetes, devem manter visitas preventivas ao consultório odontológico garantindo assim a saúde integral bucal e do corpo.

Escolhendo um dentista

Ao escolher um dentista para cuidar de seu sorriso, lembre-se sempre de pesquisar e avaliar antes suas indicações. Por mais que você deseja mudar o sorriso em pouco tempo, é importante entender que um bom tratamento ortodôntico precisa de tempo e acompanhamento. Dessa forma, tome cuidado com tratamentos de valores muito baixos ou resultados milagrosos em poucos dias.

A Clínica OralDents traz um novo conceito em Odontologia. Aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

Então o que você estar esperando para garantir seu novo sorriso???

Clique aqui e agende sua avaliação!

Afinal, gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário!

dentista

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!