Clareamento interno: conheça esse tratamento e suas alternativas
O clareamento interno é um método que foi desenvolvido para ajudar as pessoas que tiveram seus dentes manchados internamente.
Isso se tornou necessário pelo fato de que antes do clareamento interno surgir, não existiam maneiras de clarear os dentes que passaram por procedimentos endodônticos.
Sendo assim, confira mais sobre o que é clareamento dental e como o clareamento interno é feito, bem como seus cuidados e riscos:
Aqui você vai encontrar:
O que deixa o dente escurecido?
O escurecimento dos dentes é um processo natural, desse modo é comum que o dente vá amarelando ao decorrer dos anos.
Porém, apesar de ser algo natural, existem certas ações que podem contribuir para que eles escureçam mais rapidamente.
Os fatores que contribuem para que o dente escureça mais rapidamente externamente são:
- Alimentos muito pigmentados ou ácidos;
- Consumo de cigarros;
- Má higienização, que pode causar placa e tártaro;
- Remédios.
Já os fatores que influenciam para o escurecimento interno são:
- Traumas;
- Hemorragias internas;
- Necrose de tecidos internos do dente;
- Oxidação do canal.
O que é clareamento dental?
O clareamento dental é uma técnica desenvolvida para devolver a brancura aos dentes, ou seja, por meio dele é possível remover manchas indesejadas e clarear os dentes.
Esse clareamento acontece pela ação de abrasantes, como o peróxido de hidrogênio, que quebram as moléculas escurecidas, removendo-as e assim clareando os dentes.
Desse modo, esse processo consegue tirar as partes manchadas do esmalte dentário, por fim clareando os dentes.
Atualmente, existem alguns métodos diferentes de clareamento, que são:
-
- Em consultório;
- Caseiro com moldeira;
- Clareamento interno;
- Caseiro de venda livre (creme dental, fita clareadora, e outros).
Tipos de clareamento dental
Existem diversos tipos de clareamento dental, o que permite ao paciente escolher o tipo que ele achar mais confortável, podendo até mesmo decidir se prefere ir mais ou menos vezes ao consultório.
Sendo assim, é importante conhecer os tipos de clareamento disponíveis para saber qual se adequa mais a sua necessidade e objetivo.
Portanto, os tipos de clareamento externo dental disponíveis no mercado são:
Clareamento em consultório
O clareamento dental feito em consultório pode ser feito de duas maneiras, utilizando uma luz de LED ou UV em conjunto com o agente clareador.
Dessa maneira, o paciente agenda o clareamento, e ao chegar ao consultório, o dentista faz todo o preparatório, que consiste em proteger as gengivas e tecidos moles da boca.
Essa proteção é necessária devido ao fato do peróxido de hidrogênio ser muito agressivo para essas regiões, o que acaba provocando queimaduras caso não sejam protegidas.
Após efetuada a proteção, o dentista aplica o gel nos dentes do paciente e logo em seguida utiliza a luz UV ou LED para ativar o gel.
Por conta dessa exposição à luz, o agente clareador reage mais rápido, o que torna a sessão mais rápida.
Esse tipo de clareamento é realizado de 3 a 4 sessões feitas com o espaçamento de 1 semana entre elas.
Clareamento caseiro com moldeira
O clareamento com moldeira é feito em casa sem a necessidade de visitar o consultório regularmente. Sendo assim, só é necessário visitá-lo ao inicio, fim e caso aconteça alguma complicação.
Dessa maneira, assim que o paciente visita o consultório pela primeira vez, o dentista faz o molde e manda para o laboratório para a confecção da moldeira.
Logo depois de ficar pronta, o paciente vai ao consultório para pegá-la juntamente com o gel clareador e nessa visita o dentista passa as devidas informações a respeito do tratamento.
Portanto, para utilizá-la o paciente a coloca sobre os dentes e aplica o gel na moldeira, deixa o gel agir pelo tempo recomendado pelo dentista e em seguida remove.
Esse processo deve ser feito até que se atinja o resultado almejado. Também é importante lembrar que o paciente não deve utilizar a moldeira por mais tempo que indicado.
Clareamento interno
Diferentemente dos outros tipos de clareamento, o clareamento interno não remove manchas externas. Ele é feito para remover manchas internas de dentes desvitalizados.
Portanto, o pré-requisito para realizar um clareamento dental é que o paciente possua no mínimo um dente que passou por um tratamento de canal.
Desse modo o clareamento interno é responsável por remover manchas internas nos dentes que geralmente acontecem por complicações no canal.
Clareamento interno passo a passo
O clareamento interno é feito em dentes que passaram por tratamentos endodônticos, ou seja, dentes desvitalizados.
Há duas maneiras diferentes de se fazer o clareamento interno, nas quais consistem em remover o preenchimento do canal, inserir o agente clareador e selá-lo.
A diferença entre os métodos é que um é semelhante ao clareamento caseiro, Walking Bleach e o outro é uma técnica mista que combina técnicas de consultório com o Walking Bleach.
Sendo assim, confira a diferença entre elas abaixo:
- Walking Bleach, o dentista sela o produto no interior do dente, e deixa ele agindo ali por uma semana.
Após uma semana o paciente retorna ao consultório, remove o agente clareador usado e insere um novo. Esse processo é feito até atingir o resultado esperado.
Já a técnica mista combina o clareamento de consultório no qual o produto é ativado com o Walking Bleach. Desse modo o paciente consegue adquirir os resultados mais rápido.
- A técnica mista utiliza a ativação por luz no consultório, e logo após finalizada a sessão feita em consultório, o dentista remove o produto utilizado, insere um novo e sela.
Esse novo produto selado fica no dente do paciente até seu retorno uma semana depois, onde esse procedimento é feito novamente até que o resultado desejado seja alcançado.
Alternativa do clareamento interno
Uma outra maneira de “clarear” os dentes que passaram por procedimentos endodônticos é o uso de facetas ou lentes de contato dentais.
Apesar de elas não removerem as manchas internas, elas funcionam como uma máscara para os dentes escurecidos.
Porém, elas possuem a desvantagem de que uma vez que são colocadas, não é possível reverter o procedimento, visto que é necessário realizar um desgaste dos dentes para utilizá-las.
Qual escolher: dentes de porcelana ou clareamento interno?
As duas opções conseguem resolver o escurecimento por conta de manchas internas, porém a lente possui a desvantagem de não poder ser revertida.
Dessa maneira, apesar de o paciente poder escolher qual tipo de tratamento ele pretende utilizar, apenas o dentista consegue indicar a melhor opção para o seu caso.
Portanto, é indicado manter a mente aberta ao procurar um dentista, pois nem sempre sua decisão pode ser a melhor opção para o seu caso.
Clareamento interno valor
Não existe um valor fixo para o clareamento interno, portanto ele pode variar de acordo com a região, clínica e dentista escolhidos.
Porém, apesar de não possuir um preço fixo, é possível estipular um preço médio. Desse modo, o valor do clareamento interno geralmente varia de R$ 800 (oitocentos reais) à R$ 3.000 (três mil reais).
Visitas regulares ao dentista
A partir das visitas regulares é possível identificar problemas no canal e também checar se existe a necessidade de realizar o clareamento interno.
Além disso, através delas é possível realizar tratamentos que devem ser feitos periodicamente, como a profilaxia, que é a limpeza profissional que deve ser realizada de 6 em 6 meses.
Por meio dessas visitas, também é possível identificar e tratar problemas de saúde bucal em seu começo. Isso garante a possibilidade de tratá-los com maior rapidez e tranquilidade.
Logo, a visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(0 comentário)