O Que Você Procura ?

clareamento dental com moldeira

Clareamento dental com moldeira: veja como funciona e quanto custa

dentista2

O clareamento dental com moldeira não é de hoje o mais procurado para quem procura ter um sorriso mais branco. 

Por ser mais acessível para boa parte da população, esse tipo de clareamento dental está se tornando um dos queridinhos pelos pacientes odontológicos.  

Muitas pessoas sonham em fazer um clareamento dental, e devido às novas tecnologias e maior acessibilidade no processo, esse tipo de clareamento está cada dia mais em alta. 

Você sabe como é feito o clareamento dental com moldeira? Sabe como funciona, quanto custa, seus benefícios e contraindicações? Saiba tudo o que você precisa saber aqui:

O que é o clareamento dental? 

O clareamento dental se constitui como o procedimento com o auxílio de produtos químicos que impactam no pigmento de cor existente nos dentes. Pode ser feito no consultório luz LED ou a laser, de forma dual, revezando as idas a clínica a abordagens feitas em casa, e o clareamento caseiro que frequentemente é feito por moldeiras.

O procedimento de branqueamento é indicado em casos em que a alteração da cor da dentição é muito perceptível, fazendo com que a dentição perca a sua naturalidade e harmonia. Dessa forma, o dentista realiza a remoção de manchas e borrões no esmalte (quando o clareamento é externo), devolvendo a autoestima e a confiança do paciente em sorrir.

Buscando solucionar o sorriso amarelo e os danos que ele traz a saúde bucal e mental, o clareamento tende a ter resultados bem satisfatórios, independente da escolha da abordagem feita pelo odontologista e o paciente. Vale ressaltar que essa escolha deve considerar as particularidades e necessidades do caso.

como funciona o clareamento dental com moldeiras

Como funciona o clareamento dental com moldeiras? 

Assim como em qualquer processo odontológico é necessário inicialmente uma avaliação do paciente. Com essa avaliação é possível saber se ele está qual método de clareamento ele deve seguir. Além disso, é aqui que o profissional irá fazer as indicações do melhor kit de clareamento dental para o caso.

Inicialmente o dentista fará um molde da arcada dentária do paciente. A partir deste molde é que pode ser possível fazer uma moldeira de silicone, pela qual será utilizada durante todo o processo do clareamento dental.   

dentista1

Depois de feita a moldeira, o dentista deve fazer alguns ajustes, para que não fique nem apertada demais nem muito solta a arcada dentária do paciente. Para só assim dar continuidade ao processo. 

O tratamento de clareamento dental se baseia no uso de géis clareadores. Esses géis feitos a base de produtos químicos serão reagentes aos pigmentos do esmalte dentário, fazendo assim com que ocorra o clareamento.

A moldeira tem como intuito manter o concentrado desses géis clareadores de forma correta sobre exposição externas dos dentes. 

Por isso, todo o processo precisa ser feito com o acompanhamento de um dentista, para que não ocorra nenhum problema durante o tratamento. 

Quanto tempo dura o tratamento dental com moldeira? 

O processo de clareamento dental com moldeira tem tempo de atuação para os seus resultados gerais de 15 a 30 dias. 

O tratamento deve acontecer em regularidade durante esse período, por isso a necessidade do auxílio do dentista. Inicialmente cada sessão deve durar por volta de duas horas, dependendo da avaliação médica. 

Quais são os demais tipos de clareamento dental? 

São vários os tipos de clareamento dental no mercado, dentre os principais por isso é necessário se ater ao tratamento certo para cada tipo de situação odontológica.  

Os processos de clareamento dental é um procedimento que ocorre de forma rápida, mas que pode aparentar ser complicada à primeira vista. Por isso que deve ocorrer uma análise entre os diversos fatores que precisam serem levados em conta

Se o paciente tiver muita urgência para resultados, a idade e dieta do paciente podem se tornar influência. Se houver a presença de retração gengival ou doenças na gengiva ou até mesmo a existência de próteses para o tratamento de clareamento dental pode se tornar complicado. 

Podemos observar quatro formas de fazer o clareamento dental, elas são os tratamentos em casa, com o monitoramento do dentista ou feito no consultório. 

O clareamento dental a laser é uma das técnicas mais famosas e mais caras. Esse tratamento faz a utilização de géis clareadores que são o peróxido de hidrogênio ou carbamida, que são aplicados sobre os dentes. 

Esse tipo de procedimento tem o tempo de duração que pode chegar a quatro sessões. Cada sessão deve durar em torno de uma hora e meia. 

O tratamento é indicado em casos que precisam de uma certa urgência, sendo a sua principal vantagem. Além de ser uma sugestão para pacientes que não podem utilizar os métodos caseiros.  

O clareamento dental a Led, que é muito confundido com a técnica a laser, faz a utilização dos mesmos agentes clareadores que outras técnicas. A diferença é em relação à fonte de luz. 

Por que esse processo é considerado o mais eficiente?

Por que esse processo é considerado o mais eficiente? 

Já o clareamento dental caseiro é considerado o mais eficiente, além de apresentar mais segurança aos cuidados com os dentes. Nesse caso, o antes e depois do clareamento dental traz bons resultados, dependendo da disciplina do paciente.

O tratamento faz a utilização dos mesmos géis clareadores das técnicas a laser, Led ou convencional, entretanto, a forma de aplicação desses géis são diferentes, feitas a partir do uso do próprio paciente.

O paciente neste caso utiliza a moldeira como ferramenta de manipulação dos agentes químicos. Nesse tratamento cabe ao profissional dentista monitorar os resultados e as condições das gengivas e esmalte dentário. 

A saúde dessas duas áreas devem ser verificadas para saber se há aumento ou diminuição da concentração desses agentes clareadores.

O tempo do tratamento de clareamento dental com moldeira pode variar entre 7 e 21 dias. A aplicação dos agentes deve durar diariamente de 30 minutos a 4 horas, a depender da forma que o dentista tenha organizado o processo.

Lembrando que o procedimento deve ser feito com base na saúde bucal de cada paciente. Por isso há pacientes que ficam menos tempo com os géis clareadores e outros por mais tempo.  

Contraindicações do procedimento  

O tratamento para clareamento dental com moldeira deve ser evitado por gestantes ou mães que ainda estejam no período de amamentação. Isso porque o tratamento envolve a utilização de substâncias químicas que podem causar algum problema para essas pessoas. 

Todo esse cuidado é devido aos produtos utilizados nesse processo, que são os géis químicos. Os mais utilizados são os peróxido de carbamida, peróxido de hidrogênio ou perborato de sódio, dependendo da técnica e avaliação proposta pelo dentista. Tal como, o clareamento dental a laser pode trazer riscos pelo abuso de seus produtos, como a sensibilidade dentária.

Uma das coisas que o paciente deve evitar durante o tratamento é consumir alimentos ácidos ou coloridos demais, como por exemplo a laranja, limão, beterraba. Além de bebidas como o café. Bebidas gaseificadas também podem influenciar no resultado final do processo de clareamento dental com moldeira. 

Esses alimentos e bebidas podem ser extremamente prejudiciais para o processo de clareamento, afinal, quem quer ficar com os dentes manchados após um processo de clareamento? 

Evitar certos alimentos e redobrar os cuidados diários de higiene bucal são essenciais, pois vão garantir uma melhor duração do processo. Além disso, os resultados permanecem por um período indeterminado com maiores cuidados.

Qual o preço do clareamento dental com moldeira?

O preço de um clareamento dental tende a variar de acordo com uma série de fatores: tipo, equipamentos, profissional e clínica.

Contudo, o clareamento dental caseiro é mais acessível, indo de R$500 (quinhentos reais) a R$ 1.000 (mil reais).

Visitas regulares ao dentista

As visitas periódicas ao consultório odontológico são determinantes para a manutenção da saúde bucal em dia, tal como a conservação dos efeitos positivos do clareamento.

É por meio da ida a clínica odontológica OralDents que se é capaz de detectar os problemas relacionados à zona bucal em sua fase inicial, fazendo com que seja maior a probabilidade de sucesso de tratamento.

Além disso, é por meio dessas idas que são realizados os procedimentos regulares, tal como a limpeza profissional, com periodicidade indicada é de 6 meses a 6 meses.

Logo, é por meio das visitas regulares ao dentista, de uma boa alimentação e higiene bucal, que se consegue não só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!