O Que Você Procura ?

clareamento dental a laser

Clareamento dental a laser: o que você precisa saber antes de tudo

dentista2

O clareamento dental a laser é uma técnica bastante utilizada nos consultórios odontológicos. Afinal, a busca pelo sorriso mais branco é de grande vontade da maioria das pessoas. 

Atualmente com as evoluções tecnológicas na área da odontologia, o processo de clareamento dental está evoluindo dia após dia. São inúmeras as variedades para clareamento dental, por isso a importância de analisar o melhor processo em cada caso. 

Você sabe quando o clareamento dental a laser é indicado? Quais são os seus benefícios ao sorriso, quanto custa e quais são os cuidados necessários? Veja aqui tudo o que você precisa saber antes de se submeter a esse procedimento.

Quando o clareamento dental a laser é indicado?

Com a existência de diferentes tipos de clareamento, que podem ser tanto caseiro, quanto clínico, muitas pessoas ficam na dúvida de qual é o melhor para realizar o tratamento. 

Esses métodos são recomendados para as pessoas que têm dentes mais escurecidos, seja por algum trauma dentário ou aspecto fisiológico, além do uso de certos medicamentos. Todos os tipos de abordagem do procedimento, seja o clareamento a lazer, em consultório, dual, ou o clareamento dental caseiro são eficientes.

O tratamento dental feito por meio de laser é uma entre as três técnicas utilizadas com a luz para o processo de ativação química, que resulta na melhora instantânea de dentes amarelados e escurecidos. 

As outras técnicas que podem vir a ser utilizadas são os procedimentos que possam o auxílio de luzes halógenas ou LED, e que às vezes acabam sendo confundidos e propagandeados a laser. 

A utilização dos feixes de luz, e a evolução gradual dos tipos de tratamentos e equipamentos, são o que fazem o uso desta técnica ser considerada um procedimento raro e exótico.

Mas muito ao contrário disso, o tratamento de clareamento a laser tem crescido  bastante nos últimos anos, e se apresenta bem mais acessível, o que permite uma maior procura e satisfação pelo processo. 

dentista1

clareamento dental a laser é indicado

Qual a diferença entre clareamento a laser e o convencional?

Quando o procedimento ocorre de forma caseira, o paciente utiliza um molde, que é feito com base na sua arcada dentária.

O material utilizado para construir a placa dentária é feito de silicone, o processo leva cerca de três semanas, sendo feito por meio de um gel clareador apropriado para cada paciente colocado no interior da placa de clareamento. Normalmente esse processo de usar a placa junto do gel nos dentes dura cerca de 2 horas por dia, dependendo do gel clareador que o dentista escolher para você esse tempo será prolongado. 

Já  O clareamento dental feito no consultório a partir de laser, faz com que a reação química aconteça de forma mais rápida e concentrada fazendo com que o processo de clareamento dental aconteça.

A técnica de clareamento dental a laser tem um tempo de duração de uma hora, sendo necessário ao menos três sessões, dependendo de cada tratamento e da situação odontológica de cada paciente.   

Seja de forma caseira ou na própria clínica, as duas técnicas são muito recomendadas, claro, dependendo do estado odontológico de cada pessoa. Porém, o clareamento a laser tem resultados mais rápidos, mas a eficiência é praticamente igual. 

Clareamento dental a laser, antes e depois

O clareamento a laser consegue entregar o resultado dos processos bem mais rápido que outros tipos de clareamento dental.  

Fazer o procedimento em consultório com um profissional é bem mais seguro, pelo fato do dentista especialista tem mais domínio da situação. O resultado do antes e depois do clareamento dental é bem satisfatório, restaurando a autoestima do paciente, sua confiança e os seus relacionamentos.

A luz utilizada no processo tem um poder de ação, que age diretamente sobre o peróxido de hidrogênio, o que permite ver os resultados logo na primeira sessão.

As técnicas que são utilizadas em consultório são seguras, o que garante até mesmo mais confiança em realizar o procedimento. 

O clareamento a laser reduz muito os riscos de colocar a estética da sua boca sob perigo. Já que ao fazer o procedimento em casa, pode ocorrer algumas questões, como o clareador utilizado entrar em contato com a gengiva. 

clareamento a laser dói

O clareamento dental a laser dói?

Sendo uma dúvida comum, muitos pacientes perguntam se o clareamento dental a laser dói. Realizado a partir da aplicação de substâncias químicas, o procedimento pode sim trazer maior sensibilidade para os dentes. Além disso, o clima e alguns alimentos podem provocar ou piorar essa situação.

É de extrema importância realizar uma análise clínica antes de fazer a utilização desses produtos. O especialista precisa ter certeza que os dentes têm força para aguentar o processo. Vale ressaltar que o mesmo cuidado é feito previamente ao uso de produtos do kit de clareamento dental.

Em casos que a sensibilidade já exista, talvez seja preciso ir para outros processos de clareamento, ou não fazer, dependendo do caso. 

Caso o paciente apresente um quadro de sensibilidade após fazer um clareamento dental, é necessário se dirigir ao dentista, para que ele possa tentar reverter o processo. 

Uma vez que é refeita a utilização da luz do laser, há a redução da sensibilidade, assim atuando em sua reversão. Assim diminuindo as chances de inflamação na arcada dentária do paciente. 

Quais são os cuidados necessários após esse clareamento? 

Assim, como em qualquer outro tratamento, os cuidados devem persistir. Muito além de questões estéticas é necessário que o paciente tenha certeza do tipo de processo escolhido para a realização do clareamento, e onde esse processo será feito. 

Buscar por uma clínica odontológica é de extrema necessidade antes de fazer um clareamento dental a laser. 

Os cuidados após a finalização do tratamento também devem ser levados em consideração. Não é porque foi realizado o processo de clareamento dental permanente, que os cuidados com a higiene devem parar. 

Escovar os dentes entre as principais refeições do dia e fazer o uso do fio dental é de grande importância. Além disso, é necessário ter cuidados sobre alguns produtos. 

Não é aconselhado a utilização de pastas de dentes que possuam cor forte, ou até mesmo de um enxaguante bucal com essa característica. Esses produtos podem interferir no processo de clareamento dental, danificando o dente pela formação de manchas por fluorose dentária.  

Assim como produtos de higiene bucal podem ter esse efeito negativo, o tipo de alimentação diária também pode atrapalhar. 

É importante evitar alimentos ácidos, como o abacaxi, limão, laranja entre outras frutas que se enquadrem nesta descrição. 

Bebidas gaseificadas também merecem maior atenção. Evitar tomar café inicialmente também pode evitar a formação de manchas. Mas se mesmo assim for insistir em beber, utilize um canudo.  

De forma geral, os cuidados após qualquer dentário devem continuar, pois isso é o que garantirá a continuidade dos resultados do processo garantidos inicialmente por mais tempo, isso diante qualquer abordagem do clareamento. 

LEIA TAMBÉM: Clareamento dental com moldeira: como funciona e quanto custa

Qual o valor de um clareamento dental a laser?

Assim como ocorre com os demais procedimentos estéticos e com as demais abordagens do clareamento dental, preço do clareamento dental a laser tende a variar por diversos motivos, sendo por localidade, equipamentos utilizados, de profissional a profissional, ou de clínica em clínica.

O valor estimado do clareamento dental a laser é de R$800 (oitocentos reais) até R$3.000 (três mil reais), sendo necessária uma pesquisa de preço.

Tenha em vista que o resultado final do clareamento também tende a variar, considerando a coloração da dentição de cada pessoa e a sua resposta biológica ao procedimento. Por fim, para saber quanto custa um clareamento dental faça um orçamento com o seu dentista.

visitas regulares ao dentista

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista, tal como a higiene bucal correta e uma alimentação saudável, são determinantes para a manutenção da saúde bucal e assim, para a conservação do aspecto natural e estético dos dentes.

É só por meio da periodicidade a clínica odontológica OralDents que se consegue identificar em sua fase inicial os problemas relacionados a arcada dentária e capazes de danificar a sua coloração.

Logo, é por meio dessas visitas periódicas, da realização de procedimentos regulares como a profilaxia, e por procedimentos como o clareamento, seja a laser ou convencional, que se consegue um sorriso mais bonito e também uma melhor qualidade de vida.

O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!

Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.

dentista

Deixe um Comentário

(0 comentário)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Logo Agende Uma Consulta Agora!