Porque o clareamento dental a laser é melhor que os outros?
O clareamento dental a laser é uma das possíveis maneiras de clarear os dentes na atualidade. A busca por dentes brancos para obter o sorriso perfeito aumentou a procura por tratamentos ortodônticos estéticos.
Dessa maneira, o clareamento dental é um procedimento onde se utiliza produtos que possuem peróxido de hidrogênio em sua composição, que é um produto abrasante.
Ele é responsável por quebrar as moléculas com a cor comprometida em partes menores, o que faz o dente assumir um tom mais branco.
Confira a respeito dos tipos clareamento e saiba se o clareamento dental a laser é melhor que os outros:
Aqui você vai encontrar:
O que é clareamento dental?
O amarelamento dos dentes é um processo natural da vida que acontece com o passar do tempo, apesar de que ele pode ser acelerado por alguns fatores, como a alimentação por exemplo.
Nos dias de hoje, o amarelamento não precisa mais ser visto como um problema preocupante, visto que atualmente existem várias opções para se garantir a cor desejada dos dentes.
Também existem vários modos de clarear os dentes, o que garante que mais pessoas possam ter suas vontades atendidas. Ele pode ser realizado de casa ou no consultório durante o atendimento, sendo que no consultório costuma ser mais eficaz.
É importante mencionar que os produtos utilizados possuem peróxido de hidrogênio em sua composição, que é uma substância muito abrasiva. Portanto, caso entre em contato com as gengivas pode causar queimaduras.
Apesar de o clareamento ser um procedimento que não possui quase nenhuma contra indicação, ainda existem algumas que são:
- Cáries;
- Gengivite e periodontite;
- Lesão bucal;
- Grávidas;
- Mães durante o período de amamentação;
- Crianças;
- Pacientes alérgicos a algum dos componentes.
Além disso, é importante ficar atento aos cuidados após realizar o clareamento, visto que é recomendado evitar consumir alimentos muito pigmentados. Isso pelo motivo de a pigmentação poder afetar a brancura promovida pelo processo.
Ademais, é importante cuidar da higiene bucal e evitar fumar para prolongar o efeito pelo maior tempo possível. Manter uma alimentação saudável também pode contribuir para a manutenção.
Clareamento dental a laser
O clareamento dental a laser é um tipo de clareamento realizado apenas em consultório e por um dentista, além disso é o procedimento mais caro dentre os tipos de clareamento.
Para a realização desse procedimento devem ser tomadas algumas medidas de prevenção para proteger as gengivas, os lábios e outros tecidos moles da boca, e também para reduzir a sensibilidade dos dentes.
Esse cuidado extra é necessário devido a alta concentração peróxido de hidrogênio na composição do gel utilizado para realizar esse procedimento, que pode causar queimaduras caso entre em contato com a pele.
Desse modo, para a realização do clareamento dental a laser é feita a proteção dos tecidos, e logo após é aplicado o clareador nos dentes onde o clareamento será realizado.
Depois de aplicado o produto, ele é ativado por um laser, isso faz com que ele seja mais eficiente e realize seu objetivo mais rapidamente.
Isso faz com o que o tratamento tenha uma duração menor e reduz o tempo em que o paciente fica dentro do consultório, que no clareamento a laser é aproximadamente 1 hora.
É importante ressaltar que esse é um tratamento completamente indolor e rápido. Após a realização do processo pode ocorrer casos de sensibilidade, porém pode ser contornado com o uso de cremes dentais para dentes sensíveis.
Clareamento dental caseiro
O clareamento dental caseiro, como seu próprio nome sugere, é realizado em casa. Porém, esse fato não significa que não há necessidade de acompanhamento odontológico.
O acompanhamento de um profissional é importante para que se possa ter as devidas recomendações para se iniciar o processo.
É importante lembrar que essas indicações devem ser seguidas à risca para evitar possíveis problemas relacionados à descuidos durante o processo.
Desse modo, quando o paciente demonstra vontade de realizar o clareamento dental caseiro, primeiro é feito um molde da arcada do paciente para que a moldeira de clareamento possua o tamanho correto.
Após pronta, a moldeira é entregue ao paciente juntamente com a seringa para aplicar o gel e o gel clareador, que é responsável por clarear os dentes.
Para a realização do clareamento dental caseiro o paciente posiciona a moldeira nos dentes e a enche de gel. Após preenchida, é necessário mantê-la fixa em seu lugar por um determinado período de tempo.
O tempo que a moldeira deve ser mantida é determinada pelo dentista e deve ser seguido rigorosamente, pois caso fique por mais tempo que o necessário pode causar complicações.
Fita clareadora
A fita de clareamento dental é uma fita aderente que contém peróxido de hidrogênio em sua composição e cada tira envolve parte de uma arcada.
Cada tira é responsável por cobrir uma determinada área da arcada dentária que compreende a região do primeiro pré-molar ao outro na arcada superior e de um canino ao outro na inferior.
Para realizar o clareamento dessa maneira, deve-se colocar a fita nos dentes, de modo que ela não toque as gengivas nem o palato, pois pode causar feridas nessas regiões.
Após fixadas, deve-se mantê-las no local pelo tempo indicado na embalagem do produto, que normalmente é por um período de 30 minutos. Deixá-las por mais de 30 minutos não faz diferença, pois todo o produto já reagiu.
Devido ao fato de ser possível comprá-la em farmácias sem prescrição, normalmente ela é utilizada em casos onde é necessário clarear os dentes de maneira rápida e eles não estão muito manchados.
Apesar do clareamento com fita clareadora poder ser realizado sem o acompanhamento de um dentista, não é recomendado que seja. Pois a utilização indevida pode causar complicações.
Esse tratamento não é indicado para pessoas com sensibilidade dentária e para usuários de aparelho dentário.
Porque o clareamento dental a laser é melhor que os outros?
O clareamento dental a laser é melhor que os outros por conta de suas muitas vantagens e poucas desvantagens, principalmente quando as desvantagens dos outros métodos são levadas em consideração.
Portanto, os motivos de o clareamento dental a laser é melhor que os outros são:
- Pode ser feito por pessoas com dentes sensíveis;
- Atinge-se a tonalidade desejada mais rápido;
- O tempo dentro do consultório é menor;
- É um procedimento extremamente seguro, com baixíssimas chances de complicações, diferente dos outros que são realizados em casa;
- Pode ser realizado em conjunto com o clareamento caseiro para obter resultados ainda mais rápidos;
- Possui uma alta durabilidade.
Dessa maneira, é possível ver que apesar de ser um procedimento mais caro, ele possui várias vantagens que fazem dele o melhor método de clareamento.
Para prolongar o resultado do procedimento, é importante cuidar da higiene bucal, além de ter uma alimentação saudável e evitar consumir alimentos muito pigmentados e consumir cigarros.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista, tal como a higiene bucal correta e uma alimentação saudável, são determinantes para a manutenção da saúde bucal e assim, para a conservação do aspecto natural e estético dos dentes.
É só por meio da periodicidade a clínica odontológica OralDents que se consegue identificar em sua fase inicial os problemas relacionados a arcada dentária e capazes de danificar a sua coloração.
Logo, é por meio dessas visitas periódicas, da realização de procedimentos regulares como a profilaxia, e por procedimentos como o clareamento, seja a laser ou convencional, que se consegue um sorriso mais bonito e também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!
Você tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta abaixo e nós teremos prazer em respondê-las.
Deixe um Comentário
(0 comentário)